Tempo vai manter-se quente. Governo vai prolongar o estado de alerta
29 Maio, 2019 611 visualizações

Tempo vai manter-se quente. Governo vai prolongar o estado de alerta

image_pdfimage_print

O ministro da Administração Interna disse hoje que o Governo vai prolongar o estado de alerta face às atuais indicações meteorológicas…

…, reforçou o apelo à prevenção e destacou que o país conta com “o maior dispositivo” de sempre.

O governante referiu que os ministérios da Administração Interna e da Agricultura declararam, na semana passada, o estado de alerta até quinta-feira e acrescentou que se está a avaliar “o prolongamento desse estado de alerta, que certamente irá acontecer”.

Questionado sobre as previsões para um verão de temperaturas muito elevadas, Eduardo Cabrita afirmou que “o sistema está preparado” mas lembrou que a responsabilidade “é de todos”.

“Estamos preparados fundamentalmente pelo muito que foi feito na prevenção, a limpeza da floresta é essencial e apelo a todos que concluam esses trabalhos nos próximos dias”, frisou.

O governante lembrou que, “dentro de poucos dias”, 16 aviões estarão a reforçar o dispositivo de combate a incêndios, depois do ministro da Defesa ter decidido, na segunda-feira, autorizar o ajuste direto destes meios aéreos adicionais.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) previa para esta altura do ano 38 meios aéreos disponíveis, mas só 21 estão operacionais, incluindo um helicóptero da Força Aérea que será ativado em caso de necessidade para coordenação aérea.

“Temos hoje a maior capacidade de resposta aérea que alguma vez existiu nesta altura do ano, porque no ano passado atempadamente, quando decidimos que deixávamos de falar em época de incêndios e passávamos a ter uma estrutura flexível, nós fizemos contratações de meios que estão disponíveis todo o ano”, sublinhou.

Eduardo Cabrita elencou ainda que, neste momento, está disponível o “maior dispositivo terrestre” que o país alguma vez teve e acrescentou que, a partir do próximo sábado, o efetivo será elevado para cerca de 9.000 operacionais.

Eduardo Cabrita salientou que Portugal dispõe de “uma grande coordenação de meios” e “meios reforçados” e lembrou que, em 2018, se verificou uma redução de 68% de área ardida relativamente à média dos últimos 10 anos.

com:noticiasaominuto.com

Anterior Centro Qualifica entregou 45 diplomas a “pessoas que tiveram coragem para se qualificar mais”
Seguinte Oliveira do Hospital aprova o Plano de Ação do CLDS 4G

Notícias Relacionadas

Informação

Rádio Boa Nova recupera serviços de internet e telefone

O sinal de internet e de telefone chegou hoje à Rádio Boa Nova depois de 25 dias sem aqueles serviços devido ao incêndio de 15 de outubro.

Informação

Região: Detidos quatro homens por roubos, sequestro e homicídio

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e procedeu à detenção de quatro homens, mediante Mandados de Detenção emitidos pelo DIAP de Leiria,…

Região

“Pedimos apoio igual. Há muitas pessoas que estão a ficar para trás” (com áudio)

Passados quatros meses desde o grande incêndio de 15 de outubro, a Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) insiste no tratamento “igual” para com os

Última Hora

Centenas de crianças assinalaram Dia Internacional da Paz em Oliveira do Hospital

Três centenas de crianças do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participaram esta quarta-feira, numa iniciativa mundial, …

Informação

Nogueirense – Atl. Reguengos para o play-off de descida, joga-se este sábado.

Campeonato de Portugal Prio –  Jogos do Play-off de descida iniciam-se este sábado às 17:00 horas Estas são as partidas da 1ª mão que se disputam este sábado: AD Nogueirense

Região

Guarda: Homem detido pelo crime de pornografia de menores agravado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem com 28 anos de idade, fortemente indiciado pela prática reiterada, ao longo de

Última Hora

Oliveira do Hospital quer enviar bens para povo de Moçambique

Em consequência da tragédia que assolou Moçambique na passada quinta-feira, o Município de Oliveira do Hospital quer “fazer chegar alguns bens” que foram doados à população oliveirense após o grande

Região

Tábua recebe um espetáculo que celebra a vida

A Rede Artéria e a Câmara Municipal de Tábua apresentam “Brisa ou Tufão”, uma criação de Mafalda Saloio/Circolando, no dia 16 de março, sábado, pelas 21h30.

Informação

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Campeonato Nacional está de regresso este fim-de-semana depois de ter estado interrompido devido a jogos da Taça de Portugal.

Região

Morreu mulher atropelada em Coimbra

Uma mulher morreu, ontem, atropelada ao início da tarde, cerca das 14h45 , na Rua Miguel Torga, em Coimbra.

Informação

Bombeiros do distrito de Coimbra denunciam dívida de dois milhões de Euros por parte do CHUC

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deve cerca de dois milhões de Euros às várias Associações Humanitárias de bombeiros do distrito. A denúncia foi feita ontem pelo presidente

Cultura

13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas pretende “divulgar o que se fazia” na freguesia do Seixo da Beira

A 13ª Festa do Pão, Bolos e Bolas arranca já amanhã, dia 23 e prologa-se até domingo, dia 25, na freguesia do Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do