Sociedade Recreativa Penalvense promove 3ª edição da Semana Cultural
6 Dezembro, 2019 1306 visualizações

Sociedade Recreativa Penalvense promove 3ª edição da Semana Cultural

image_pdfimage_print

A Sociedade Recreativa Penalvense promove, de 22 a 29 de dezembro, a 3ª edição da Semana Cultural de Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital,…

…uma iniciativa de difusão e valorização de projetos artísticos e culturais de referência, sustentada na irreverente defesa da interioridade, da natureza e das tradições locais.

Assim sendo, música, cinema, literatura, natureza e exposição de fotografia serão palavras-chave neste evento.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a organização relembra que a primeira edição nasceu logo após os incêndios de 15 de outubro de 2017, que assolaram toda a região do Vale do Alva. Em face da tragédia, a aldeia de Penalva de Alva [que não conta mais do que 400 residentes durante o ano] procurou revitalizar-se a partir da cultura, valorizando cada vez mais as tradições. Um dos poucos canastreiros ativos na aldeia, o senhor António Júlio, perdeu grande parte da sua matéria-prima nos incêndios, e é ele – com os seus 88 anos – o protagonista dos vídeos promocionais do evento, numa tentativa de não perder a memória das tradições.

Da necessidade de não esquecer a cultura da região, a Semana Cultural oferece um passeio sonoro e interpretativo intitulado de “Rota dos Canastreiros”, um percurso pedestre em torno da aldeia, para a compreensão de todo o processo ligado à arte da cestaria. Após a caminhada, para aconchegar as barrigas, os sócios da SRP confecionam o almoço “Sabores do Antigamente”, com inspiração nas comidas típicas da sua infância.

O cartaz da Semana Cultural conta com o concerto de Luís Severo, autor do álbum “O Sol Voltou”, um dos mais aclamados discos de 2019. No barco da música seguem também: o contrabaixista Miguel Calhaz, que liga a música popular à sua paixão pelo jazz; o músico Diogo Mendes com o seu recente projeto na guitarra portuguesa; a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, um dos principais grupos difusores da música de plectro em Portugal; entre outros grupos e projetos musicais. Além disso, vai ainda decorrer uma masterclass de bandolim, evento que inaugura a terceira edição da SCPA.

Entre o calor da lareira e uns copos de vinho, a Semana Cultural conta também com uma sessão de curtas-metragens relacionadas com o interior do país (“Filme Sonoro”, do paisagista sonoro Luís Antero; “Água Mole”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires; e “Wildlings”, um filme de Lynn Mylou, Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira).

Antes de terminar a viagem sobre o interior do país, apanha-se boleia de Rui Daniel Silva, um viajante nato, que vai partilhar com o público da Semana Cultural as aventuras que viveu em mais de 140 países. Rui Daniel Silva vai apresentar o livro “Crónicas à Volta do Mundo”, seguindo-se uma tertúlia em torno das suas experiências.

Durante toda a semana vai ser possível visitar a exposição “Coexistir com os Grandes Carnívoros – O Desafio e a Oportunidade”, que apresenta uma visão sobre as populações europeias de grandes carnívoros, nomeadamente sobre a sua problemática de conservação. Uma vez que o lobo ibérico já foi extinto da Serra da Estrela, a iniciativa propõe uma reflexão sobre a coexistência humana com vários tipos de animais originários desta região.

A Semana Cultural privilegia projetos locais e conta também com a presença de alguns artistas da zona da Beira Serra, como o paisagista sonoro Luís Antero, o realizador Tiago Cerveira, a banda Sob Pressão e o músico Luís Oliveira.

A sala de espetáculos da SCPA é a sede da Sociedade Recreativa Penalvense, que dispõe de um bar com diversas opções de comida e de bebida. A entrada nos eventos da Semana Cultural é livre, com exceção dos concertos de Luís Severo e Diogo Mendes, no valor simbólico de 2 euros. Nesta semana, quem se deslocar a Penalva de Alva apenas terá de levar consigo boa disposição e vontade de viver uma experiência autêntica no mundo rural.

Anterior Cruz Vermelha de Coimbra apoia sem-abrigo com kits de produtos alimentares e de higiene
Seguinte Nuno Ribeiro convida à participação na conferência "Superação e Motivação"

Notícias Relacionadas

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho, entregando cerca de 130 cabazes proporcionando uma quadra festiva mais reconfortante a estes

Região

Tavfer Vinhos venceu medalha de “Grande Ouro” em concurso Mundial

O vinho Quinta do Serrado Touriga Nacional, Tinto, 2011 (Sociedade Agrícola do Castro de Pena Alba) do Grupo Tavfer foi o grande premiado no “Concours Mondial de Bruxelles”.

Informação

ARCIAL distinguida com o 1º prémio BPI capacitar

A ARCIAL, Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o 1º prémio BPI capacitar, na passada segunda-feira, com o projeto “Flores Ser”.

Informação

Desfile de Carnaval sai às ruas de Seixo da Beira este domingo

O desfile de Carnaval sai às ruas da freguesia de Seixo da Beira já este domingo, dia 3 de março.

Última Hora

Bibliotecas: Serviço Educativo apresenta “A incrível aventura de Risquinhas… A saga continua”

O Serviço Educativo das Bibliotecas Municipais apresenta, no dia 21 de novembro 14h30m e no dia 22 de novembro às 21h30m, …

Informação

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Informação

Região: Prisão preventiva para suspeito de por roubos por esticão

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Lousã, no dia 14 de janeiro, deteve um homem, de 27 anos, pelo crime de roubo por esticão,

Informação

Figueira da Foz: Homem detido com 57 doses de cocaína

Um homem de 27 anos foi detido, esta terça-feira, na zona de Tavarede, na Figueira da Foz, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

71 acidentes e 398 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 3 a 9 de outubro registaram-se 71 acidentes, com três feridos graves e 29 feridos ligeiros, nas estradas do distrito de Coimbra,…

Informação

Sampaense perde em casa 84-83 após prolongamento, em jogo da LPB, segunda fase.

Campeonato Nacional Basquetebol – LPB – 2ª Fase  O Sampaense teve “o pássaro na mão” mas acabou por o deixar fugir nos momentos finais da partida. Uma partida muito disputada

Informação

Região: Detido por suspeita de homicídio qualificado na forma tentada e posse de arma proibida

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda e com a colaboração da GNR de Vila Nova de Foz Côa,…

Região

“O Queijo Serra da Estrela já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”

No âmbito da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital que se realiza neste fim de semana, a Confraria do Queijo Serra da Estrela leva a efeito o seu 29º