Serenata de Coimbra realizou-se à meia noite, mas sem público (com vídeo)
8 Maio, 2020 734 visualizações

Serenata de Coimbra realizou-se à meia noite, mas sem público (com vídeo)

image_pdfimage_print

Face à pandemia da Covid-19 e ao adiamento das festividades da Queima das Fitas de Coimbra para outubro, a serenata foi transmitida em direto no Youtube à meia noite.

Ao soar das doze badalas na Cabra, a Torre da Universidade, o grupo de fado “Capas ao Luar” tocou “Saudades de Coimbra”, um original de José Afonso

Sem público e à porta fechada, a Serenata Monumental, que marca o início da Queima das Fitas em Coimbra, foi transmitida em direto “online” à meia-noite, a partir do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra. Milhares de estudantes assistiram à cerimónia no Youtube e em direto, através da plataforma Zoom.

Pela primeira vez na história, o largo da Sé Velha, em Coimbra, não esteve repleto de estudantes de “capas negras” a assistir à Serenata Monumental, que todos os anos se realiza no início de maio.

Face à pandemia da Covid-19 e ao adiamento das festividades da Queima das Fitas 2020 para outubro, a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra realizou, desta vez, uma serenata simbólica à porta fechada na Via Latina, para manter a tradição académica coimbrã. Ao soar das doze badaladas da Cabra na Torre da Universidade, o grupo de fado “Capas ao Luar” tocou “Saudades de Coimbra”, um original de José Afonso.

Alguns estudantes finalistas de Coimbra que assistiram à serenata lamentaram, no Twitter, que a última serenata não fosse presencial, como manda a tradição.

Com: observador.pt

Anterior Decorrem buscas para encontrar menina desaparecida em Peniche
Seguinte Seia: Agressão com arma de fogo causa dois feridos graves e dois ligeiros

Notícias Relacionadas

Última Hora

Fernando Tavares Pereira apresentou programa eleitoral à presidência do Sporting

Fernando Tavares Pereira, conhecido empresário de Tábua, apresentou esta quarta-feira, em Lisboa, as linhas da sua candidatura à presidência do Sporting.

Nacional

País: Mais de 520 mil utentes vão passar a ter médico de família em agosto

Cerca de 525 mil portugueses até aqui sem médico de família vão passar a ter um clínico atribuído tendo em conta os 276 novos médicos…

Última Hora

Onze meios aéreos combatem fogo na Figueira da Foz

Mais de duas centenas de operacionais, apoiados por 11 meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou pelas 15h15, num povoamento florestal em Quiaios, no concelho da Figueira da Foz, distrito

Última Hora

Município de Tábua comemora Feriado Municipal com iniciativas ao longo do dia

O Município de Tábua comemora amanhã, 10 de abril, o seu Feriado Municipal, assinalando a efeméride com uma série de iniciativas ao longo de todo o dia.

Informação

Aulas retomadas a 14 de abril mas à distância e sem exames do 9.º ano

“O terceiro período iniciar-se-á como previsto, no próximo dia 14, mas sem atividades letivas presenciais”, anunciou há instantes o primeiro-ministro, António Costa. O primeiro-ministro anunciou, ainda, que avaliação será feita

Última Hora

Acidente causou um ferido ligeiro na última madrugada em Oliveira do Hospital

Uma carrinha de mercadorias despistou-se na última madrugada e embateu contra uma viatura ligeira…

Região

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas.

Sociedade

Mais de 500 pessoas morreram nas estradas portuguesas em 2017

Mais de 500 pessoas morreram no ano passado nas estradas portuguesas, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que indicam também um aumento dos acidentes rodoviários e dos

Informação

“Dent Hi Tech” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Jorge Fernandes e Rita Lagos, promotores do projeto Dent Hi Tech, na área das

Informação

Encontrada menor que estava desaparecida em Viseu desde setembro

Uma  jovem de 15 anos de Viseu que estava desaparecida desde setembro foi encontrada durante a madrugada pela PJ do Centro e será encaminhada para a instituição onde estava a

Informação

28 Anos: Eptoliva quer continuar a “ter sucesso por muitos e longos anos” (com vídeo)

A Escola Profissional Eptoliva, com sede em Oliveira do Hospital e pólo em funcionamento no concelho de Tábua comemorou…

Última Hora

Tiago Cerveira conquistou dois prémios no CineEco

 O realizador Tiago Cerveira, natural de Travanca de Lagos, concelho de Oliveira do Hospital conquistou dois prémios…