Seia: Município vai plantar 2500 medronheiros em Vide
27 Novembro, 2019 318 visualizações

Seia: Município vai plantar 2500 medronheiros em Vide

image_pdfimage_print

O Município de Seia, enquadrado no projeto “Floresta Resiliente”, vai promover no dia 7 de dezembro, na freguesia de Vide, uma ação de reflorestação em áreas florestais afetadas pelos incêndios de outubro de 2017.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que “a ação é aberta à participação de voluntários e traduzir-se-á na plantação de 3000 árvores, na sua grande maioria de medronheiro e algumas de sobreiro, em áreas florestais adjacentes às aldeias de Cide, Rodeado, Malhada de Cilhas e Coucedeira, na freguesia de Vide”.

A iniciativa pretende” reconverter áreas ocupadas anteriormente com pinheiro bravo para povoamentos de medronheiro. A reflorestação será efetuada na faixa de gestão de combustíveis adjacentes à rede viária e de proteção ao aglomerado populacional, tendo como objetivo primordial contrariar a situação de vulnerabilidade dos espaços rurais, visando a proteção das pessoas e dos seus bens”, refere a autarquia de Seia.

De acordo com o comunicado, “além de funcionar como autênticos mosaicos de quebra de manchas florestais contínuas, contribuindo por si só para a descontinuidade florestal e para prevenção de incêndios severos, pretende-se ainda com esta medida valorizar a agricultura familiar através da exploração do medronho, com o objetivo de melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos pequenos agricultores”.

A ação é apoiada pelo Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do projeto “Floresta Resiliente – reconversão para medronhal das áreas florestais adjacentes às aldeias de Cide, Rodeado, Malhada de Cilhas e Coucedeira”, e pela Associação Nacional de Empresas Florestais e Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), entidade que cedeu as árvores.

A autarquia senense disponibiliza, por sua vez, alimentação e transporte de Vide para as áreas de reflorestação. O ponto de encontro está agendado para as 09h, junto à sede da junta de Freguesia de Vide.

Os interessados em participar podem inscrever-se no site do Município (www.cm-seia.pt).

Anterior Incêndio em habitação em Coimbra fez um ferido
Seguinte Distrito: 714 infrações, 70 acidentes e um morto na última semana

Notícias Relacionadas

Última Hora

Tondela: Acidente de trabalho em pedreira faz um ferido grave

Um acidente de trabalho numa pedreira provocou, esta tarde, um ferido grave, em Tondela.

Destaque

Presidente da República vai  passar fim de ano em Oliveira do Hospital e em Vouzela

A presidência da República confirmou, hoje, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, em Oliveira do Hospital, no fim de ano. Marcelo Rebelo de Sousa vai ainda marcar presença…

Informação

“Há um cordão de solidariedade fantástico a abraçar Oliveira do Hospital”

O concelho de Oliveira do Hospital, fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro que provocou prejuízos avultados…

Informação

Previsão de chuva, frio e neve para os próximos dias em Portugal

Nove distritos do continente estão, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve.

Última Hora

Homem de 33 anos é suspeito de ter sequestrado e violado mulher de 83 anos

A Polícia Judiciária deteve um homem de 33 anos, que é suspeito de ter sequestrado e violado uma mulher de 83 anos, no município da Covilhã.

Região

28ª Feira do Vinho do Dão começa hoje em Nelas

A Câmara Municipal de Nelas, promove nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a 28ª Feira do Vinho do Dão, proporcionando aos seus munícipes três dias de visitas, provas,

Última Hora

Região: Mulher detida por violência doméstica

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Castelo Branco deteve uma mulher de 46 anos pelo crime de violência doméstica.

Politica

Arganil: PS apresenta candidatura de Rui Silva no dia 8 de julho

Está marcada para dia 8 de julho, pelas 20h00, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Região

Mulher morreu em despiste de automóvel na EN109 em Leiria

Uma mulher morreu, ontem, e num acidente de viação na Estrada Nacional 109, no concelho de Leiria.

Última Hora

Calor extremo: Proteção Civil garante que dispositivo está “em prontidão permanente” e deixa recomendações

Nesta quinta-feira, 2 de agosto, o país enfrenta uma situação de calor extremo, com algumas zonas do país a enfrentar temperaturas que podem ultrapassar os 45 graus.

Última Hora

Mulher retirou bastão a polícia e agrediu três agentes em Coimbra

Uma mulher foi detida, na noite desta segunda-feira, depois de ter retirado o bastão a um polícia e ter agredido três agentes da PSP, em Coimbra.

Informação

Chuva fraca na noite da consoada. Dia 25 com chuva mais intensa

Segundo o IPMA, no domingo, nas regiões Norte e Centro, o céu deverá estar pouco nublado ou limpo, mas com aumento gradual de nebulosidade a partir da tarde e com