Santuário desafia peregrinos a acenderem uma vela em casa amanhã à noite
11 Maio, 2020 722 visualizações

Santuário desafia peregrinos a acenderem uma vela em casa amanhã à noite

image_pdfimage_print

O Santuário de Fátima desafiou, hoje, os peregrinos a acenderem uma vela nas janelas das suas casas na noite de terça-feira, a partir das 21h30, no começo de uma peregrinação sem peregrinos devido à covid-19.

“Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração, em que o caminho não é físico, mas interior”, afirmou o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas, citado numa nota de imprensa publicada hoje.

Nessa nota, o Santuário desafia todos os peregrinos a acenderem uma vela na noite de terça-feira, no momento em que começam as celebrações de uma peregrinação “atípica”, “repetindo assim um dos gestos mais icónicos de Fátima”.

Pela primeira vez na sua história, o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos nos seus espaços, na sequência das decisões sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde face à pandemia da covid-19.

“Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, afirmou o reitor, reiterando o apelo aos peregrinos para que fiquem em casa e evitem deslocações até ao Santuário, que estará com os seus acessos fechados.

A peregrinação de maio vai começar na terça-feira, às 21:30, a partir da Capelinha das Aparições, com transmissão em www.fatima.pt, assim como no canal de Youtube e na página de Facebook do Santuário.

As celebrações vão decorrer no Recinto de Oração, apenas com a presença de pessoas diretamente implicadas nos diferentes momentos da peregrinação.

A 12, após a oração do rosário, seguir-se-á a Procissão de Velas, desta feita num trajeto mais curto.

No dia 13, a oração do rosário começa às 09:00, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a celebração da missa, presidida pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, terminando as celebrações com a Procissão do Adeus.

Anterior Covid-19: Portugal regista 1 144 mortes (+9) 27 679 infetados (+98)
Seguinte Valentina: Interrogatório a pai e madrasta adiado para amanhã

Notícias Relacionadas

Região

Região: Estado condenado por discriminar Mação no acesso a fundos europeus

A juíza do Tribunal de Leiria, Ana Reina Couto, considerou que o Estado discriminou a autarquia de Mação no que diz respeito à atribuição …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Oliveira do Hospital confecionou maior requeijão do mundo com 63,5 Kg. A iguaria foi servida com 26 Kg de doce de abóbora

Em Oliveira do Hospital repetiu-se, este ano, a iniciativa de confeção do maior requeijão do mundo. No último domingo, foi atingido um novo recorde, 63,5 quilos, mais 10 quilos do

Região

Comando do Exército e Município de Gouveia promovem concerto solidário

No âmbito das missões atribuídas ao Exército, o apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações constitui um importante vetor no quadro das designadas missões de interesse público.

Região

 Despiste de carro com matrícula francesa fez dois feridos graves na A25

Dois jovens ficaram gravemente feridos, na madrugada de hoje, depois de o carro em que circulavam se ter despistado na A25, na zona de Mangualde.

Informação

EXPOH: Misericórdia de Galizes continua a crescer no apoio à deficiência

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes volta este ano a marcar presença na EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Informação

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Sociedade

Região: Apanhados com 264 doses de droga em parque de estacionamento

A GNR deteve, este domingo, três homens, com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, no concelho de Sernancelhe, em Viseu.

Região

Figueira da Foz: Dois jovens detidos com 185 doses de haxixe

A PSP deteve, ontem,dois jovens, um com 18 e o outro com 20 anos, na zona da Gala, Figueira da Foz, que estavam na posse de 185 doses de haxixe.

Última Hora

AEOH: Cortejo de Carnaval foi “uma mostra de grande imaginação por parte de todos os participantes”

Realizou-se esta manhã o Cortejo de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, que contou com a participação de 1500 figurantes, …

Informação

Serafim Marques comparado a Jesus na “partilha e na ajuda”

S. Paio de Gramaços despediu-se esta tarde do benemérito e comendador Serafim Marques. Autarcas, dirigentes de instituições e associações juntaram-se à população no último adeus ao filho da terra que

Informação

Paulo Leitão e o repórter de imagem Sandro García da Centro TV, vencem prémio da ANMP

O jornalista Paulo Leitão e o repórter de imagem Sandro García ganharam a 1ª Menção Honrosa do prémio de Jornalismo e Poder Local na categoria de televisão, da Associação Nacional