Seia: 9ª edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela reuniu meio milhar de atletas
18 Junho, 2019 820 visualizações

Seia: 9ª edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela reuniu meio milhar de atletas

image_pdfimage_print

Meio milhar de atletas deslocaram-se até Seia, durante o fim-de-semana (14, 15 e 16 de junho), para se aventurarem nos trilhos da mais imponente…

… montanha portuguesa – a serra da Estrela, para percorrerem as quatro distâncias (160K, 100K, 50K e 20K), mas também para conquistar o galardão de Viriato (200K) do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela (OMD).

Igual a si própria e fazendo jus ao nome, a nona edição confirmou ser um desafio surpreendente, pela espetacularidade do território e as dificuldades acrescidas que o mesmo impõe. Superando todos os desafios, o OMD de 2019 sagrou cinco novos Viriatos da Serra da Estrela, com a estreia de uma atleta do sexo feminino.

Bruno Lopes, do Boavista Trail, foi o primeiro a alcançar a meta e o prestígio dos Viriatos, com apenas 36 horas e 16 minutos. Patricia Carvalho, da ATR – Algarve Trail Running, que também foi a grande vencedora feminina das 100 milhas de Portugal (32h33), alcançou a proeza dos 200km com 41horas e 56 minutos, seguida de Luís Nunes, da Runners da Frente Ribeirinha (41h57m), e de Nilton David e Stevan Pavlovic (41h59m), ambos da equipa UltrAlentejanos.

O mais rápido das 100 milhas da serra da Estrela e tão ambicionado primeiro lugar do pódio viria a pertencer a António Quaresma, do Coimbra Trail Running, que concluiu a prova em apenas 24 horas e 8 minutos.

O pódio masculino dos 160K ficou completo com Armando Costa (EDV – Viana Trail) na segunda posição, com uma diferença de uma hora e vinte e 8 minutos do vencedor António Quaresma, e Bruno Lopes (26h33m), do Boavista Trail, que mais tarde se viria a sagrar Viriato.

No pódio feminino, liderado pela algarvia Patricia Carvalho, o segundo lugar foi ocupado por Ana Costa, da Running Team Maia, com uma diferença de seis horas e 12 minutos da vencedora. Já a terceira posição foi preenchida por Elena Domínguez González, do C.A Olimpico Vianense Trail (39h06m).

As 100 milhas contaram ainda este ano com um novo pódio, dedicado a duplas, que foi ocupado por Manuel Quelhas & Nuno Miguel (32h15m), da Quelhas e Fofoni, seguido da dupla José Faria & Mariana Ballester (37h38m), do Trail-Running.pt.

Nos 100K destacou-se o atleta do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, Luís Graça, na primeira posição (13h18m), seguindo-se António Pinto, do HMC – Runnings – S.M.Feira (13h25m), e Diogo Santos, da G.D. Trancoso (13h28m).

Na prova feminina, a madeirense Maria João Abreu, do Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz, foi a mais rápida, com 16 horas e 43 minutos. Com uma hora e 11 minutos de diferença, o segundo lugar foi ocupado por Catarina Silva, da equipa Bruxos Runners, a que se seguiu a francesa Frédérique Lahure-Diaz (21h03m), da Infosport Loiret.

O pódio das duplas nesta categoria foi preenchido por Filipe Garcia & José Silva (21h46m), da VisitViseu, no primeiro lugar, e Artur Ferreira & Daniela Soares (28h57m), da Vbikes Bikestore, na segunda posição.

Na prova dos 50K, o grande vencedor foi André Ribeiro (AB Cansado Trail), com o tempo de 5 horas e 29 minutos, seguido de Nelson Santos (5h37m), do Dão Nelas Runners. Pablo Freijanes, do Boa Vista Trail, terminou a prova com 6 horas e 2 minutos, obtendo o terceiro lugar da classificação final.

