Seia: Ações ambientais e educacionais marcaram comemorações dos dias da Água e da Floresta
28 Março, 2019 786 visualizações

Seia: Ações ambientais e educacionais marcaram comemorações dos dias da Água e da Floresta

image_pdfimage_print

Tendo subjacente a preservação das árvores e do meio ambiente, o Dia Mundial da Floresta foi comemorado com ações de arborização com as escolas, em Seia.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, numa associação ao Dia do Carbono, que também se celebra no dia 21 de março, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela realizaram uma plantação simbólica de 7 carvalhos-alvarinhos na Barroca da Fonte, em Seia, um por cada período da Tabela Periódica.

A autarquia refere que o objetivo das ações é sensibilizar, em especial a comunidade escolar, para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. As árvores são um dos principais reservatórios de dióxido de carbono, pelo que são importantes reguladores do clima, combatendo as alterações climáticas.

Enquadrado no tema, o CISE também realizou uma ação de educação ambiental – “A Flora da Serra da Estrela” na Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho, dirigida a todos os alunos dos quintos e sextos anos de escolaridade. Com esta ação pretendeu-se, não só dar a conhecer a flora e a vegetação da serra da Estrela e a função da floresta, mas principalmente alertar os alunos para a importância da conservação das espécies nativas da região.

Paralelamente, a convite do Chão do Rio – Turismo de Aldeia, o CISE realizou no dia 21 um percurso interpretativo por uma área que foi reflorestada, no início de 2018, em conjunto com a Casa de Santa Isabel e os alunos do 6ºA da Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho. A visita ao Chão do Rio incluiu ainda a colocação de uma série de 13 caixas ninho feitas na carpintaria da Casa Santa Isabel, que pretendem compensar um pouco a falta de abrigo pela redução da floresta no pós fogo Outubro 2017, e a plantação simbólica de dois vidoeiros. No final, os alunos foram protagonistas de momentos de poesia e da dramatização de uma obra da autoria de José Saramago.

No dia seguinte, a 22 de março, foi assinalado o Dia Mundial da Água no Centro Escolar de Seia com jogos e experiências, uma forma lúdica de chamar a atenção dos alunos do 1º ciclo para o uso sustentável da água.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA (EPAL), que através do jogo “Glória” deu a conhecer o ciclo da água, o valor associado a este bem precioso para a vida e algumas dicas para um uso eficiente, como o consumo de água da torneira. Por sua vez, a Loja da Poupança Energética do Município proporcionou a realização de experiências sobre a água no espaço da loja itinerante

Trata-se de um conjunto de ações fundamentais na formação da consciência ambiental. O objetivo das iniciativas visa mostrar que, através de pequenas mudanças de comportamento no dia-a-dia, é possível reduzir o consumo de água e contribuir para o seu uso eficiente, e sensibilizar os alunos sobre a importância que a água e as florestas têm na nossa vida, motivando-os para a sua preservação.

Associadas a estas medidas, o Município tem previstas outras iniciativas no plano de sensibilização educacional, como a ação sobre o uso da água que a EPAL vai realizar nos Jardins-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Paroquial, no próximo dia 4 de abril, e as visitas ao Ecocentro e Estação de Transferência, esta sexta-feira (29 de março), com o 8º ano do Agrupamento de Escolas de Seia.

Anterior GNR reforça patrulhamento para a prevenção de incêndios florestais
Seguinte GNR deteve suspeito de furtos nos distritos de Coimbra, Viseu, Leiria e Aveiro

Notícias Relacionadas

Informação

Homem detido em Vila Pouca de Aguiar por suspeitas de fogo posto

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, de 36 anos, suspeito de ter ateado fogo numa área florestal de Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, na tarde

Última Hora

Município de Arganil promoveu ação de sensibilização sobre Ordenamento do Território

O Município de Arganil promoveu, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no passado dia 20 de abril, uma ação de sensibilização no âmbito

Informação

Região: GNR apreendeu munições, armas e um machado

A GNR aprendeu diversas armas de fogo, 213 munições e um machado no âmbito de um processo de violência doméstica no concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Desporto

Capela de S. Pedro, em Avô, foi assaltada. Pároco apela à população para que vigie património

A Capela de S. Pedro, em Avô, no concelho de oliveira do Hospital, foi assaltada, tendo sido furtadas as esmolas num valor não contabilizado e provocados estragos.

Sociedade

Oliveira do Hospital festeja passagem de ano com Grupo AF e Romana

Pela primeira vez, o município de Oliveira do Hospital vai promover a comemoração da passagem de ano, com um programa de animação a cargo do grupo local “AF” e da

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital envia ajuda para crianças de Moçambique

O Município de Oliveira do Hospital vai fazer chegar às vítimas do ciclone Idai, que atingiu Moçambique, mais de cinco mil peças de vestuário de criança e bebé.

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital oferece Fichas de Estudo a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai oferecer a todos os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB), no ano letivo 2017/2018, as fichas de apoio ao

Nacional

Papa recebido pelas três mais altas entidades do Estado português

O papa Francisco foi hoje recebido pelas três mais altas entidades do Estado português, Presidente da República, presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro, …

Informação

EPTOLIVA entre as três melhores PAP nacionais

No âmbito do Concurso Nacional “As melhores PAP”, a Escola Profissional EPTOLIVA logrou o prémio nacional, pelo contributo na promoção da excelência do Ensino Profissional, …

Informação

Montemor-o-Velho: Detidos por furto em interior de residência

O Comando Territorial de Coimbra, através de militares do Posto Territorial de Montemor-o-Velho, no dia 7 de dezembro, deteve dois homens de 43 e 44 anos, por furto em interior

Última Hora

Acidente provoca dois mortos e quatro feridos no IP3 em Santa Comba Dão

Uma colisão entre dois veículos ligeiros no Itinerário Principal (IP) 3 provocou, esta manhã, no concelho de Santa Comba Dão, dois mortos e quatro feridos, entre os quais um bebé

Informação

PS apresentou programa voltado para o “futuro”, alicerçado na “era digital” e focado na “coesão territorial”

A Candidatura do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou hoje o programa com que se propõe a votos no próximo dia 1 de outubro.