Secção Regional da Ordem dos Médicos quer mais especialistas para as maternidades de Coimbra
16 Dezembro, 2016 1016 visualizações

Secção Regional da Ordem dos Médicos quer mais especialistas para as maternidades de Coimbra

image_pdfimage_print

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, solicitou mais médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia para as maternidades de Coimbra, por considerar que está em risco o serviço de urgências.

Em comunicado, a SRCOM considera “alarmante” a situação que se verifica nas maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos e nos Hospitais da Universidade de Coimbra, devido à falta de médicos.

Confrontado com a situação, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Martins Nunes, considerou “manifestamente exagerado qualquer risco com o funcionamento das maternidades”.

Para Martins Nunes, “não está em causa, absolutamente”, o funcionamento das urgências das maternidades que estão agregadas ao CHUC.

Por outro lado, Carlos Cortes disse que “face à escassez de recursos humanos, e caso não se proceda à urgente contratação de especialistas, poderá ficar inviabilizada a elaboração de uma escala de urgência com o número de médicos indispensáveis ao funcionamento do serviço de acordo com as normas”.

O presidente da SRCOM considera a situação “muito grave” e entende que não se “pode comparar a realidade destas maternidades com o que se passa em qualquer um dos outros hospitais universitários do país”.

“O cálculo do número de médicos não poderá, neste caso, reportar apenas o número de partos e a população de referência”, sublinha, salientando que não são contratados médicos especialistas para a Maternidade Bissaya Barreto desde 2010.

Segundo o dirigente, “o número elevado de médicos especialistas que saíram nos últimos anos, pode colocar em risco a atividade assistencial (consultas e cirurgias) dos serviços de Ginecologia A e B” do CHUC.

Anterior Saúde: Atividade gripal está a aumentar
Seguinte “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

Notícias Relacionadas

Região

Investigadores da UC utilizam resíduos do fruto da nogueira para o combate a nemátodes parasitas de plantas

Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF)…

Última Hora

Detido suspeito de abuso sexual de criança em Figueira de Castelo Rodrigo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 30 anos por ser o presumível autor de um crime de abuso sexual de uma menor de 13 anos, ocorrido em Figueira

Última Hora

Temperaturas máximas chegam aos 37ºC e mínimas baixam até aos 10ºC

De acordo com as previsões do IPMA, as temperaturas vão manter-se acima do que é habitual para a época, com valores acima dos 30 graus celsius em quase todo o

Informação

Eptoliva promove conferência webinar sobe “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”

A Escola Profissional Eptoliva promove esta tarde, pelas 18h00, mais a conferência webinar alusiva ao tema “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”.

Última Hora

País: Morreu Freitas do Amaral

Morreu Diogo Freitas do Amaral aos 78 anos de idade. O antigo presidente e fundador do CDS foi internado no passado dia 16 de setembro nos cuidados intermédios …

Última Hora

Nogueirense suspeita de viciação de resultado no Oliveira do Hospital-Pampilhosa

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou uma denúncia à Polícia Judiciária por suspeita de viciação de resultado no jogo Oliveira do Hospital-Pampilhosa, da Série E…

Informação

AD Nogueirense parte para nova época com o objetivo da “manutenção”

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou, esta semana, a equipa com que vai disputar a próxima época desportiva no Campeonato de Portugal Prio.

Última Hora

Especialistas debatem em seminário “perturbação de hiperatividade com défice da atenção”

A Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe no próximo dia 9 de setembro, a partir das 9h00, o seminário “Hiperatividade e Deficit de Atenção: dos mitos

Última Hora

Viseu: Fogo-de-artifício marcou arranque da Feira de S. Mateus

Um espetáculo de fogo-de-artifício marcou, ontem à noite, a abertura da Feira de S. Mateus, em Viseu.

Nacional

Catorze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Catorze concelhos dos distritos de Beja, Faro, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra e Santarém apresentam hoje risco máximo de incêndio.

Região

Sinistralidade: 20 detenções, 689 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 19 a 25 de fevereiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu mais de 13 mil euros

O resultado do peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu, no concelho de Oliveira do Hospital, um total de 13.331.07 euros. O Grupo de Voluntariado Comunitário