Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada
12 Novembro, 2018 976 visualizações

Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada

image_pdfimage_print

Um homem de 43 anos, acusado de tentar matar por atropelamento a ex-namorada, em Tábua, foi condenado hoje, pelo Tribunal de Coimbra, a oito anos de prisão.

“O senhor queria mesmo matá-la”, disse o juiz, no final da leitura do acórdão, que também condenou o arguido à proibição de conduzir veículos motorizados durante 16 meses.

O presidente do coletivo de juízes realçou que o homem, ao cometer o crime de homicídio tentado, em setembro de 2017, no concelho de Tábua, demonstrou mais uma vez “uma inegável dificuldade” em se relacionar “de forma igualitária” com outras pessoas, designadamente mulheres.

O crime ocorreu depois de a vítima ter terminado uma relação de sete meses entre os dois, mas o homem já tinha sido antes condenado a pena de prisão por crimes idênticos contra a sua ex-mulher, mãe dos três filhos de ambos.

O arguido cumpriu parcialmente essa pena, tendo saído da cadeia em liberdade condicional em fevereiro de 2016.

Hoje, o Tribunal de Coimbra não teve “dúvida nenhuma em condenar” o homem, tendo em conta a alegada intenção e a “fortíssima probabilidade” que houve de “produzir a morte à assistente”, frisou o juiz.

“Foram provados todos os factos constantes da acusação”, sublinhou, logo no início da leitura do acórdão.

Importa, segundo o magistrado, que o arguido “tenha noção de que a vida é um valor intocável” e que a pena hoje aplicada, pelo crime de homicídio qualificado na forma tentada, visa a “prevenção geral” da prática destes crimes na comunidade.

“Tem de ser agravada a sua pena pela reincidência”, já que o arguido cometeu anteriormente “crimes de idêntica natureza” contra a mãe dos seus filhos, disse.

O magistrado do Juízo Central Criminal de Coimbra considerou ainda que tal conduta “evidencia elevada ilicitude”, bem como “uma indiferença impressionante pela vida” das outras pessoas.

A primeira condenação a pena de prisão “foi totalmente inócua” quanto à “prevenção de crimes similares”, acentuou.

A pena hoje aplicada inclui o pagamento à vítima de 15 mil euros por danos não patrimoniais e 1 120 euros por danos patrimoniais.

Anterior ASAE: Falta de higiene e venda de álcool a menores em Leiria
Seguinte EPTOLIVA comemorou 27 anos de "trabalho e dedicação"

Notícias Relacionadas

Informação

Temperatura primaveril vai manter-se em Portugal

As temperaturas vão continuar a situar-se acima da média nos próximos dias, pelo menos, dois ou três graus superiores ao que tem sido norma nos últimos 30 anos. Os madeirenses,

Sociedade

Rede das Aldeias do Xisto validou estratégia de 4,6 milhões de Euros em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital foi o concelho escolhido pela ADXTUR para a realização da Assembleia Geral destinada à validação da estratégia…

Desporto

FCOH joga com Tourizense. AD Lagares defronta Académica  

Em competição na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) defronta, este domingo, pelas 15 horas,…

Informação

Piloto natural de Coimbra encontrado sem vida em Estugarda

Duarte Pato, de 38 anos, piloto da TAP e natural de Coimbra, faleceu, esta madrugada, na Alemanha.

Informação

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” com Dina Dias na Rádio Boa Nova

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Dina Dias.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar nas eleições autárquicas no país, na região e no concelho

No habitual espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves centra-se esta sexta-feira nas eleições autárquicas no país, na região e no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Das 44 vítimas mortais que resultaram dos incêndios, cinco estão por identificar

Cinco das 44 pessoas que morreram nos incêndios florestais que deflagraram há uma semana, em várias zonas do país, estão ainda por identificar,…

Informação

“Festival Forte 2018”: 9 detenções e 729 doses de droga apreendidas

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, entre o dia 30 de agosto e 2 de setembro,…

Informação

Arganil assinalou o arranque do ano letivo com iniciativa WELCOME!

Realizou-se no dia 3 de Setembro a atividade WELCOME!, como forma de assinalar o arranque do novo ano letivo 2019-2020, desenvolvida pelo Município de Arganil em parceria…

Região

Município de Oliveira do Hospital substitui-se a privados no corte de árvores ardidas na berma das estradas

O Município de Oliveira do Hospital tem em curso o corte de árvores ardidas numa extensão de 76 quilómetros, substituindo-se aos proprietários…

Informação

Município de Góis comemora Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas

A Câmara Municipal de Góis associa-se uma vez mais ao Agrupamento de Escolas de Góis (AEG) de modo a assinalar as efemérides Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das

Última Hora

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 73º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 2 de junho, o seu 73º aniversário.