Serra da Estrela é candidata a Património Agrícola Mundial
20 Novembro, 2018 1547 visualizações

Serra da Estrela é candidata a Património Agrícola Mundial

image_pdfimage_print

A Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO) considera a Serra da Estrela como “um ponto onde Portugal se encontra” e, por isso, é candidata ao programa de Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM).

A FAO, que se fez acompanhar por uma delegação chinesa de Zhagana, no passado fim-de-semana ao concelho de Oliveira do Hospital, procedeu à assinatura de um acordo de cooperação com a CIM Região de Coimbra que é candidata à Capital Europeia da Gastronomia 2021.

Os SIPAM, aos quais a região da Serra da Estrela se candidata, pretendem contribuir para a sua preservação dinâmica e a sua valorização.

Na cerimónia de assinatura deste acordo, que decorreu no passado sábado, no Stroganov Hotel, em Fiais da Beira, Francisco Sarmento, representante da FAO em Portugal, afirmou que “hoje estamos particularmente mais ocupados para saber como é que alimentamos este planeta de forma saudável” e considera que este “é o grande desafio”.

 

“Iniciativas como esta de Coimbra, ou até a classificação de sistemas agrícolas, dá-nos uma oportunidade de começar a construir o futuro”, referiu. Para Francisco Sarmento, o facto de “o Ministério da Saúde gastar entre 60 a 70 por cento dos seus orçamentos a tratar de doenças derivadas do padrão alimentar, põe em causa o próprio sistema de saúde pública”. O responsável afirmou que é impensável “voltar ao passado” e, para isso, “temos de valorizar o conhecimento tradicional associado a estes a estes sistemas agrícolas”.

Quanto à candidatura da Serra da Estrela, o representante da FAO em Portugal considera que esta é o “ponto onde Portugal se encontra” e, por isso, “tudo será feito para apoiar este projeto para que chegue a bom porto”.

Por sua vez, João Ataíde, presidente da CIM Região de Coimbra, fez questão de adiantar que “a CIM Região de Coimbra apresenta-se como colaboradora da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura”. “A FAO escolheu e elegeu este local e toda a orla da Serra da Estrela como sítio de eleição para o plano da sustentabilidade da alimentação, o que quer dizer que a gastronomia e a alimentação vêm diretamente da terra de uma forma saudável e numa relação muito direta entre o Homem e o seu enquadramento geográfico. Vamos colaborar com a FAO para aquilo que for necessário em termos de apresentação do território. O que o júri elegeu como sendo um grande fator de majoração foi precisamente o plano de sustentabilidade e a relação entre a nossa alimentação tradicional e os locais”, concluiu.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, foi uma “honra receber esta iniciativa porque marca o início de um processo e dá um novo fôlego a um projeto que participámos desde a primeira hora que é o Coimbra- Região Europeia da Gastronomia 2021, onde temos envolvidos vários operadores na área da restauração”. “Este projeto permite valorizar a gastronomia local e elevar os patamares de qualidade de segurança alimentar”, adiantou.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Anterior Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior
Seguinte “SOS ARGANIL” promove nova ação de reflorestação

Notícias Relacionadas

Última Hora

Incêndios já consumiram mais de 61 mil hectares de terrenos até junho

Os incêndios florestais consumiram 61.624 hectares nos primeiros seis meses do ano e 2017 foi considerado o ano com maior área ardida desde 2007 e o quinto ano com mais

Informação

Mangualde: Apreendidos 11 furões albinos

O Comando Territorial de Viseu identificou um indivíduo de 56 anos por posse ilegal de 11 furões albinos, uma espécie protegida.

Nacional

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na época natalícia, desenvolveu várias ações de fiscalização no âmbito da garantia da Segurança Alimentar

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na época natalícia, desenvolveu várias ações de fiscalização no âmbito da garantia da Segurança Alimentar, tendo fiscalizado 296 operadores económicos que comercializam

Informação

Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 6 a 12 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Destaque

Centro Social de Aldeia das Dez e Casa da Obra venceram Festival da Canção IPSS

O Centro Social de Aldeia das Dez venceu esta tarde o 11º Festival Infantil da Canção das IPSS, na valência Jardim de Infância. A “Casa da Obra” – Obra D.

Última Hora

Campanha do Turismo Centro de Portugal conquistou Prémios Internacionais de Viagem e Turismo

A campanha promocional “Turismo Centro Portugal – Visitar e Ficar é Ajudar”, do Turismo Centro de Portugal, foi uma das grandes vencedoras dos prestigiados Prémios Internacionais de Viagem e Turismo “International

Região

Leiria: Prisão preventiva para suspeito de matar companheira

O juiz de instrução do Tribunal Judicial de Leiria decretou prisão preventiva ao homem suspeito de ter matado a companheira, em Leiria, na noite de sexta-feira.

Região

PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes

Um homem de 31 anos foi hoje detido em flagrante delito pela Polícia Judiciária (PJ), na zona de Viseu, pela presumível prática de um crime de tráfico de estupefacientes. Em

Destaque

Região: Mulher de 68 anos morreu em acidente de ambulância com pesado de mercadorias

Uma mulher de 68 anos morreu, esta tarde, na sequência de uma colisão entre a ambulância em que seguia e um pesado de mercadorias na EN 17, no concelho de

Região

Centro de Portugal é a região que tem mais praias com “qualidade de ouro”

A região Centro de Portugal é aquela que apresenta, este ano, mais praias classificadas com “qualidade de ouro” pela associação ambientalista Quercus. No total, são 93 as praias desta região…

Região

Linha da Beira Alta restabelecida após descarrilamento

A circulação da Linha da Beira Alta foi restabelecida após a conclusão dos trabalhos às 05h30, depois de ter estado cortada desde terça-feira, …