Seia assinala “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”
6 Abril, 2017 1189 visualizações

Seia assinala “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

image_pdfimage_print

Laços azuis em mais de 50 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que contempla um amplo programa de atividades até ao final do mês.

Trata-se da Campanha Nacional da Prevenção de qualquer forma de violência contra as crianças e jovens, uma iniciativa lançada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) a que Seia se associa pelo quarto ano consecutivo, tendo em vista a consciencialização da comunidade, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; da família, para o exercício de uma parentalidade positiva; e da criança/ jovem, para os seus Direitos.

A organização do programa em Seia é da responsabilidade do Município de Seia, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ) e do Contrato Local de Desenvolvimento Social -CLDS 3 G de Seia e conta com a realização de um conjunto de iniciativas desenvolvidas por diversas entidades com competências em matéria de infância e juventude, com o objetivo de sensibilizar, formar e informar vários públicos, para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e seguras.

A primeira ação contra os maus tratos infantis constou na Colocação de Laço (s) Azul em 53 edifícios, uma medida simbólica a que se associaram 17 Instituições de Solidariedade Social, 11 Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia, 12 serviços públicos, sendo o mesmo visível na fachada de 13 edifícios municipais.

No que diz respeito ao programa de atividades, a primeira iniciativa está agendada para o dia 6 (às 21h), com a exibição do filme “S. Jorge”, pelo 7ª Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia.

Para os dias 12, 20 e 28 estão previstas oficinas com e para pais, sobre as seguintes temáticas: “O papel do terapeuta familiar e da intervenção sistémica”; “O segredo dos pais felizes”; e “Como lidar com perguntas difíceis? Comunicar eficazmente com os filhos sobre sexualidade”

Ainda, no dia 20, a comunidade escolar do concelho realiza durante a manhã uma Marcha “Azul” pela cidade, que resultará na formação de um Laço Humano no largo da Câmara, uma forma de chamar a atenção para as questões dos maus tratos. Durante a manhã, a Casa da Juventude D. Ana Nogueira, a Ludoteca e as escolas apresentam publicamente o “Hino da Prevenção”.

No dia 26, decorrem duas oficinas para profissionais na Casa Municipal da Cultura. A primeira será alusiva ao tema “A audição da criança no Tribunal” e a segunda tem como título “Vamos Prevenir: Apresentação do jogo para Prevenção Primária do abuso”, ambas dinamizadas por Joana Alexandre, psicóloga e professora auxiliar no ISCTE-IUL.

No âmbito da programação para alunos, estão também previstas a realização de várias oficinas. A primeira, intitulada “Rumo à Igualdade de Género”, acontece no dia 4 na Escola Secundária de Seia, cuja dinamização estará a cargo do Grupo Aprender em Festa (GAF). No dia 26 e 27, a Equipa EIVIDA falará com alunos da Escola Secundária de Seia sobre a Violência no namoro e, finalmente, no dia 28, está programada uma oficina para alunos do ensino secundário, na Casa Municipal da Cultura, sobre a educação para uma sexualidade positiva no âmbito do projeto Control Talk.

Anterior Oficinas Criativas das Férias da Páscoa já iniciaram em Oliveira do Hospital
Seguinte Empresas: Auto Vanguarda no “topo” da reparação automóvel em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Última Hora

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Sociedade

Homem suspeito de tráfico de armas na zona de Leiria foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, anunciou hoje ter detido um homem suspeito da autoria da prática de um crime de detenção de arma proibida e tráfico e

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital quer “sinais claros” do governo de que “quer concretizar a obra” (das acessibilidades)

O problema das acessibilidades ao concelho, voltou a marcar a comemoração do Dia do Município de Oliveira do Hospital, com o presidente, José Carlos Alexandrino a pedir ao governo “sinais

Nacional

Confirmada 112.ª vítima dos incêndios de 2017

O número de vítimas dos incêndios do ano passado em Portugal sobe para 112. O Instituto de Medicina Legal (IML) comparou as amostras de ADN cedidas pela família do cidadão

Última Hora

MAAVIM acusa Ministério da Agricultura de “enganar o país”

Depois de o Governo ter desmentido o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) quanto às ajudas aos agricultores lesados pelos incêndios de 2017 e de ter informado

Última Hora

ADI entregou prémios de campanha de natal em Oliveira do Hospital

Terminada mais uma campanha natalícia proporcionada pela Agência de Desenvolvimento Integrado (ADI), que pretende valorizar o comércio local de Tábua e Oliveira do Hospital,…

Destaque

Oliveira do Hospital quer uma Escola Feliz

Pelo quinto ano consecutivo, o município de Oliveira do Hospital está empenhado em proporcionar um arranque de ano letivo mais feliz a um conjunto de 30 alunos do 1º ciclo.

Sociedade

Oliveira do Hospital distingue Dulce Pássaro e Carlos Martins com medalhas de Ouro

Já são conhecidas as personalidades e empresa que no próximo dia 7 de outubro vão ser distinguidas pelo Município de Oliveira do Hospital.

Desporto

Sampaense perde partida frente à Ovarense nos últimos segundos por 67-69

Partida importante para o Sampaense que procurava aqui a sua primeira vitória no campeonato. Desde o início que o Sampaense quis tomar as rédeas do jogo num jogo forte e

Informação

11 detenções, 846 infrações e 73 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 27 de fevereiro a 5 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Informação

Rotary Club de Oliveira do Hospital homenageia José Travassos Vasconcelos

O Rotary Club de Oliveira do Hospital realiza a habitual Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 28 de janeiro de 2017, na Quinta da Hortinha, pelas 20h00.

Sociedade

GNR de Viseu deteve sete pessoas por tráfico de droga

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve nos dias 18 e 19 de fevereiro, sete homens com idades compreendidas…