Seia e São Romão servidas com 35 novas ilhas ecológicas
21 Maio, 2020 284 visualizações

Seia e São Romão servidas com 35 novas ilhas ecológicas

image_pdfimage_print

Novos equipamentos de deposição de resíduos – ilhas ecológicas – entraram em funcionamento ontem(20 de maio). O momento foi simbolicamente assinalado com a abertura da “ilha ecológica” instalada junto ao Mercado Municipal de Seia, com a presença do presidente do Município de Seia, do Presidente da Associação de Municípios da Região Planalto Beirão (AMRPB) e do seu Secretário Executivo.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que nesta primeira fase ficarão ao serviço 25 ilhas ecológicas, das 35 que integram o novo sistema de deposição com contentores subterrâneos de resíduos valorizáveis e indiferenciados, instalados nas zonas de maior densidade populacional na cidade de Seia e em São Romão.

As outras 10 estão equipadas com tecnologia de controlo de acesso para utilizadores – o projeto piloto PAYT (pay-as-you-throw), e pelo facto de ser necessário um contacto prévio e direto com os utilizadores, não poderão entrar para já em funcionamento. As medidas de prevenção contra a transmissão da pandemia da doença COVID-19 impossibilitam a realização destas ações, assim como as atividades de sensibilização previstas, também porta a porta, tendo apenas sido enviado um desdobrável informativo por correio nas áreas abrangidas. A pandemia também justifica o atraso na implementação do novo sistema que estava previsto para 21 de março.

O novo sistema ilhas ecológicas resultam de uma candidatura apresentada pelo Município de Seia e a AMRPB ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). O investimento total do novo sistema em Seia é superior a um milhão de euros.

Por sua vez, os contentores e ecopontos existentes (que as ilhas ecológicas vão substituir) vão ser retirados durante os próximos dias e irão reforçar outras localizações. Por esta via e com a colocação de 92 novos ecopontos de superfície e a implementação das 35 ilhas ecológicas, a capacidade de Recolha Seletiva (reciclagem) no concelho de Seia é consideravelmente ampliada. Em um ano a rede de ecopontos passa de 141 para 268.

Paralelamente, no sentido de reforçar as metas de reciclagem, encontra-se a decorrer desde outubro do ano passado um projeto piloto de recolha seletiva de proximidade, no pequeno comércio, restauração e serviços do concelho.

Este serviço porta a porta no comércio, suspenso devido à pandemia e que será retomado no início de junho, tem como objetivo principal reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados produzidos, encaminhando na origem os resíduos valorizáveis, aliviando a capacidade dos ecopontos na via pública para o uso devido, que é doméstico.

Esta aposta do Município de Seia pretende potenciar a capacidade de deposição de resíduos, requalificar espaços urbanos, melhorar a ocupação da via pública, reduzir os custos ao nível da recolha de resíduos e da manutenção dos equipamentos, com o objetivo de incrementar a taxa de reciclagem.

Anterior Temperaturas máximas acima do normal por cá. Podem chegar aos 35º
Seguinte Viseu: GNR deteve dois suspeitos de tráfico de drogas

Notícias Relacionadas

Educação

EPTOLIVA mostra que ensino profissional “é uma alternativa muito válida”

A EPTOLIVA- Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, está hoje a promover a conferência Epto Futuros “Indústria 4.0. Jornadas Técnicas do Curso de Mecatrónica.

Região

Pai matou filho com facada durante discussão em Pombal

Um homem de 36 anos morreu vítima de uma facada durante uma discussão com o pai, sábado à noite, numa habitação em Água Formosa, no concelho de Pombal, distrito de

Região

Tribunal de Contas reprova falta de controlo nas contas de Pedrógão

Auditoria demolidora deteta graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande.

Informação

Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal é formalmente constituída amanhã

Amanhã, dia 3 de Novembro, pelas 12h00, no Palácio da Justiça de Oliveira do Hospital, decorre cerimónia de constituição formal …

Destaque

Urgências: Alexandrino “dá tempo” a Ministra da Saúde. Depois será “o da frente num combate”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital reúne hoje com a Ministra da Saúde, Marta Temido, a propósito do problema das urgências no concelho.

Sociedade

GNR detém 117 pessoas e apreende 55 toneladas de azeitona

A GNR deteve 117 pessoas e apreendeu 55,53 toneladas de azeitona, numa operação de patrulhamento nas explorações agrícolas, que começou dia 01 de novembro de 2016.

Informação

GNR atropelado por condutor que desrespeitou ordens em Albergaria-a-Velha

Um militar da GNR foi, hoje, atropelado por um veículo cujo condutor desobedeceu a ordens que impediam o seu acesso a uma das zonas…

Nacional

Presidente da Liga dos Bombeiros fala em “onda terrorista” organizada

O presidente da Liga dos Bombeiros Jaime Marta Soares considerou hoje que há uma “onda terrorista devidamente organizada” que provoca incêndios florestais,…

Informação

Tábua adere ao Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento

O Município de Tábua assinou com a Associação Dignitude, um protocolo de adesão ao Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, que tem como objetivo…

Última Hora

Região: GNR deteve três pessoas por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve ontem, dia 25 de novembro, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre

Informação

Já são conhecidas as datas para matrículas no ensino pré-escolar e primário

As matrículas no ensino pré-escolar e primário para o ano letivo 2020/2021 decorrem, este ano, entre o dia 4 de maio e 30 de junho.

Última Hora

Operação Todos os Santos: Dez mortos, mais de mil acidentes e 124 detidos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) fez, esta segunda-feira, um balanço final da Operação Todos os Santos que realizou entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro. Foram contabilizados mais de mil acidentes e dez mortos neste