“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital
9 Março, 2018 1140 visualizações

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

… de 10 e 11 de março, associada a três pilares fundamentais: “solidariedade, agradecimento e renascimento”.


Convidado no noticiário das 12h00 desta sexta-feira, na Rádio Boa Nova e acompanhado pela vereadora da Educação e Cultura, Graça Silva, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital renovou a sua motivação em fazer da 27ª edição da Festa do Queijo “mais um grande evento”. “Não há temporal que nos derrube. Temos uma vontade e um querer que é inquebrável”, afirmou José Carlos Alexandrino a propósito da Feira que, este ano, “se faz muito afetada pelos incêndios, porque morreram mais de cinco mil ovelhas afetando a produção de queijo”.

Pese embora as quebras na produção de Queijo Serra da Estrela, decidiu o Município oliveirense avançar com a realização do certame que, apesar de ter naquele produto o rei da festa, tem servido sobretudo para promover o concelho de Oliveira do Hospital no panorama nacional. Atendendo à tragédia decorrente do incêndio de 15 de outubro, José Carlos Alexandrino não hesitou em atribuir ao certame três pilares fundamentais: “solidariedade, agradecimento e renascimento”. “Oliveira do Hospital está-se a reerguer. Somos um povo inconformado. Queremos deixar às gerações vindouras um concelho com floresta e com qualidade de vida”, referiu o autarca que diz ser o momento de o concelho agradecer a todos os que têm contribuído com a sua solidariedade, no âmbito de um almoço com mil pessoas, suportado pela empresa Altice, que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Por ocasião da realização daquele que é considerado o principal evento no concelho, Alexandrino assegura que no processo de recuperação após incêndio tem vingado o lema de “não deixar ninguém para trás”. Ainda que considere que as medidas do governo são insuficientes, o autarca nota que os membros do governo têm vindo ao terreno. “Queríamos que num estalar de dedos as coisas ficassem resolvidas, mas não é possível. Mas, não ficámos abandonados”, afirmou. José Carlos Alexandrino assegura que tem estado ao lado de produtores agrícolas e florestais e das empresas na reivindicação de melhores apoios, assim como das famílias no processo de recuperação das habitações. De acordo com o autarca já foi aberto concurso para a recuperação de 50 habitações no valor de 6,5 milhões de Euros, com prazo de execução até 2018.

Às portas da Festa do Queijo, José Carlos Alexandrino nota que a palavra que se impõe é de “esperança”. O certame conta, por isso, com uma vasto programa cultural e transmissões de rádio e televisão.

Anterior PJ de Aveiro deteve homem por burla, extorsão e furto qualificado
Seguinte "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Notícias Relacionadas

Desporto

Melhores do desporto vão ser distinguidos em Oliveira do Hospital (com vídeo)

É já no próximo sábado, dia 25 de janeiro, pelas 21h00, que se realiza a 6ª edição da Gala do Desporto promovida …

Informação

Motociclista ficou gravemente ferido em colisão na Estrada da Beira

Um homem de 45 anos ficou ontem, ao final da tarde, ferido com gravidade na sequência de uma colisão entre a moto em que seguia e um automóvel.

Região

“Cégada do Entrudo” recupera tradições em Meruge

Apostada na recuperação cultural das tradições do Entrudo vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral,…

Última Hora

Projeto da Eptoliva distinguido com menção honrosa em Espanha

O projeto “Requalificação dos Resíduos do Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”…

Destaque

Colocação de dois novos médicos deverá melhorar estado da Saúde em Oliveira do Hospital

Por ocasião de mais uma comemoração do Dia Mundial da Saúde, que hoje se assinala, a Rádio Boa Nova tomou o “pulso” ao estado da saúde no concelho de Oliveira

Última Hora

Campeonato de Portugal: FCOH e ADN apresentam-se para a próxima época desportiva

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), equipas do concelho oliveirense, a participar na Série C do Campeonato Nacional, apresentam-se para a época

Informação

Infantário da FAAD com inscrições abertas nas várias valências

O infantário da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, que acabou de comemorar os 20 anos de existência, viu renovada a autorização para poder lecionar em 3 salas de educação pré-escolar …

Última Hora

Filipe Abrantes quer regressar aos bons resultados em Castelo Branco

Após uma incursão por terras algarvias onde problemas mecânicos levaram Filipe Abrantes e Luis Cavaleiro ao abandono, a equipa está já concentrada na próxima prova, o Rali de Castelo Branco.

Informação

“Rapada Village” volta a animar Santo António do Alva

Associação Progressiva de Santo António do Alva promove entre os dias 7 de junho e 6 de Julho a iniciativa “Rapada Village” no…

Sociedade

Lagares da Beira aposta em mais um “Carnaval da Beira Serra” (com áudio)

Em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, está tudo a postos para mais um “Carnaval da Beira Serra”.

Última Hora

Luís Antero edita “Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias de Xisto”

Foi lançado ontem, dia 18 de julho, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Escuta, o trabalho “Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias do Xisto”, da

Região

Unidade de Saúde da Guarda com camas suplementares e reforço de equipas

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que no âmbito da segunda fase do Plano de Contingência da Gripe reforçou o número de camas suplementares…