Seia: Biblioteca Municipal reabriu ao público após reabilitação
3 Julho, 2020 324 visualizações

Seia: Biblioteca Municipal reabriu ao público após reabilitação

image_pdfimage_print

 A Biblioteca Municipal de Seia, edifício intervencionado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Seia, reabriu ontem ao público.

O momento foi marcado com uma homenagem ao anterior proprietário deste solar e antigo bibliotecário desta biblioteca, António Miranda Monteiro Saraiva, e à sua família.

Esta é a segunda operação de reabilitação a ficar concluída no âmbito do PEDU, que tem por objetivo “criar os fatores de dinamização da cidade e do seu centro histórico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos residentes atuais e futuros”.

A par desta obra e do anexo ao Solar dos Botelhos, onde está instalado o Centro Interpretativo de Seia e do seu Centro Histórico, o Município de Seia tem em curso intervenções no centro da cidade, no Conservatório de Música e na antiga Escola Primária, futuro Centro Interpretativo da República – Afonso Costa.

Os trabalhos na biblioteca municipal incidiram na “reabilitação do edifício que, antes da intervenção registava sinais graves de degradação física ao nível da cobertura, dos pavimentos, das paredes, das infraestruturas elétricas e dos equipamentos, um investimento total de 231.252,14 €, sendo 117.115,73 € financiados pelo CENTRO 2020”.

Simultaneamente, além da reabilitação física, a operação envolveu ainda “a melhoria das condições de funcionamento que permitirão aos trabalhadores e utilizadores da biblioteca cumprir com sucesso os objetivos fundamentais deste equipamento, nomeadamente a promoção do livro e dos hábitos de leitura, mas também promoção cultural neste domínio”.

Anterior GNR apreendeu armas a homem que agredia filha de 15 anos
Seguinte IPMA prevê subida das temperaturas que podem chegar aos 39 graus no Interior

Notícias Relacionadas

Última Hora

GNR reforça patrulhamento para umas “férias tranquilas”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar este fim de semana o patrulhamento e apoio em todo o território nacional, com especial atenção nas praias,…

Região

Tábua recebe o “Mercado Noturno”

Tábua vai receber, pelo segundo ano consecutivo, o evento “Mercado Noturno”, que irá ter lugar no próximo dia 17 de setembro, a partir das 19h30.

Última Hora

Municípios da Região de Coimbra recebem formação na área da qualificação dos eventos

A CIM Região de Coimbra promoveu, este mês, sessões de formação vocacionadas para equipas municipais de organização de eventos, com vista à qualificação de 19 eventos – um por cada

Última Hora

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Última Hora

J.Silvas Rally Team ansiosa pelo regresso dos ralis

Após paragem forçada devido à situação pandémica do Covid-19, a cidade de Castelo Branco prepara-se para receber a caravana do Campeonato Portugal Ralis e do Campeonato Centro de Ralis 2020.

Informação

Alunos dos 11.º e 12.º poderão escolher exames nacionais que querem fazer

Os estudantes do 11.º e 12.º anos poderão escolher os exames nacionais que querem fazer de acordo com as disciplinas específicas pedidas pelas instituições do ensino superior a que se…

Última Hora

BLC3 desenvolve tecnologia que “inativa num minuto 99,9% do coronavírus no ar”

O projeto liderado pela BLC3 e em parceria com a Universidade do Minho e as Faculdades de Farmácia da Universidade de Lisboa e de Coimbra, desenvolveram uma nova tecnologia e

Informação

Figueira da Foz: Duas detenções por posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial Montemor-o-Velho, deu cumprimento, ontem,  dia 26 de setembro, a oito mandados de buscas domiciliárias no concelho da Figueira da Foz, na

Vídeos

110 anos: Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense comemora percurso “sempre em crescendo” (com vídeo)

A Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense (SRLS), em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital,  comemora neste fim de semana, 9 e 10 de março, 110 anos de

Região

Covid-19: ARS do Centro distribuiu mais de quatro milhões de máscaras

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) distribuiu, em abril, cerca de 3,9 milhões de máscaras cirúrgicas e 430 mil de proteção autofiltrante FFP2 aos profissionais de saúde na

Última Hora

Falta de médicos traz Bastonário a Oliveira do Hospital

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, desloca-se no próximo dia 11 de abril em visita oficial ao concelho de Oliveira do Hospital. A convite do presidente da

Informação

GNR deteve suspeitos de furto em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve dois homens com 30 anos, …