Secretário de Estado do Ambiente inaugura obra de remodelação e ampliação da ETAR de Oliveira do Hospital
1 Julho, 2019 538 visualizações

Secretário de Estado do Ambiente inaugura obra de remodelação e ampliação da ETAR de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Amanhã, dia 2 de julho, às 11h00, vai ser inaugurada  a obra de remodelação e ampliação da ETAR de Oliveira do Hospital pelo Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

A cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Vale do Tejo, José Manuel Sardinha.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “a cerimónia surge na sequência da conclusão da “Empreitada de Conceção/Construção para a remodelação/ampliação do nível de tratamento da ETAR de Oliveira do Hospital” e representa um investimento de cerca de 659 mil euros, cofinanciados em 85% pelo POSEUR”.

“A antiga ETAR de Oliveira do Hospital, que se encontrava a funcionar desde 2008, foi dimensionada para servir uma população equivalente a 11.753 habitantes e um caudal médio de 1.549 m3/dia, encontrando-se subdimensionada face às atuais condições de afluência.

Após esta intervenção, a ETAR passou a estar dimensionada, quer em termos hidráulicos, quer em termos processuais, para tratar um equivalente populacional de 17.750 habitantes, e um caudal médio diário, em tempo húmido, de 2.625 m3/dia”, refere a autarquia.

A infraestrutura, além de servir a sede do concelho, trata também “as águas residuais de Aldeia de Nogueira, Nogueira do Cravo, S. Paio de Gramaços e Catraia de S. Paio”.

O local de descarga do efluente tratado “é no rio de Cavalos, curso de água pertencente à bacia hidrográfica do rio Mondego, considerada meio sensível, pelo que, a ETAR de Oliveira do Hospital assegura um tratamento de nível terciário das águas residuais, integrando etapas para remoção de nutrientes (azoto e fósforo), bem como filtração e desinfeção por ultravioletas para reaproveitamento de parte do efluente tratado como água de serviço”.

“Para além de muito contribuírem para a qualidade de vida da população que serve, bem como, para a proteção do meio ambiente, as obras realizadas nesta ETAR foram projetadas para atingir níveis de qualidade compatíveis com a atual legislação em vigor”, conclui.

Foto: Arquivo RBN

Anterior Câmara Municipal de Arganil vai integrar Rede Nacional de Arte Rupestre
Seguinte Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Notícias Relacionadas

Informação

Reitor de Coimbra alerta para competição excessiva no ensino superior

O novo reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, alertou hoje, na sua tomada de posse, para um “modelo de competição excessiva e desregulada” entre as instituições de ensino superior.

Informação

Serra da Estrela: Estradas encerradas devido à queda de neve

Algumas estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela foram hoje encerradas devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas.

Informação

GNR deteta 526 multas em fiscalização ao transporte de passageiros

A GNR registou 526 contraordenações rodoviárias no âmbito de uma operação de fiscalização ao transporte remunerado de passageiros realizada …

Região

Daniel Azenha reeleito presidente da Associação Académica de Coimbra

O atual presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Daniel Azenha, foi reeleito, com 87% dos votos, num ato eleitoral que registou uma abstenção de 82%, informou  a

Destaque

Município hasteou Bandeiras “Cidades de Excelência”, ECOXXI e Familiarmente Responsável. Avô galardoada “Vila de Excelência”

A cidade de Oliveira do Hospital e a vila de Avô foram galardoadas, na passada sexta-feira, com a Bandeira “Cidades e Vilas de Excelência – Nível III”, “uma distinção altamente

Nacional

Covid-19: Governo realiza a partir de hoje testes de despiste nos lares

O governo vai realizar a partir de hoje uma operação de testes de despiste da covid-19 em todos os lares de idosos nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda,

Região

Detidos dois homens suspeitos de partilha ilegal de sinal de TV

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira, em Arganil, distrito de Coimbra, dois homens suspeitos de partilha ilegal de sinal de televisão e constituiu ainda seis clientes como arguidos, informou hoje

Destaque

IC6: “Está a caminhar, mas demasiado lentamente”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital informou na última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital realizada, sexta feira à tarde, que o IC6…

Região

Um milhão de euros para projetos de inovação social no Pinhal Interior que abrange Oliveira do Hospital

Foi lançado, no passado dia 8 de janeiro, um concurso de um milhão de euros, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social e do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, para projetos de inovação

Região

Atropelamento ferroviário causou um morto na linha do Norte em Coimbra

A circulação na Linha do Norte foi restabelecida pelas 2h50 de quinta-feira, após um atropelamento ferroviário que provocou um morto e um ferido, em Coimbra, disse hoje à agência Lusa

Última Hora

Covid-19: Bombeiros de Oliveira do Hospital agradecem a empresas oferta de viseiras de proteção

Os Bombeiros de Oliveira do Hospital partilharam na sua página de facebook a generosidade da empresa Unipinho – produtos para cabeleireiros Lda, de Oliveira do Hospital, …

Desporto

“Temos tido a preocupação de formar e atualizar os conhecimentos de todos aqueles que estão ligados ao fenómeno desportivo” (com vídeo)

O vereador do desporto, Nuno Ribeiro, destacou hoje na Rádio Boa Nova a preocupação que o município tem tido com a formação dos agentes desportivos do concelho de Oliveira do