Tempestade Leslie causou 38 milhões de prejuízos na Figueira da Foz
31 Outubro, 2018 1087 visualizações

Tempestade Leslie causou 38 milhões de prejuízos na Figueira da Foz

image_pdfimage_print

A Câmara da Figueira da Foz atualizou hoje a estimativa de prejuízos decorrentes da tempestade Leslie para os 38 milhões de euros, com mais de mil casas afetadas e problemas em 120 edifícios públicos.

Intervindo hoje na reunião do executivo, o vice-presidente Carlos Monteiro (PS) situou em 38 milhões de euros os prejuízos acumulados no concelho, o mais afetado pela tempestade de 13 de outubro.

“Os senhores não têm a noção do que aconteceu. Temos mais de mil casas com problemas, mais de cem coletividades com problemas e todos os edifícios municipais. São 38 milhões de danos avaliados até hoje, para se reparar é preciso tempo”, afirmou o autarca socialista.

Já a vereadora Ana Carvalho precisou que foram afetados 120 edifícios públicos e que a autarquia teve de definir “prioridades” de intervenção, nos dias seguintes à tempestade.

Ana Carvalho indicou ainda que foram afetados 81 equipamentos e edifícios de juntas de freguesia, 18 equipamentos religiosos, 45 instituições particulares de solidariedade social, 38 associações culturais e dez desportivas, existindo ainda “milhares de viaturas” que não foram contabilizadas nos prejuízos no município.

Acrescentou que a autarquia visitou 900 casas afetadas pela intempérie, “fora aquelas em que os particulares resolveram os seus problemas”, e, nessas, avaliou “60 situações muito urgentes de carência económica”. “Destas 900, 30 terão de ser intervencionadas por nós”, frisou Ana Carvalho.

Antes, o presidente da autarquia, João Ataíde, tinha estimado em 3,4 milhões de euros os danos em infraestruturas municipais, mas também em equipamentos público não municipais, alegando ainda existir um “grave problema” com as associações e equipamentos recreativos e desportivos.

João Ataíde disse ainda que a autarquia procedeu a uma “revisão de opções” no orçamento municipal para poder “encaixar o esforço” de investimento decorrente da tempestade Leslie.

O autarca lembrou ainda os danos em áreas agrícolas e florestais, empresas e em habitações “gravemente lesadas”, lembrando que o município procedeu a um levantamento, já concluído, para acudir “a todos os cidadãos que tenham reconhecidas carências económicas e não tenham condições de habitabilidade”.

Anterior Município de Penacova entregou Prémios de Mérito Escolar
Seguinte “Bobadela Romana” distinguida em Itália com 2º prémio no Festival Internacional de Cinema Documental

Notícias Relacionadas

Última Hora

Rui Figueiredo é convidado do Espaço BLC3 – Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Rui Figueiredo, um dos promotores do projeto “Docereal”, instalado na BLC3, …

Região

Ministro do Trabalho inaugura “Elo Comum” em Seia

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, é esperado em Seia, no dia 26 de maio, pelas 16h45, para a inauguração do espaço “Elo Comum”.

Nacional

Chuva regressa no fim-de-semana

A chuva está de regresso a Portugal Continental neste fim-de-semana.

Nacional

Covid-19: Ministro anunciou sete detenções pelo crime de desobediência e agradeceu aos portugueses pela adesão generalizada às medidas de proteção

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, falou aos jornalistas depois de uma reunião de monitorização do Estado de Emergência.

Desporto

Seia: 9ª edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela reuniu meio milhar de atletas

Meio milhar de atletas deslocaram-se até Seia, durante o fim-de-semana (14, 15 e 16 de junho), para se aventurarem nos trilhos da mais imponente…

Região

Bombeiros: Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 2,5 milhões de Euros

O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra considera “inadmissível” o incumprimento do Ministério da Saúde para com as corporações do distrito,…

Nacional

ANPC emite aviso sobre o aumento de temperatura para a próxima semana

Autoridade Nacional de Proteção Civil emite aviso sobre o aumento das temperaturas para os próximos dias, já a partir de domingo e os cuidados com o tempo seca e perigos

Última Hora

Aspiring Geopark Estrela aprova Plano de Atividades em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital acolheu a primeira reunião descentralizada do Aspiring Geopark Estrela, onde estiveram presentes representantes dos restantes…

Politica

Assembleia Municipal de Nelas aprovou Orçamento por larga maioria

Na Assembleia Municipal de Nelas, realizada no dia 28 de dezembro, foi aprovado por maioria o orçamento municipal e as grandes opções do plano para o ano de 2017.

Última Hora

Identificados quatro suspeitos de incêndio em Viseu

A GNR anunciou hoje ter identificado quatro pessoas em Lordosa, no concelho de Viseu, na sequência de incêndios florestais que terão sido originados…

Região

Há mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação vulnerável

Durante o passado mês de outubro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a cabo, em todo o território nacional, mais uma operação ‘Censos Sénior’, cujo propósito foi atualizar…

Informação

GNR e IP promovem campanha de Segurança Rodoviária “Vamos Refletir”

Para assinalar o Dia Europeu da Segurança Rodoviária, hoje, dia 9 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), celebraram um protocolo que marca