Seia assinala “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”
6 Abril, 2017 1258 visualizações

Seia assinala “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

image_pdfimage_print

Laços azuis em mais de 50 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que contempla um amplo programa de atividades até ao final do mês.

Trata-se da Campanha Nacional da Prevenção de qualquer forma de violência contra as crianças e jovens, uma iniciativa lançada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ) a que Seia se associa pelo quarto ano consecutivo, tendo em vista a consciencialização da comunidade, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; da família, para o exercício de uma parentalidade positiva; e da criança/ jovem, para os seus Direitos.

A organização do programa em Seia é da responsabilidade do Município de Seia, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ) e do Contrato Local de Desenvolvimento Social -CLDS 3 G de Seia e conta com a realização de um conjunto de iniciativas desenvolvidas por diversas entidades com competências em matéria de infância e juventude, com o objetivo de sensibilizar, formar e informar vários públicos, para que as crianças cresçam saudáveis, felizes e seguras.

A primeira ação contra os maus tratos infantis constou na Colocação de Laço (s) Azul em 53 edifícios, uma medida simbólica a que se associaram 17 Instituições de Solidariedade Social, 11 Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia, 12 serviços públicos, sendo o mesmo visível na fachada de 13 edifícios municipais.

No que diz respeito ao programa de atividades, a primeira iniciativa está agendada para o dia 6 (às 21h), com a exibição do filme “S. Jorge”, pelo 7ª Sena – Núcleo Cinéfilo de Seia.

Para os dias 12, 20 e 28 estão previstas oficinas com e para pais, sobre as seguintes temáticas: “O papel do terapeuta familiar e da intervenção sistémica”; “O segredo dos pais felizes”; e “Como lidar com perguntas difíceis? Comunicar eficazmente com os filhos sobre sexualidade”

Ainda, no dia 20, a comunidade escolar do concelho realiza durante a manhã uma Marcha “Azul” pela cidade, que resultará na formação de um Laço Humano no largo da Câmara, uma forma de chamar a atenção para as questões dos maus tratos. Durante a manhã, a Casa da Juventude D. Ana Nogueira, a Ludoteca e as escolas apresentam publicamente o “Hino da Prevenção”.

No dia 26, decorrem duas oficinas para profissionais na Casa Municipal da Cultura. A primeira será alusiva ao tema “A audição da criança no Tribunal” e a segunda tem como título “Vamos Prevenir: Apresentação do jogo para Prevenção Primária do abuso”, ambas dinamizadas por Joana Alexandre, psicóloga e professora auxiliar no ISCTE-IUL.

No âmbito da programação para alunos, estão também previstas a realização de várias oficinas. A primeira, intitulada “Rumo à Igualdade de Género”, acontece no dia 4 na Escola Secundária de Seia, cuja dinamização estará a cargo do Grupo Aprender em Festa (GAF). No dia 26 e 27, a Equipa EIVIDA falará com alunos da Escola Secundária de Seia sobre a Violência no namoro e, finalmente, no dia 28, está programada uma oficina para alunos do ensino secundário, na Casa Municipal da Cultura, sobre a educação para uma sexualidade positiva no âmbito do projeto Control Talk.

Anterior Oficinas Criativas das Férias da Páscoa já iniciaram em Oliveira do Hospital
Seguinte Empresas: Auto Vanguarda no “topo” da reparação automóvel em Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Região

Município de Gouveia assinala Dia Internacional da Família

O Município de Gouveia, em colaboração com vários parceiros, organiza a Semana da Família que vai decorrer entre os dias 14 a 20 de maio, em Gouveia.

Informação

Homenagem às vítimas de Pedrógão inclui lançamento de 66 balões brancos

A cerimónia privada de homenagem às vítimas do incêndio que atingiu Pedrógão Grande em junho de 2017 inclui o lançamento de 66 balões brancos, um por cada vítima mortal e

Última Hora

Temperatura vai descer a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento forte e descida de temperatura no continente a partir de quinta-feira, devido a “vasta região anticiclónica” que vai originar

Destaque

46 Candidaturas para usufruto da verba da conta solidária do Município de Oliveira do Hospital

Até à data limite da conta solidária, a 28 de junho de 2019, foram submetidas 46 candidaturas.

Última Hora

Mulher vítima de “roubo por esticão” em Oliveira do Hospital

Uma mulher, de 36 anos, foi vítima de “roubo por esticão” ontem à noite, pelas 22h00, no centro da cidade de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Suinicultores entregam 200 leitões vivos a famílias da região Centro

Mais de 200 leitões vivos são oferecidos, na quarta-feira, a famílias atingidas pelos incêndios deste ano na região Centro, numa iniciativa da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).

Região

Feira do Queijo DOP online prolongada até 15 de maio e passa a incluir vinhos

Os vinhos produzidos nas regiões vitivinícolas de Coimbra, Viseu Dão Lafões, Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela – vinhos frisantes, vinho espumantes e vinhos licorosos – juntam-se aos

Nacional

Proteção Civil realiza exercício nacional “A Terra Treme” no dia 15 de novembro

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza, no próximo dia 15 de novembro, pelas 11:15 horas, a 7ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco

Região

Figueira da Foz: Seis pessoas resgatadas de praia devido a proximidade de incêndio

Seis pessoas foram ontem resgatadas na praia do Cabo Mondego, Figueira da Foz, por elementos do Corpo de Intervenção (CI) da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP, enquanto os

Última Hora

Incêndio faz dois feridos ligeiros em Monte Real, Leiria

Duas pessoas sofreram ferimentos ligeiros e tiveram de ser realojadas na sequência de um incêndio na sua habitação, hoje de madrugada, na freguesia de Monte Real, em Leiria,…

Educação

LPCC implementa projeto piloto “Os Super Saudáveis” no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) apresentou, ontem, o projeto pioneiro de “intervenção primária”…

Última Hora

EXPOH: Misericórdia de Galizes continua a crescer no apoio à deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes volta este ano a marcar presença na EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.