Seia assinala Dia Mundial do Turismo
25 Setembro, 2019 480 visualizações

Seia assinala Dia Mundial do Turismo

image_pdfimage_print

O Município de Seia assinala esta sexta-feira, dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo com visitas gratuitas pelos espaços museológicos municipais,…

… o Museu do Brinquedo e o Museu Natural da Electricidade, assim como pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).

Associado à data, a autarquia promove também neste dia visitas guiadas ao Santuário da Senhora do Desterro, às 15h, e ao centro histórico da cidade, às 21h.

Distribuídas pelas duas margens do rio Alva, a 3km de São Romão, o Santuário da Senhora do Desterro foi classificado em 2014 como Conjunto de Interesse Público e é composto por dez capelas dedicadas a cenas da vida de Cristo e à Sua Paixão, mas também alusivas aos mistérios do Rosário.

Nas imediações deste conjunto patrimonial situa-se o Museu Natural da Electricidade. O espaço museológico nasceu a partir da centenária Central Hidroelétrica da Senhora do Desterro e tem como missão divulgar o património tecnológico, histórico, natural e social associado à produção de energia elétrica em Portugal, de 1909 até à atualidade.

Por sua vez, enquadrando a visita à serra da Estrela, o CISE assume-se como ponto de partida para a descoberta da mais alta cadeia montanhosa do continente. Localizado no coração da cidade, o CISE é local de paragem obrigatória para quem pretende conhecer e compreender o património natural e cultural desta área protegida.

Também na cidade, encontra-se o Museu do Brinquedo. Com um espólio de cerca de 10 mil brinquedos, de Portugal e do mundo, o Museu do Brinquedo oferece a oportunidade de reviver tempos felizes da infância e apela à fantasia das crianças.

Aberto das 10h às 18h, assim como os outros dois equipamentos municipais, as visitas neste dia são gratuitas.

O programa das comemorações finaliza com a visita guiada ao centro histórico de Seia. Semelhante às ações promovidas em agosto, a visita encenada é conduzida pela “Ritinha Salava”, personagem da narrativa do livro Senalonga, da autoria de Avelino Cunhal, que deambulará pelo Centro Histórico mostrando aspetos da Arquitetura e História Local. Os interessados só terão de comparecer junto à emblemática Fonte das 4 Bicas.

Anterior Vindimas facilitam integração de novos alunos na Agrária de Coimbra
Seguinte Homem morto encontrado a boiar na Ria de Aveiro

Notícias Relacionadas

Informação

Greve de professores fecha EB1 da cidade de Oliveira do Hospital

A greve geral de professores que hoje se realiza, levou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica Nº1 da cidade de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Oliveira do Hospital está “bem servida” e “com mais locais de qualidade onde dormir”

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Turismo, é positivo o balanço em torno do setor turístico no concelho de Oliveira do Hospital. Em 2016, o concelho assistiu …

Última Hora

Morreu Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu esta quinta-feira em casa.

Região

19 detenções, 712 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 21 a 27 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização

Última Hora

GNR realiza operação “Natal e Ano Novo”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de amanhã, 20 de dezembro, e até ao dia 5 de janeiro de 2020, intensifica o patrulhamento rodoviário em todo o território nacional

Região

Município de Arganil garante apoio para revitalização das Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto de Benfeita e Vila Cova de Alva, fortemente fustigadas pelo incêndio de outubro de 2017, vão ser alvo de investimento no âmbito da Linha de Apoio

Informação

Oliveira do Hospital mantém taxa de IMI e redução a famílias com filhos

Oliveira do Hospital vai manter, em 2018, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,35 por cento. A medida foi aprovada na última Assembleia Municipal …

Sociedade

Escolinhas de Bombeiros do distrito encontram-se em Oliveira do Hospital

A Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 11 de junho, o I Encontro de Escolinhas/ Jornadas Técnicas do Distrito de Coimbra.

Região

COVID-19: Câmara de Seia suspende atendimento ao público e transporte urbano VaieVem

Face à evolução do surto em Portugal, o Município de Seia determinou novas medidas excecionais de prevenção de contágio pela doença por Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19.

Informação

Neve corta acesso ao maciço central da Serra da Estrela

Alguns dos troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram, hoje de manhã, encerrados ao trânsito devido à queda de neve.

Informação

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de

Informação

Gerry Lyubenova foi a vencedora do 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

A búlgara Gerry Lyubenova foi a grande vencedora do 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), festival que contou com a participação de 48 crianças e jovens,