Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça
17 Dezembro, 2018 797 visualizações

Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça

image_pdfimage_print

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, visitou o Município de Nelas na passada sexta-feira, 14 de dezembro, a fim de se inteirar sobre o património da antiga ENU…

…- Empresa Nacional de Urânio – bem como da evolução dos problemas ligados ao Ambiente, visitando a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineira – e toda a recuperação ambiental e trabalhos em curso nas Minas da Urgeiriça.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, João Galamba foi recebido nos Paços do Município pelo Presidente da Câmara Municipal, José Borges da Silva, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, António Borges. No período da tarde a comitiva visitou a maioria das áreas intervencionadas, nomeadamente a zona dos Valinhos, a escombreira da Barragem Velha e da Barragem Nova, bem como as obras em curso na OTQ (Oficina de Tratamento Químico) e no edifício dos antigos escritórios e espaço envolvente incluindo as obras em curso de recuperação das habitações no Bairro dos Engenheiros e dos Mineiros, a fim de verificarem in loco a evolução da recuperação ambiental que a antiga exploração mineira da Urgeiriça tem sido sujeita.

O final da visita ficou marcado por uma reunião de trabalho entre o Secretário de Estado, a Câmara Municipal de Nelas, a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, a Associação da Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça e o Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim onde a discussão girou sobre a situação atual das Minas da Urgeiriça, os trabalhos em curso e ainda o aproveitamento futuro das infraestruturas criadas e a criar, perspetivando-se a sua integração em termos de desenvolvimento de um projeto turístico e científico, projeto esse justificado quer pelo histórico da exploração uranífera de mais de um século, quer pelo enorme volume de meios financeiros investidos, já superiores a 30 milhões de euros.

Anterior Seia: Conhecidos os quatro projetos vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo Escolar
Seguinte Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Notícias Relacionadas

Última Hora

Venceslau Fernandes vence 2ª etapa da Volta a Portugal do Futuro em Oliveira do Hospital

Venceslau Fernandes foi, hoje, o grande vencedor da 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro, que decorreu no concelho de Oliveira do Hospital, com chegada ao Monte do

Politica

José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”

José Carlos Alexandrino apresenta no próximo domingo, dia 30 de julho, pelas 18h00, a sua candidatura pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Programas

Eptoradio é hoje dedicado ao Natal

Esta sexta-feira, entre as 14h00 e as 15h00, acontece o segundo programa de mais uma temporada do “Eptoradio”, da responsabilidade da escola profissional Eptoliva. Hoje, o programa é dedicado ao

Informação

87 acidentes e 575 infrações na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 12 a 18 de dezembro, 87 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra e 575 infrações.

Desporto

Maratona Clube Vila Chã disputou 2º Meeting Internacional do SL Benfica

No passado dia 17 junho, o Maratona Clube Vila Chã esteve representado pelo atleta Alexandre Figueiredo no 2º Meeting Internacional do SL Benfica,…

Desporto

O Sampaense fechou a primeira fase da LPB com uma derrota em casa frente ao Lusitânia por 96-65.

Uma partida onde o Sampaense teve muitas dificuldades em acertar o seu jogo, frente a uma equipa insular que se apresentou muito bem. Com os parciais de  17-24, 17-23, 13-20

Cultura

Exposição de pintura de Ana Afonso na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital

Na próxima sexta-feira, 3 de fevereiro, às 21h30, será inaugurada a exposição de pintura “Sem Margem” de Ana Afonso.

Última Hora

BLC3 proporciona “Open Day”

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital, promove em 2018 o “Open Day”.

Última Hora

Incêndios: 13 mil agricultores começam hoje a receber indemnizações

Mais de 13 mil agricultores sem conta bancária, que representam mais de 65% do total de candidaturas – 20 629 – dos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro

Última Hora

Retomada a ligação entre Caldas da Felgueira e EN231

Está restabelecida a circulação na Estrada Municipal 1475, uma via que é fundamental no acesso à estância termal das Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, …

Região

Incêndio em habitação desalojou casal e o filho em Arouca

Um casal com um filho ficou desalojado devido a um incêndio na habitação, ao início da noite de ontem, tendo pernoitado em casa de familiares.

Região

GNR registou 54 acidentes e fez 22 detenções na região de Coimbra

Um ferido grave e 13 feridos ligeiros é o resultado dos 54 acidentes registado pelo Comando Territorial de Coimbra da GNR entre 20 e 26 de setembro. No mesmo período,