Tondela: Ministra da Coesão Territoral inaugura laboratório que melhora testes à Covid-19 apoiado por fundos comunitário
31 Julho, 2020 290 visualizações

Tondela: Ministra da Coesão Territoral inaugura laboratório que melhora testes à Covid-19 apoiado por fundos comunitário

image_pdfimage_print

A ControlVet, uma empresa de tecnologia de ponta em Tondela, que integra a gigante australiana ALS Life Sciences, aproveitou o apelo do governo à inovação produtiva,…

…e em plena pandemia decidiu investir para suprir uma falha de mercado: a partir do próximo mês de agosto vai produzir kits de biologia molecular e os seus componentes bioquímicos.

A empresa inaugura, hoje, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, um laboratório que pretende melhorar os testes à Covid-19 e que foi financiado por fundos comunitários.

Em declarações à TSF, a governante explicou porque é que este é um caso emblemático da boa aplicação de dinheiro europeu.

“Este laboratório está a desenvolver kits, para se fazerem e melhorarem os testes ao Covid, que depois poderão ser utilizados noutros diagnósticos e noutras análises. Através dos programas operacionais regionais já aprovámos cerca de 200 milhões de euros para projetos de empresas e de ciência na ajuda ao combate da Covid. Esta é uma das empresas que conseguiu fazer o projeto de investimento em dois meses”, salienta.

A ministra adianta que o investimento é de quase dois milhões de euros. O investimento na empresa é maior, também pelo facto de o projeto de investimento ter sido desenvolvido num curto espaço de tempo. O concurso previa que fossem 12 meses para a elaboração do plano.

“Mostra que também no interior temos empresas ligadas à saúde, de alta tecnologia e elevado conhecimento, numa área onde necessitamos de fazer investimento. O conhecimento vai ser útil noutras áreas além da Covid”, admite.

Questionada sobre os kits que vão ser apresentados em Tondela, a governante diz que se trata de um projeto inovador, que permite fazer uma testagem muito mais rápida.

Avança a TSF que “só há 5 laboratórios no mundo com esta capacidade, a empresa conseguiu criar esta unidade (entre conceção e concretização) em apenas dois meses, o que lhe valeu uma bonificação e recebeu apoio público a 95%, ou seja, quase a fundo perdido”.

O laboratório que esta manhã vai ser inaugurado em Tondela foi instalado pela Purever Tech, que foi foi escolhida pela sua capacidade e know how na conceção e execução de Salas Limpas garantindo à ALS as classificações técnicas que estas instalações necessitam. Graças ao seu inovador sistema construtivo modular foi possível responder ao desafio lançado pela ALS de se executar a obra em apenas 2 meses.

“A Purever Tech assegurou, em colaboração estreita com o cliente, a instalação de toda a estrutura, incluindo a arquitectura das salas, eletricidade, iluminação e outras. O projeto, a nível construtivo, tem a particularidade de conseguir maximizar a entrada de luz solar nas três principais salas de trabalho, graças à possibilidade de utilização de janelas de grande dimensão, totalmente faceadas com as paredes em vão de seis metros”, refere a Purever Tech em comunicado.

Os laboratórios compreendem duas salas de um total de 220 m 2 de superfície e foram equipados com um sistema de tratamento do ar de qualidade farmacêutica que permitirá à Controlvet criar salas com ambiente controlado e classificadas ISO 8 de acordo com a norma ISO14644. A instalação dispõe ainda de salas de controlo de qualidade, receção de matéria-prima, armazém e um SAS “Purebox” e dois outros para funcionários.

A Purever Tech é uma das divisões do Grupo Industrial nacional Purever Industries,fabricando e instalando soluções em isolamento técnico para as áreas da saúde e em geral para todo o tipo de ambientes que necessitem de salas limpas, esterilizadas ou com algum tipo de condicionamento técnico.
A Purever Tech é o destacado líder do mercado ibérico. Empregando mais de 300 pessoas em Portugal, com fábricas em Nelas e V.N.Gaia, a Purever terminou o primeiro semestre sem recorrer a layoff e mantendo todas as suas fábricas em laboração normal, com uma faturação que apenas se contraiu em Portugal 4% em relação ao 1º semestre de 2019.

com:tsf.pt

Anterior Cerca de 70 concelhos do Norte e Centro em risco máximo de incêndio. Três distritos com aviso amarelo por causa do tempo quente
Seguinte Petição quer retirar nome de Salazar das ruas

Notícias Relacionadas

Informação

Sobe para 20 o número de infetados do Politécnico da Guarda. Ainda há análises a serem feitas. Casos podem aumentar.

Esta terça-feira foram diagnosticados mais três casos de Covid-19 na Guarda, relacionados com o surto que surgiu no Instituto Politécnico da cidade após a realização de um jantar de aniversário

Cultura

Igreja Matriz de Oliveira do Hospital recebe concerto de música barroca

A igreja matriz de Oliveira do Hospital recebe no próximo domingo, dia 9 de abril, às 18h00, um concerto de música barroca, que terá a participação de executantes da Orquestra

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão cortadas devido à queda de neve.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Oliveira do Hospital foi notícia nacional. Interior não rima com inferior”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves reflete sobre a atitude tomada pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital em eliminar o

Sociedade

O Minuto 91 deu destaque ao atletismo local e aos últimos sucessos

Foi um programa onde o destaque foi para o atletismo local e regional. Em estúdio estiveram os atletas Rafael Delauney Gomes (Triatlo), Miguel Jorge campeão distrital júnior, Gonçalo Borges campeão

Sociedade

Septuagenário assassinou homem de 38 anos em Aveiro

Um homem de 38 anos morreu após ter sido esfaqueado ontem à noite numa residência, na rua Príncipe Perfeito, em Aveiro. O alerta para os Bombeiros foi dado às 23h03.

Região

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

Última Hora

Santa Comba Dão: Colisão entre tratores provoca dois feridos graves

Uma colisão ocorrida na tarde de ontem, 12 de setembro, em Treixedo, no concelho de Santa Comba Dão, provocou dois feridos graves.

Última Hora

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

Informação

Fronteiras com Espanha devem continuar fechadas “todo este mês de junho”

O ministro da Administração Interna admitiu hoje manter encerradas as fronteiras terrestres e aérea com Espanha, enquanto existir uma quarentena…

Informação

Operação de rescaldo do fogo em Góis com 600 operacionais no terreno

A operação de “rescaldo e vigilância” no perímetro do incêndio que deflagrou no sábado em Góis, distrito de Coimbra, está a ser feita hoje por 600 operacionais, apoiados por 140

Informação

394 alunos vão realizar exames nacionais no AEOH. Diretor garante que são acauteladas “todas as indicações da DGS e Ministério da Educação” (com vídeo)

Esta segunda-feira fica marcada pelo arranque da primeira fase dos exames nacionais. Hoje, cerca de 50 alunos do 12º ano realizaram o exame de Português no Agrupamento de Escolas de