“Segurança da vida humana, integridade física dos operacionais, salvaguarda do ambiente e proteção do património” são objetivos do Plano de Operações Distrital de Coimbra (com vídeo)
14 Maio, 2020 263 visualizações

 “Segurança da vida humana, integridade física dos operacionais, salvaguarda do ambiente e proteção do património” são objetivos do Plano de Operações Distrital de Coimbra (com vídeo)

image_pdfimage_print

Os conceitos de “segurança da vida humana, integridade física dos operacionais, salvaguarda do ambiente, eficácia no combate, proteção do património e a gestão eficiente de meios e recursos” são prioridade no Plano de Operações Distrital de Coimbra (PLANOP), no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, apresentado esta tarde.

O PLANOP foi apresentado por videoconferência, por Carlos Luís Tavares, Comandante Operacional Distrital, que inicialmente fez um enquadramento estatístico onde revelou que no ano de 2019 a área ardida foi de 646 hectares.

“O Plano é subsidiário da diretiva operacional nacional número dois que visa, essencialmente, prevenir comportamentos de risco com prevenção estrutural da responsabilidade do ICNF e vigiar, detetar e avisar da responsabilidade da GNR. É da responsabilidade da ANEPS combater com rapidez e segurança”, referiu o responsável.

De acordo com Carlos Luís Tavares, o plano deste ano, à semelhança dos anos anteriores, “visa a detecção precoce através dos postos de vigia e do alerta do cidadão”. Para tal, “é fundamental ter comando e controlo, elementos preparados para as diferentes operações, gerir informação de forma eficaz e eficiente sempre com o princípio de recuperar o mais rapidamente o ataque inicial, ou seja, responder com prontidão”.

Aos jornalistas, o Comandantes adiantou que o dispositivo “vai continuar a fazer o pré-posicionamento de meios” e que “está em avaliação contínua”.

No que diz respeito ao dispositivo de vigilância, fiscalização e detecção, o Comando Distrital vai contar com a GNR, através do SEPNA com 70 militares e 35 veículos, assim como a PSP nas suas áreas de intervenção, com 12 polícias e dois veículos.  Na rede distrital de postos de vigia, o distrito de Coimbra conta, neste momento, com sete postos em funcionamento, contudo, entre 29 de junho a 15 de outubro, serão 19 torres de vigia com 76 vigias.

No dispositivo terrestre dos bombeiros, o distrito de Coimbra conta com 1 783 bombeiros, 63 elementos de comando que será reforçado no mês de agosto com “331 bombeiros em prontidão”, 71 veículos e seis elementos de comando em permanência”.

Na sessão de apresentação, Carlos Luís Tavares afirmou que o plano deste ano é “muito semelhante ao do ano anterior”. “A única diferença é que o número de elementos do comando aumenta”, justificou. Contudo, a “grande novidade” são dois aviões anfíbios à disposição que irão complementar o dispositivo aéreo que já contava com três helicópteros ligeiros. “São meios nacionais que podem ser usados por outros distritos”, porém está estacionado em Cernache e, por isso, “é uma mais-valia”. Um dos helicópteros também está em Cernache e os restantes na Lousã e na Pampilhosa da Serra.

Face à pandemia da Covid-19, o Comando Distrital “não vai utilizar grupos de combate”. “Vamos dividir as brigadas”, explicou, dando conta de que “cada equipa será constituída por cinco elementos”.

Apresentado o Plano de Operações no distrito de Coimbra, Carlos Luís Tavares reforçou que o lema continua a ser “Baixa Zero” e relembrou que “todos somos proteção civil”.

Anterior Covid-19: 477 mortes em Lares de Idosos
Seguinte Ministros reúnem-se para decidir medidas da nova fase do desconfinamento

Notícias Relacionadas

Destaque

Memorial de Homenagem às Vítimas pretende “recordar tragédia” que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu”

 O projeto do Memorial de Homenagem às Vítimas dos Incêndios já foi apresentado e tem como “objetivo claro” “recordar a maior tragédia que aconteceu” em Oliveira do Hospital, que ficará

Última Hora

Mortágua: Explosão em conduta de gás obrigada à retirada de mais de 100 pessoas

Uma conduta de gás rebentou, esta segunda-feira de manhã, na Vidraria de Mortágua localizada na zona industrial de Mortágua, junto à Estrada Nacional 228.

Região

Incêndio em edifício desabitado provocou um morto

Uma pessoa morreu, hoje, num incêndio num edifício desabitado em Montemor-o-Velho.

Última Hora

Município de Góis assina protoloco com base na valorização da floresta e do aproveitamento dos resíduos florestais

A Câmara Municipal de Góis vai assinar um protocolo com a Associação Florestal do Concelho de Góis e a empresa ALTRI Florestal, no próximo dia 2 de agosto, pelas 15h00,

Informação

Rádio Boa Nova comemora 32º aniversário

Acompanhe a emissão especial da Rádio Boa Nova em 100.2 FM e em www.radioboanova.pt. Comemoração do 32º aniversário.

Cultura

Jorge Ramos apresenta novo livro “Volto Já…”

“Volto já…” é o título do novo livro de Jorge Manuel Ramos, com sessão de lançamento agendada para amanhã, dia 29, pelas 21h00, na Feira do Livro de Oliveira do

Última Hora

FCOH continua líder ao vencer o Vigor. AD Lagares derrotada pelo Eirense e ADN empata com Anadia

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua líder da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer 2-1 frente a Vigor Mocidade,..

Última Hora

Homem de 80 anos que estava desaparecido foi encontrado com vida

Um homem de 80 anos, que estava desaparecido na localidade de Sotão, em Góis, Coimbra, apareceu com vida.

Informação

Câmara de Arganil com investimento superior a 1 milhão de euros na área da Educação

A Câmara Municipal de Arganil aprovou o orçamento para 2020, contabilizando cerca de 1 milhão e 110 mil euros para investimento na área educação, encarada pelo Município como um dos

Informação

AD Nogueirense entra a perder no Campeonato de Portugal Prio

O Nogueirense perdeu por 3-1 frente ao Lusitano FCV em jogo referente à primeira jornada do Campeonato de Portugal Prio. Uma primeira parte onde a equipa visitante mostrou que vinha

Última Hora

Distrito: 85 acidentes e mais de mil infrações na última semana

Na semana de 6 a 12 de agosto, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 85 acidentes e um total de 1038 infrações,…

Última Hora

Homem em julgamento no Tribunal de Aveiro por ter levado filho menor para assalto

O Tribunal de Aveiro começou a julgar, hoje, um homem de 39 anos que tentou assaltar duas instalações industriais em Águeda, tendo levado um filho menor de 15 anos para