Santuário de Nossa Senhora das Preces convida para secular romaria (com vídeo)
25 Junho, 2018 3378 visualizações

Santuário de Nossa Senhora das Preces convida para secular romaria (com vídeo)

image_pdfimage_print

É já no próximo fim de semana, 30 de junho e 1 de julho, que se realiza a secular romaria de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, no concelho de Oliveira do Hospital.

Ponto de encontro de fiéis do concelho e de toda a região, a romaria vai ser presidida (no domingo) pelo Vigário Geral da Diocese de Coimbra, o padre Pedro Miranda.

A Irmandade de Nossa Senhora das Preces ultima, por estes dias, os preparativos para a romaria que, ano após ano, continua a atrair muitos fieis e peregrinos ao Santuário localizado em Vale Maceira, no concelho de Oliveira do Hospital. Abel Gouveia, presidente da Irmandade, ainda lembra e tem guardados registos dos tempos áureos da romaria, que atraía excursões provenientes de toda a região e vários pontos do país. “Toda a região das beiras e interior Norte e Centro, desde Cinfães do Douro até Cernache do Bonjardim, tudo recorria à Senhora das Preces, naquele tempo”.  A romaria tem perdido dimensão. “Atualmente vai tudo para Fátima. Queremos inverter a situação, mas está um bocado difícil”. Tem, contudo, valido as visitas ao Santuário ao longo do ano e que situaram nas “28 mil pessoas em visitas guiadas em 2016”.

É vontade da Irmandade conferir novo fôlego à Romaria. A participação do Vigário Geral que vai presidir à missa campal (no domingo, pelas 11h30) é motivo de satisfação para Abel Gouveia. É uma situação que engrandece os festejos”. No sábado, dia 30 de junho à noite, terá também lugar a procissão de velas, com via sacra e arraial. Já no domingo, a missa campal vai ser precedida de primeira missa às 09h30 na igreja do Santuário. E à tarde, pelas 16h00, acontece a habitual e muito sentida procissão do Adeus.

O Santuário de Nª Srª das Preces remonta ao ano de 1371. “Merecia outra atenção. Temos fracos recursos, vamos tentando proteger com as receitas que os peregrinos nos deixam. A Câmara Municipal tem ajudado, mas é sempre pouco. A diocese também não pode ajudar”. No imediato impõe-se a substituição do telhado da igreja, que representa uma despesa de mais de 30 mil Euros, que vai contar com o apoio da Câmara Municipal. O santuário conta com 13 capelas, com imagens em tamanho real. Do conjunto faz parte a capela de Nª Srª das Necessidades, no Monte do Colcurinho. “Estão ao natural. Quando não há ordens, nem dinheiro, deixamos como está”. Num passado recente mereceu polémica a intervenção que foi feita em algumas imagens.

No passado dia 15 de outubro, o Santuário foi cercado pelo grande incêndio, com registo de prejuízos na casa de apoio ao peregrino e perda de espécies no jardim botânico. A Fundação Calouste Gulbenkian premiou o Santuário com prémio Vilalva (50 mil Euros) para a recuperação do jardim botânico. “Foi uma grande satisfação para todos nós”.

Rodolfo Albuquerque, jovem sacerdote, capelão do Santuário, deposita grandes expectativas na romaria. “Estes festejos são extremamente importantes. Têm sabor especial porque é a primeira vez que vou presidir às festas do santuário”. O jovem sacerdote tem noção de que as romarias estão a diminuir de um modo geral. Mas, no Santuário de Nª Srª das Preces há “sinais positivos”. “Há muita gente que procura o Santuário. Isso é motivo de júbilo e de alegria para a população e para o concelho de Oliveira do Hospital”.

O jovem padre não tem dúvidas de que esta é das romarias “mais importantes “ do nordeste do distrito de Coimbra. “Com a boa vontade e ajuda de todos, emigrantes, pessoas que residem fora é possível fazer com que o Santuário chegue mais longe”.

Este ano, a expectativa é de que “mais gente” participe na romaria que conta com a celebração do Vigário Geral da Diocese de Coimbra, que “é sinal” de que o Santuário tem papel importante na diocese.

“O programa da festa tem uma grande componente religiosa (…) e o espaço é convidativo para um dia agradável em família. Tem todas as condições para ser uma romaria bela em que manifestamos a nossa fé. Permite o reencontro das pessoas. Aqui, as pessoas gostam muito de bem receber”.

               

Anterior PJ deteve homem de 60 anos e jovem de 18 por abuso sexual de crianças
Seguinte Bispo de Coimbra ordenou três sacerdotes e um diácono

Notícias Relacionadas

Região

Cinco bombeiros ficaram feridos em acidente em Arganil

Cinco bombeiros voluntários de Paço de Arcos ficaram hoje feridos, um deles com gravidade, mas sem correr risco de vida, na sequência de …

Região

Fotografia garante regresso de jovem oliveirense ao Mundial da Rússia

José Carlos Marques, presidente da Junta de Freguesia de Lourosa, foi nas duas últimas semanas um verdadeiro embaixador do concelho de Oliveira do Hospital e de Portugal no Mundial da

Região

Tondela: Jovem de 15 anos está “estável e já sem ventilação”

A jovem de 15 anos, vítima do incêndio de sábado em Tondela, encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, mantém-se “estável e sedada, mas já sem ventilação assistida”.

Informação

GNR realizou mais de 2 300 transportes de órgãos humanos desde 2010

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou 2 303 transportes de órgãos humanos desde 2010 até à data, registando-se um aumento de registos no ano passado relativamente a 2017.

Vídeos

Equipa “Viva a Vida” promove “Momentos Mágicos” na luta contra o cancro (com vídeo)

“Momentos Mágicos” é uma das próximas iniciativas que vai decorrer no concelho de Oliveira do Hospital, no âmbito do projeto “Dou mais Tempo à Vida”…

Última Hora

Mulher morre afogada num poço em Montemor-o-Velho

Uma mulher com cerca de 80 anos morreu hoje vítima de afogamento após cair para um poço no concelho de Montemor-o-Velho.

Última Hora

“Cada vez se pratica mais e melhor desporto em Oliveira do Hospital”

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Prova disso foi o sucesso de mais um mOHve-te no Verão que, nas últimas sete semanas, …

Última Hora

Penacova identificou 650 situações para apoio durante o Estado de Emergência

O Município de Penacova intensificou, durante o período de vigência do estado de emergência, o apoio e o acompanhamento à população através da Divisão de Ação Social e Educação da

Educação

“Estendal dos Direitos” sensibiliza para os direitos das crianças e jovens em Oliveira do Hospital

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital está a dinamizar a iniciativa “Estendal dos Direitos” junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira

Região

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria distribui 1515 tablets pelos 10 municípios associados

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria deu início, no dia 19 de maio, à distribuição de 1515 tablets (com carrinhos para armazenamento, plataforma…

Última Hora

Valentina terá sido agredida durante quatro dias antes de morrer. Pai e madrasta ficam em prisão preventiva

A menina de 9 anos que foi encontrada sem vida, no domingo de manhã, num eucaliptal, em Peniche terá sofrido agressões…

Região

Tondela: Três centenas de ninhos de vespa asiática foram destruídos

Três centenas de ninhos de vespa asiática, situados maioritariamente em árvores, foram eliminados no concelho de Tondela desde o início deste ano.