Serra da Estrela é candidata a Património Agrícola Mundial
20 Novembro, 2018 1687 visualizações

Serra da Estrela é candidata a Património Agrícola Mundial

image_pdfimage_print

A Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO) considera a Serra da Estrela como “um ponto onde Portugal se encontra” e, por isso, é candidata ao programa de Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM).

A FAO, que se fez acompanhar por uma delegação chinesa de Zhagana, no passado fim-de-semana ao concelho de Oliveira do Hospital, procedeu à assinatura de um acordo de cooperação com a CIM Região de Coimbra que é candidata à Capital Europeia da Gastronomia 2021.

Os SIPAM, aos quais a região da Serra da Estrela se candidata, pretendem contribuir para a sua preservação dinâmica e a sua valorização.

Na cerimónia de assinatura deste acordo, que decorreu no passado sábado, no Stroganov Hotel, em Fiais da Beira, Francisco Sarmento, representante da FAO em Portugal, afirmou que “hoje estamos particularmente mais ocupados para saber como é que alimentamos este planeta de forma saudável” e considera que este “é o grande desafio”.

 

“Iniciativas como esta de Coimbra, ou até a classificação de sistemas agrícolas, dá-nos uma oportunidade de começar a construir o futuro”, referiu. Para Francisco Sarmento, o facto de “o Ministério da Saúde gastar entre 60 a 70 por cento dos seus orçamentos a tratar de doenças derivadas do padrão alimentar, põe em causa o próprio sistema de saúde pública”. O responsável afirmou que é impensável “voltar ao passado” e, para isso, “temos de valorizar o conhecimento tradicional associado a estes a estes sistemas agrícolas”.

Quanto à candidatura da Serra da Estrela, o representante da FAO em Portugal considera que esta é o “ponto onde Portugal se encontra” e, por isso, “tudo será feito para apoiar este projeto para que chegue a bom porto”.

Por sua vez, João Ataíde, presidente da CIM Região de Coimbra, fez questão de adiantar que “a CIM Região de Coimbra apresenta-se como colaboradora da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura”. “A FAO escolheu e elegeu este local e toda a orla da Serra da Estrela como sítio de eleição para o plano da sustentabilidade da alimentação, o que quer dizer que a gastronomia e a alimentação vêm diretamente da terra de uma forma saudável e numa relação muito direta entre o Homem e o seu enquadramento geográfico. Vamos colaborar com a FAO para aquilo que for necessário em termos de apresentação do território. O que o júri elegeu como sendo um grande fator de majoração foi precisamente o plano de sustentabilidade e a relação entre a nossa alimentação tradicional e os locais”, concluiu.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, foi uma “honra receber esta iniciativa porque marca o início de um processo e dá um novo fôlego a um projeto que participámos desde a primeira hora que é o Coimbra- Região Europeia da Gastronomia 2021, onde temos envolvidos vários operadores na área da restauração”. “Este projeto permite valorizar a gastronomia local e elevar os patamares de qualidade de segurança alimentar”, adiantou.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Anterior Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior
Seguinte “SOS ARGANIL” promove nova ação de reflorestação

Notícias Relacionadas

Sociedade

A Catedral de Notre-Dame sofreu incêndio de grandes dimensões,  mas estrutura principal “está a salvo”

O fogo que ontem  deflagrou naquele que é o monumento histórico mais visitado da Europa,  a Catedral de Notre Dame, causou elevados danos e …

Desporto

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) recebe, em casa, o RD Águeda. O jogo da 13ª jornada da Série C tem início às 15h00 de domingo, dia 8

Informação

Espanha reabre fronteiras com Portugal e França a partir de 22 de junho

Espanha reabre fronteiras terrestres com Portugal e França a 22 de junho. O anúncio foi feito pela ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Reyes Maroto.

Informação

Região: Menino foi mordido por víbora cornuda e deu entrada no hospital em estado grave

Uma criança de 11 anos foi mordida, na terça-feira, por uma víbora cornuda, na Serra do Espinhal, em Penela e deu entrada no hospital em estado grave.

Informação

Mais de 1.300 operacionais combatem fogos no país

Vários incêndios de grande dimensão em Portugal continental mobilizavam hoje 1.370 operacionais, mais de um terço dos quais em Abrantes, …

Informação

Presidente da República inaugura jardim de infância destruído pelo fogo em Midões

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir no próximo dia 15 de outubro, pelas 14h00,  à cerimónia…

Desporto

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, no próximo domingo, dia 5 de janeiro, a 16ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Cultura

Russell Watson dá concerto gratuito no Mosteiro da Batalha

É no próximo dia 21 de junho, pelas 21h30, que o cantor britânico Russell Watson inaugura o Ciclo de Programação Cultural da Rede Património…

Desporto

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, este domingo, dia 8 de março, a 25ª jornada da Série C do Campeonato Nacional. Os oliveirenses jogam fora, frente ao

Região

Proteção Civil alerta para situações de chuva, queda de neve e vento

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, hoje, um aviso à população para os próximos três dias devido a um agravamento…

Região

Deputados  reuniram com responsáveis da Cooperativa sobre temática dos incêndios florestais

Um grupo de trabalho de Acompanhamento da Temática dos Incêndios Florestais, composto por nove deputados da Assembleia da República, reuniu ontem à tarde com responsáveis e técnicos da Cooperativa Agro

Última Hora

“Caberá a todos cumprir com as regras para que as piscinas possam ser um ponto seguro”

O complexo das piscinas municipais de Oliveira do Hospital reabre amanhã, dia 30 de junho, com um plano de contingência elaborado pela Câmara Municipal, no âmbito do plano de desconfinamento