Seixas inaugura Casa Mortuária e vê concretizada reivindicação antiga
17 Janeiro, 2020 829 visualizações

Seixas inaugura Casa Mortuária e vê concretizada reivindicação antiga

image_pdfimage_print

A comunidade das Seixas, na freguesia de Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital assiste amanhã à concretização…

… de uma reivindicação antiga. A Casa Mortuária concluída em setembro, vai ser inaugurada amanhã à tarde, pelas 15h00, pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino.

Margarida Claro, presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, confirma que se trata de uma “obra de grande relevância” para a população das Seixas que, até aqui, “não tinha espaço de casa mortuária”. “Serviam-se de casas particulares e da capela. Não havia um espaço destinado exclusivamente a mortuária”, explicou esta manhã à Rádio Boa Nova a autarca, referindo que, para o efeito, foi adquirida uma casa antiga, em cujo espaço foi construída de raiz a casa mortuária.

A obra que representa um investimento que ultrapassou os 52 mil euros, que foram suportados em 50 por cento pelo Município oliveirense e os restantes 50 por cento foram suportados em partes iguais pelas Junta de Freguesia e pela comunidade das Seixas, “vai conferir mais dignidade às pessoas em final de vida e às suas famílias”.

À Rádio Boa Nova, Margarida Claro referiu ainda que as Seixas “é uma das populações que logo a seguir à sede de freguesia que conta com mais habitantes, jovens e crianças”. “Costumo dizer que as Seixas salva a honra do convento, ainda há famílias que se vão fixando”, referiu a autarca, notando que a população andará à volta das 300 e tal pessoas.

Esta manhã, Margarida Claro confessou-se uma presidente de Junta “feliz” por conseguir concretizar este anseio da população, à semelhança do que o anterior presidente de Junta já tinha conseguido na localidade de Aldeia Formosa. Garantiu também que a “Junta já tem projeto para a futura Casa Mortuária na Sobreda”.

Anterior Detidos suspeitos da morte de estudante cabo-verdiano em Bragança
Seguinte Aveiro, Coimbra e Leiria sob aviso amarelo devido à chuva forte

Notícias Relacionadas

Última Hora

Unidade Pastoral promove celebração anual de S. João Paulo II

A Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital promove no próximo domingo, dia 23 de abril, a celebração anual de S. João Paulo II, que em maio do ano passado …

Vídeos

FCOH volta a empatar. “Não levámos os 3 pontos por culpa própria”, admite treinador (com vídeo)

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou a empatar na 4ª jornada da Série C do Campeonato Nacional por duas bolas frente ao Condeixa.

Sociedade

País: Bombeiros voluntários passam a ter bonificações de serviço para a reforma

Os bombeiros voluntários que tenham pelo menos 15 anos de serviço no quadro ativo ou de comando vão ter direito a uma bonificação de 15% …

Sociedade

Operação de rescaldo do fogo em Góis com 600 operacionais no terreno

A operação de “rescaldo e vigilância” no perímetro do incêndio que deflagrou no sábado em Góis, distrito de Coimbra, está a ser feita hoje por 600 operacionais, apoiados por 140

Última Hora

S. Gião: Observação noturna de estrelas “Moutain Sky View” no próximo sábado

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com as Aldeias de Montanha e a Junta de Freguesia de São Gião, promovem no próximo sábado, 1 de dezembro,…

Última Hora

Luís Antero edita “Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias de Xisto”

Foi lançado ontem, dia 18 de julho, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Escuta, o trabalho “Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras da Rede das Aldeias do Xisto”, da

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 21 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Tábua: Detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve ontem, dia 10 de março, um homem de 59 anos, por tráfico de estupefacientes,

Última Hora

COVID-19: Há 13 pessoas em quarentena no concelho de Oliveira do Hospital. Dois casos apresentam sintomas gripais

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital referiu esta manhã, em conferência de imprensa, que neste momento há 13 pessoas em quarentena…

Informação

Colisão com camião faz três feridos na Covilhã

Ao início da tarde de hoje, três pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros na Covilhã.

Última Hora

“Zumbásticas RDSports” promovem aula de Zumba na Luta Contra o Cancro (com vídeo)

Esta sexta-feira, dia 7 de junho, pelas 20h30 acontece mais uma iniciativa no âmbito do projeto “Dou Mais Tempo à Vida”.

Informação

Oliveira do Hospital: “Largo Encantado” conta com inúmeras atividades para as crianças

Já está instalada a habitual Tenda de Natal, no Largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, que, nesta época, se transforma num “Largo Encantado”, com