Sismo de 4,6 sentido no Norte e Centro de Portugal
4 Setembro, 2018 1145 visualizações

Sismo de 4,6 sentido no Norte e Centro de Portugal

image_pdfimage_print

Um sismo de 4,6 de magnitude foi registado no mar ao largo de Peniche, esta terça-feira pelas 07h12, e sentido particularmente no Norte e Centro do país.

Fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA ) disse que o epicentro foi registado no mar a cerca de 130 km a noroeste de Peniche. Pelas 7h29 horas ocorreu uma réplica de 2,6 de magnitude.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Santa Maria da Feira [Aveiro] “, adianta o IPMA.

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, este abalo foi sentido no Norte do país, tendo a Autoridade já recebido alguns pedidos de informação.

Fonte dos Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia disse à Lusa que os Sapadores receberam “bastante chamadas devido à curiosidade das pessoas”, mas que não há registo de danos.

Ouvidos pela Lusa, alguns habitantes das cidades do Porto e de Matosinhos disseram ter sentido o tremor que fez “abanar alguns objetos em casa”.

Também o Comando Distrital de Operação de Socorro e os Sapadores do Porto disse que, embora o sismo se tenha sentido, não houve nada de relevante a registar no distrito

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Na escala de Mercalli, o nível III é de um efeito “Fraco”, correspondendo a um abalo que é: “sentido dentro de casa, em que os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo”, de acordo com explicação do IPMA.

Esta escala vai até à intensidade XII, que corresponde a danos quase totais.

Fonte: Lusa

Anterior Peniche: Bar na Praia do Baleal consumido pelo fogo
Seguinte Sete distritos sob aviso amarelo devido à trovoada e vento forte

Notícias Relacionadas

Politica

Executivo municipal reuniu com autarcas na EXPOH 2016

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho…

Última Hora

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas proíbe a caça em áreas ardidas

Na sequência dos últimos incêndios, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decretou a proibição de caça em áreas ardidas.

Informação

Imagens de homem a abandonar cão em Soure geram revolta nas redes sociais

As câmaras de videovigilância de um canil privado em Soure, em Coimbra, captaram este domingo o momento em que um cão foi abandonado.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 21 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Centro de Portugal recebeu visita da Ministra do Turismo da Jordânia

O Centro de Portugal recebeu hoje a visita da Ministra do Turismo e das Antiguidades do Reino Hachemita da Jordânia. Lina Mazhar Ennab pernoitou em Fátima…

Informação

Prisão preventiva para suspeito de violação e tentativa de homicídio em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro já identificou o homem que é suspeito de violar, agredir e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital no início do

Última Hora

Coral de Sant’Ana comemora 37º aniversário com Encontro Internacional de Coros

No âmbito das comemorações do seu 37º Aniversário, o Coral de Sant’Ana está a organizar o Encontro Internacional de Coros, a realizar …

Informação

Tábua agendou Feira do Queijo para  3 e 4 de março

O Município de Tábua agendou a XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel | IX Mostra de Gastronomia e Artesanato para os dias 3 e 4

Região

Governo reforça vigilância em zonas com pastos

O Ministério do Ambiente anunciou hoje um reforço dos vigilantes do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) em zonas de pastorícia por todo o país.

Informação

Reacendimentos agravam incêndio em Pampilhosa da Serra

O presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, avançou hoje à agência Lusa que esta manhã o fogo esteve “praticamente dominado”, mas que agora os “reacendimentos são

Última Hora

Sete meios aéreos combatem incêndio em Castelo Branco

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde, numa zona de mato no distrito de Castelo Branco, está a ser combatido por sete meios aéreos e mais de 100 bombeiros.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital distinguido em Oviedo

O Município de Oliveira do Hospital e o seu presidente, José Carlos Alexandrino, bem como a Confraria do Queijo Serra da Estrela foram homenageados e galardoados, na cidade de Oviedo…