Serra da Estrela Geopark Mundial “faz justiça ao potencial geológico”
13 Julho, 2020 493 visualizações

Serra da Estrela Geopark Mundial “faz justiça ao potencial geológico”

image_pdfimage_print

O presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) considerou hoje que o reconhecimento da Serra da Estrela como Geopark Mundial da UNESCO …

… “faz justiça ao potencial geológico do território” e ao seu património natural e cultural.

O Geopark Estrela foi reconhecido, na sexta-feira, como Geopark Mundial pelo Conselho Executivo da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

“Esta classificação por parte da UNESCO faz justiça ao potencial geológico do território da Serra da Estrela, bem como ao seu património natural e cultural”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG e da Associação Geopark Estrela.

Numa nota publicada hoje na página oficial da internet do IPG, o responsável acrescenta que a formalização da classificação da Serra da Estrela como Geopark Mundial é “um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável” da região, com “o aumento do seu potencial turístico em tempos de covid-19 e, por consequência, do crescimento económico e social dos municípios que dela fazem parte”.

“O IPG está empenhado na investigação científica deste território para disponibilizar o melhor conhecimento possível das suas características e das suas potencialidades geológicas e paisagísticas”, acrescenta.

Joaquim Brigas também destaca o papel das autarquias, ao afirmar que todos os municípios envolvidos no projeto, bem como o seu Conselho Científico, “foram fundamentais para a classificação que agora foi formalizada”.

“E deve ser também destacado o trabalho da equipa executiva, sediada no IPG, sem o qual este resultado não teria sido possível”, aponta.

Ainda de acordo com o responsável, “a promoção, valorização e defesa do território, do seu património geológico e cultural, o desenvolvimento de atividades económicas locais e a organização de ações de sensibilização e de cooperação com outras entidades são fulcrais para dar, a partir desta classificação, continuidade ao trabalho desenvolvido”.

A Associação Geopark Estrela tem sede nas instalações do Politécnico da Guarda e é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia), pelo IPG e pela Universidade da Beira Interior (UBI).

A candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO, entregue pela Associação Geopark Estrela em novembro de 2017, foi aprovada pelo Conselho Mundial de Geoparks em setembro de 2019 e agora ratificada por aquele organismo numa reunião do Conselho Executivo.

lusa.pt

Anterior PSD vota contra cedência gratuita de bar ao FCOH. Alexandrino anuncia investimento de 400 mil Euros para balneários do Estádio Municipal
Seguinte GNR procura idosa que desapareceu no concelho de Castelo Branco

Notícias Relacionadas

Informação

Fotografia garante regresso de jovem oliveirense ao Mundial da Rússia

José Carlos Marques, presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, foi nas duas últimas semanas um verdadeiro embaixador do concelho de Oliveira do Hospital e de Portugal no Mundial da

Informação

Jornadas Parlamentares do PS trazem deputados a Oliveira do Hospital

Um grupo de deputados do PS na Assembleia da República visita, esta tarde,  o concelho de Oliveira do Hospital e reúne com o executivo municipal e empresários no âmbito das

Última Hora

João Nunes lidera nova associação que quer tornar “economia mais eficiente e mais amiga do ambiente”

O jovem oliveirense, João Nunes, é o impulsionador da recém criada Associação Portuguesa a Bioeconomia e Economia Circular (ALL) que quer contribuir para “tornar a economia mais eficiente e mais

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 14 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 15.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Penacova lança programa de apoio às famílias

O Município de Penacova lançou um programa de apoio às famílias que tiveram perdas de rendimento na sequência do surto Covid-19.

Informação

“Desporto: Ética e Igualdade” é tema do Ciclo de Conferências

No próximo dia 26 de junho acontece uma nova sessão do Ciclo de Conferências Desporto em Debate que tem como tema “Desporto: Ética e Igualdade” …

Última Hora

Vários distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento forte

Vários distritos de Portugal continental vão estar hoje sobre aviso amarelo por causa do vento forte e também na quinta-feira devido…

Informação

Covid-19: GNR descontaminou cerca de 1700 ambulâncias e 50 instalações

O núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR procedeu à descontaminação de cerca de 1 700 ambulâncias e de 50 instalações, desde o

Nacional

Operação Páscoa: mais 64 acidentes, um morto e 12 feridos do que no ano passado

No balanço da ‘Operação Páscoa’ 2018, a GNR dá conta de quatro mortos. Durante os quatro dias ocorreram 806 acidentes, que resultaram ainda em 17 feridos graves e 234 ligeiros.

Última Hora

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito.

Dia de tolerância na Função Pública mas Centros de Saúde estão abertos no distrito. Em dia de tolerância de ponto dos funcionários públicos, grande parte dos centros de saúde do

Educação

“Erasmus + Global Week” reúne 22 países no Politécnico de Coimbra

Começou na passada segunda-feira, dia 20 de maio, a “Erasmus+ Global Week”, uma semana internacional organizada pelo Politécnico de Coimbra,…

Informação

Santuário de Fátima propõe passagem de ano para jovens de todo o país

Um fim de ano diferente e alternativo centrado na ‘Luz e no Tempo’ da mensagem de Fátima é a proposta do Santuário de Fátima para os dias de festa da