“Suspeitos do Costume” recolhidos nas praias fluviais do concelho
7 Agosto, 2019 821 visualizações

“Suspeitos do Costume” recolhidos nas praias fluviais do concelho

image_pdfimage_print

Nas últimas semanas, o Município de Oliveira do Hospital promoveu, no âmbito do Programa Bandeira Azul, várias ações de recolha de resíduos nas praias fluviais do concelho.

A ação “Suspeitos do Costume” foi dinamizada nas praias fluviais de Alvoco das Várzeas, Avô e São Sebastião da Feira e envolveu uma centena de participantes entre os 6 e os 13 anos.

A iniciativa envolveu os diversos grupos de crianças que se encontravam a participar nas “Férias Ativas na Biblioteca”, o programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital bem como no ATL da Câmara Municipal.

Nos dias em que foram promovidas as atividades na área do Ambiente, pelas técnicas da autarquia, os participantes percorreram ativamente as praias fluviais, areal e zona envolvente em busca do lixo deixado para trás pelos banhistas. Entre os “Suspeitos do Costume”, as beatas e os plásticos foram os resíduos mais encontrados e recolhidos.

Estes resíduos recolhidos foram identificados, registados e armazenados em sacos próprios por tipologia e depois encaminhados para o destino final adequado. Foram ainda colocados nas três praias fluviais – Alvoco das Várzeas, Avô e S. Sebastião da Feira – painéis ilustrativos da ação com amostras dos tipos de lixo mais encontrados em cada uma delas, como forma de sensibilização.

Estas ações visaram a sensibilização para a importância do comportamento ambientalmente responsável como o respeito pelo código de conduta na zona balnear; para o problema dos resíduos e as suas consequências para a vida marinha, para os rios e oceanos e para a vida humana; e ainda a partilha de informação sobre as diferentes tipologias de resíduos e possíveis origens e encaminhamento adequado.

Recentemente, no mês de maio, o Município de Oliveira do Hospital promoveu também a exposição “Os Suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar sem Lixo” dirigida aos alunos do 2.º CEB e que abordava a problemática do lixo marinho, em particular a acumulação de plástico, que tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos dias de hoje. A iniciativa visava sensibilizar os visitantes para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, como consequências dos comportamentos humanos, e ainda para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar.

Estas iniciativas inserem-se nas políticas ativas de educação ambiental que tem sido uma das grandes apostas do Município de Oliveira do Hospital materializado na dinamização de várias atividades, ao longo do ano, e que têm como público-alvo preferencial, os alunos dos estabelecimentos escolares públicos e privados do concelho, do pré-escolar ao ensino superior. Com um plano de atividades concertado entre os pelouros do Ambiente, da Educação, e da Floresta e Desenvolvimento Rural, é objetivo da autarquia sensibilizar o público, particularmente os mais novos, para a adoção de comportamentos sustentáveis que promovam uma cidadania ativa e responsável para a preservação do ambiente e da floresta.

Anterior Governo disponibiliza 600 mil euros para apoiar agricultores
Seguinte Sinistralidade: 25 detenções, 598 infrações e 85 acidentes no distrito de Coimbra

Notícias Relacionadas

Sociedade

Empresários são hoje julgados por crimes de auxílio à imigração ilegal

Três empresários ligados à restauração de Coimbra começam hoje a ser julgados por 34 crimes de auxílio à imigração ilegal, sendo acusados de…

Informação

Detidos por tráfico de droga em Oliveira do Hospital

Militares do Destacamento Territorial da Lousã detiveram, ontem, dia 20 de junho, dois indivíduos suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de uma fiscalização rodoviária, em Oliveira do Hospital.

Última Hora

Câmara de Coimbra aprova anteprojeto para silo-auto nos CHUC

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou um anteprojeto relativo à construção de um parque de estacionamento silo-auto, ao serviço do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Sociedade

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Informação

Guarda: Mulher condenada a 18 anos de prisão por ter matado o filho

Ilda Gonçalves, de 46 anos, foi condenada pelo coletivo de juízes do Tribunal da Guarda a 18 anos de prisão pela prática, em autoria material e na forma consumada, de

Sociedade

Setembro foi o terceiro mais quente desde 1931

O valor médio da temperatura máxima em setembro foi de 28,96 graus celsius, muito superior ao normal e o terceiro mais alto desde 1931.

Região

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do

Região

Provedora da Justiça recebeu 121 pedidos de indemnização de feridos graves

A provedora de Justiça recebeu até ontem 121 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios do ano passado.

Informação

Candidatura do Geopark Estrela entregue na UNESCO

A Associação Geopark Estrela, com sede na cidade da Guarda, entregou hoje a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação,…

Última Hora

Bibliotecas do concelho promovem diversas atividades durante o mês de Maio

No próximo dia 18 de maio, pelas 21h00, vai ser apresentado um projeto pioneiro, na Biblioteca e Ludoteca de Lagares da Beiras, designado “Cozinhar Leituras – O Sabor do Livro”

Sociedade

FCOH perde dois pontos no empate 0-0 frente ao União FC e desce para a terceira posição. Sourense e Condeixa goleiam os seus adversários.

Distrital de Honra AFC – Jornada 21 FCOH perde dois pontos no empate 0-0 frente ao União FC e desce para a terceira posição. Sourense e Condeixa goleiam os seus

Sociedade

Grupo de Voluntariado Comunitário realizou sorteio a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (com áudio)

Realizou-se esta manhã, na Rádio Boa Nova, o sorteio promovido pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital com o objetivo de angariar verbas a favor da Liga Portuguesa