Sete distritos com aviso amarelo devido ao calor
27 Julho, 2020 356 visualizações

Sete distritos com aviso amarelo devido ao calor

image_pdfimage_print

Sete distritos de Portugal continental estão hoje com aviso amarelo devido à persistência de tempo quente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos são os de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre. O aviso vai vigorar até às 18h00 de terça-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também cinco distritos do interior de Portugal continental e ilha da Madeira apresentam hoje níveis extremos de radiação ultravioleta, de acordo com o IPMA.

Estes distritos são os de Vila Real, Bragança, Guarda, Portalegre, Évora e Beja

Os restantes distritos e ilhas apresentam um risco muito elevado, com exceção para o conjunto de ilhas do grupo central, onde o risco é baixo.

Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para Portugal continental espera-se para hoje céu pouco nublado, com nebulosidade no sotavento algarvio até final da manhã e no litoral Norte e Centro a partir da tarde. Vento por vezes forte no litoral oeste e terras altas e pequena descida da temperatura máxima.

Nos Açores aguardam-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiros fracos nos grupos oriental e central

Para a Madeira estão esperados períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira, enquanto o vento será fraco a moderado.

No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão oscilar hoje entre os 14 graus de mínima e 31 de máxima.

Anterior Aspersores de água ajudam aldeia em Arganil a travar o fogo
Seguinte Incêndio em Oleiros dominado mas ainda com "muito trabalho pela frente"

Notícias Relacionadas

Região

Dez concelhos de Viseu, Guarda e Bragança em risco máximo de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Universidade de Coimbra suspende aulas presenciais até ao final do ano

A Universidade de Coimbra (UC) decidiu suspender toda a atividade presencial até ao final do presente ano letivo, devido à pandemia da covid-19, anunciou aquela instituição de ensino superior.

Desporto

Calendário desportivo do fim-de-semana

No próximo domingo, dia 19 de janeiro, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa a 18ª jornada, que representa o início da segunda volta da Série C do

Região

Estudantes de Coimbra lançam petição para suspender propinas

A Associação Académica de Coimbra (AAC) lançou ontem, Dia Nacional do Estudante, uma petição pública para a suspensão imediata…

Última Hora

Carregal do Sal: Colisão entre quatro carros faz cinco feridos

Uma colisão envolvendo quatro viaturas, em Carregal do Sal, causou ferimentos ligeiros em cinco pessoas.

Informação

Proteção Civil alerta para aumento do perigo de incêndio até final da semana

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou, ontem, para o “aumento do perigo de incêndio rural” até final da próxima semana, devido à continuação do tempo seco…

Região

Jovem detido em Seia por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, no dia 19 de maio, deteve um homem de 21 anos, por tráfico de estupefacientes, em Seia.

Desporto

“São Silvestre” à espera de mobilizar perto de meio milhar de participantes em Oliveira do Hospital (com vídeo)

É já no próximo sábado que acontece a Caminhada/ Corrida São Silvestre, a partir das 16 horas no Largo Ribeiro Amaral, na cidade de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Aldeias de Oliveira do Hospital “de fora” das 49 candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

A “7 Maravilhas de Portugal” desvendou esta sexta-feira na Aldeia da Pena (São Pedro do Sul) as 49 candidatas de entre 322 às aldeias mais maravilhosas do país.

Informação

Pombal: Homem morre atropelado por camião

Um homem de 57 anos morreu, esta manhã, na sequência de um atropelamento por um veículo pesado de mercadorias, na Estrada Nacional 109, em Carriço, no concelho de Pombal (Leiria). 

Informação

Semana começa com temperaturas baixas. Há dois distritos com aviso amarelo por causa do nevoeiro

Os distritos de Bragança e da Guarda estão hoje e na terça-feira sob aviso amarelo por causa da previsão de nevoeiro persistente em alguns locais, segundo o Instituto Português do

Informação

Empresas afetadas pelos incêndios podem concorrer a apoios já a partir de hoje

As empresas que foram afetadas pelos incêndios podem concorrer, a partir de hoje, ao programa que o executivo de António Costa criou para que estas estruturas possam adquirir novos equipamentos.