Ao pódio feminino subiram Catarina Fernandes, do Viriathvs Runners Vielpeças Trail (06h56m), Cristiana Ferreira, do Running Espinho (07h42m), e Luz Paulo, do Club Montanhismo da Guarda (08h23m), respetivamente ao 1º, 2º e 3º lugares.

Finalmente, no trail dos 20 quilómetros os atletas do Clube de Praça da Armada ocuparam os primeiros lugares do pódio, com Luís Fernandes a liderar, com o tempo de 02h10m, e Virgílio Gomes, na segunda posição, com apenas 1 segundo de diferença. Miguel Ribeiro, da equipa Zona AltaTrail, classificou-se em terceiro, com duas horas e 13 minutos.

Inês Jordão, do Monsanto Running Team, foi a primeira atleta a terminar nesta competição, com 2h41m, seguida de Andreia Correia, do Vespinga Saudável (2h45m), e Joana Esperanço (2h45m), do Montanha Club Trail Running/Efapel, na terceira posição.

Associado oficial do RUN THE WORLD e ITRA – International Trail Running Association, o OMD 2019 foi organizado pela empresa Horizontes, tendo como promotores o Município de Seia e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. As distâncias do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela também pontuam para o UTMB: OMD50 com 3 pontos, OMD100 com 5, OMD160 e OMD200 com 6 pontos.

Anterior Sinistralidade: nove detenções, 618 infrações e 66 acidentes no distrito de Coimbra
Seguinte Região: Polícia Judiciária deteve um homem suspeito do crime de abuso sexual de crianças

Notícias Relacionadas

Desporto

FCOH  inicia campeonato de Portugal com deslocação a Castelo Branco

Realizou-se, ontem, o sorteio do calendário de jogos da 1ª fase do Campeonato de Portugal 2019/2020. No primeiro jogo, … … agendado para 18 de agosto, o Futebol Clube de

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves antecipa o fim de semana “gigante”, de 11 e 12 de março, e que é “talvez” aquele que

Informação

DESPORTO PARA O FIM DE SEMANA – OS DESTAQUES

No desporto para este fim de semana o destaque vai para o Hóquei em Patins e para o Nacional da 3ª Divisão – Zona B. Na jornada 5, o grande

Informação

Programa “mOHve-te Verão 2019” entra em ação em maio e prolonga-se até julho

A sexta edição do programa “mOHve-te Verão” arranca esta quarta-feira, dia 29 de maio, às 21h00, no largo Ribeiro do Amaral, com a segunda caminhada…

Última Hora

“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital defendeu, hoje, a saída do Município da estrutura da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, onde já foi investido cerca

Destaque

Vencedores do Soltem Talentos: “Mostrámos que somos um bom duo”

Rafael Abrantes e Diana Nunes, jovens do concelho de Oliveira do Hospital, de Lagares e Ervedal da Beira respetivamente, foram os vencedores…

Informação

É de Gouveia a representante de Portugal no Festival da Eurovisão da Canção Júnior

Joana Almeida, natural  de Gouveia,  vai representar Portugal no Festival da Eurovisão da Canção Júnior, que irá decorrer no próximo dia 24 de novembro em Gliwice – Silesia, …

Região

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem

Sociedade

BLC3 inaugurou pólo em Macedo de Cavaleiros

Foi inaugurado, na sexta-feira, em Macedo de Cavaleiros, um polo que servirá como uma incubadora de empresas, desenvolvendo ideias e estimulando…

Região

Camião de mercadorias despistou-se e incendiou-se na IP5

Um pesado de mercadorias despistou-se e incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, na IP5, perto do nó de Boa Aldeia, no sentido Viseu-Aveiro, avançou fonte do CDOS de Viseu.

Sociedade

Centro de Saúde de Seia contará com mais uma nova médica de família já em novembro

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda garante que, já a partir do início do mês de novembro, o Centro de Saúde de Seia passará a

Informação

Incêndio em Góis está dominado

O incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07h41, informou aos jornalistas no local o comandante operacional, Carlos Tavares.