Seia regista primeira morte por COVID-19. Arrancou ontem a despistagem à infeção pelo novo coronavírus (entrevista áudio)
31 Março, 2020 1670 visualizações

Seia regista primeira morte por COVID-19. Arrancou ontem a despistagem à infeção pelo novo coronavírus (entrevista áudio)

image_pdfimage_print

O presidente do Município de Seia, Carlos Filipe Camelo, confirmou esta manhã, à Rádio Boa Nova o falecimento da primeira mulher do concelho a quem foi confirmada a infecção por COVID-19.

Em direto no programa “Outras Conversas”, o autarca, não confirmou contudo os números revelados ontem pela Direção Geral de Saúde que elevava para quatro o número de infetados no concelho.

“Não confirmo os quatro casos . Ontem recebemos o relatório da (Unidade Local de Saúde) ULS Guarda e na verdade retrata os mesmos números revelados no fim de semana (pelo município), os dois casos para o concelho de Seia”. Carlos Filipe Camelo atribui a divergência da informação ao facto de a Direção Geral de Saúde utilizar “metodologias mistas” , recebendo informação das Administrações Regionais de Saúde,  quer do sistema de nacional de vigilância epidemiológica. “Mas em termos da ULS, a informação que tivemos foram os dois casos”, referiu.

Esta manhã, Carlos Filipe Camelo, confirmou o falecimento da primeira mulher infetada pela COVID-19. “Não conheço o termo da certidão de óbito. Mas senhora deu entrada no hospital da Guarda, onde fez teste positivo à COVID e ontem de manhã foi-lhe declarado o óbito. Tudo indicia que tenha sido vítima de Covid 19”, afirmou o autarca, referindo que a mulher de 70 anos faleceu nos Hospitais da Universidade de Coimbra, para onde tinha disso encaminhada, “dadas as condições de saúde”.

O segundo caso de COVID-19 no concelho de Seia está ser acompanhado pela delegada de Saúde Pública, que tem dado conta de que “está a evoluir de forma favorável”. “A pessoa está em casa, e é ainda uma pessoa nova”, informou o Carlos Filipe Camelo.

Esta manhã, o autarca referiu que o momento atual é de “alguma inquietude”, mas mostrou-se satisfeito por desde ontem estar a funcionar no hospital de Seia uma Área de Despistagem COVID-19 (ADC), com realização de testes no horário das 08h às 20h, 7 dias por semana, que presta apoio à populaçõ do concelho de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres. “Esta disponibilização de testes que as pessoas podem realizar vai fazer avolumar a triagem que não tem acontecido na maioria das vezes”, referiu Carlos Filipe Camelo.

Segundo o autarca, a triagem iniciou ontem, embora já funcionasse no hospital um gabinete COVID 19 na semana anterior. “Qualquer pessoa pode ter acesso, sendo que as condições primeiras são pelo acesso à linha 14 , seguindo depois a orientação da DGS”, explicou.

“É uma ferramenta, um instrumento de trabalho que neste momento está nas mãos dos profissionais de saúde que no contexto em que a transmissão do vírus está colocada em termos comunitário, é algo que nos pode tranquilizar mais naquilo que possam ser as preocupações reinantes em cada um de nós. Sabemos que para o vírus não há fronteiras e se levarmos um conjunto de medidas por diante no combate à pandemia com certeza que ficamos mais tranquilizados relativamente à preocupação dominante para todos”, referiu à Rádio Boa Nova. À população do concelho e da região, Carlos Filipe Camelo apelou para que “fiquem em casa”. “É a melhor forma de nós nos posicionarmos. É um momento que contraria a nossa mentalidade, mas que poderá compensar no contexto de recuperação”, referiu.

Anterior Covid-19: Bombeiros de Oliveira do Hospital agradecem a empresas oferta de viseiras de proteção
Seguinte Covid_19: Subiu para 160 o número de mortes em Portugal. São já 7.443 infetados

Notícias Relacionadas

Última Hora

Ana Abrunhosa entende que “se critério da população continuar”, o Interior está “condenado”

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse hoje que o país precisa de alterar os critérios de criação…

Região

Figueira da Foz: Jovem assalta táxi e casa

Um jovem de 21 anos foi detido, no passado dia 2 de janeiro, pelas 09h00, pela Divisão Policial da Figueira da Foz por furto em residência e num táxi.

Última Hora

Alerta vermelho de incêndio prolongado até quarta-feira

A Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou que vai prolongar o estado especial de alerta vermelho (nível máximo de alerta de incêndio) em sete distritos do país até quarta-feira.

Informação

Penacova recebeu reunião da Plataforma Supra Concelhia do Baixo Mondego e do Pinhal Interior Norte

 O Município de Penacova foi o anfitrião da reunião da Plataforma Supra Concelhia do Baixo Mondego e do Pinhal do Interior, presidida pelo diretor do Centro Distrital de Coimbra, Ramiro

Informação

Estradas da Serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas da Serra da Estrela, que estavam encerradas desde a madrugada de quarta-feira devido à queda de neve, foram esta manhã reabertas ao trânsito, disse fonte do Comando Distrital

Cultura

Município de Góis apresenta autores Goienses

A Câmara Municipal de Góis associa-se às comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, que se celebra em 2018 por iniciativa da Comissão Europeia.

Região

Turismo Centro de Portugal congratula-se com escolha de Caldas da Rainha e Leiria como Cidades Criativas da UNESCO

O Turismo Centro de Portugal recebeu com grande satisfação o anúncio de que a UNESCO distinguiu Caldas da Rainha e Leiria como integrantes da rede mundial de Cidades Criativas.

Desporto

Tudo preparado para o início do Rally de Portugal, edição 2019

Pilotos na expectativa sobre os novos troços do Rally de Portugal,  Lousã, Góis e Arganil poderão fazer mesmo a diferença. O excesso de pó, a dureza dos pisos devido ao

Região

Arganil candidata 10 aldeias às “7 Maravilhas”

Já está em marcha mais uma edição do projecto 7 Maravilhas de Portugal. O ano de 2017 tem como foco as aldeias e a fase de candidatura já arrancou, estando

Desporto

Sampaense volta a perder na 3ª jornada da LPB Placard – Basquetebol

Final:    Sampaense 77   –   Vitória SC  90 Em partida muito bem disputada, o Sampaense teve sempre muitas dificuldades para superar o Vitória SC. A equipa comandada por

Última Hora

Jornadas Parlamentares do PS trazem deputados a Oliveira do Hospital

Um grupo de deputados do PS na Assembleia da República visita, esta tarde,  o concelho de Oliveira do Hospital e reúne com o executivo municipal e empresários no âmbito das

Região

Homem detido em flagrante a extorquir casal de idosos em Vila Nova de Tazém

A Guarda Nacional Republicana anunciou, esta segunda-feira, a detenção de um homem de 37 anos que é suspeito de extorquir um casal de idosos em Vila Nova de Tazém,…