“Santiago Com Energia” reúne maior votação da 4ª edição do Orçamento Participativo de Seia
5 Julho, 2019 764 visualizações

“Santiago Com Energia” reúne maior votação da 4ª edição do Orçamento Participativo de Seia

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal revelou no decorrer das Comemorações do Feriado Municipal, os dez projetos vencedores da quarta edição do Orçamento Participativo (OP) de Seia.

Os projetos eleitos abrangem várias áreas de intervenção Municipal como Desporto e Lazer, Saúde e Bem-estar, Cultura e Turismo, e serão executados pela Autarquia durante o próximo ano.

Nesta edição, cuja votação terminou no dia 30 de junho, a comunidade voltou a responder positivamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2019, envolvendo-se ativamente na votação dos projetos do Orçamento Participativo 2019. Assim, dos 17 projetos a votação, de um total de 20 propostas submetidas pelos cidadãos, o projeto “Santiago Com Energia”, que prevê a instalação de um sistema de iluminação, junto dos parques infantil,fitness e de merendas, no parque desportivo em Santiago, foi o que reuniu a votação mais elevada, num total de 633 votos.

Logo atrás na votação, com 592 votos, o projeto “Folhadosa Saudável”, que contempla a criação de um parque de lazer e desporto na zona de recreio do antigo jardim-de-infância de Folhadosa, foi o segundo eleito. Separados por apenas três votos, a construção de um Edifício de Apoio à Piscina em Valezim (429 Votos) e a colocação de sinalética referenciando o património edificado, nas quatro localidades da União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho –  “Valorizar o Património” (426 votos), foram outros dois projetos que passaram para execução.

A “Rota de Homenagem aos Pilotos da RAF” (418 Votos), que integra a criação de uma derivação pedestre da rota da Garganta de Loriga para o local da “queda do avião”, em Loriga, o “Levado ao Movimento – Circuito com Máquinas Fitness em diversos locais de São Romão (396 Votos) e o “Telescópio Astronómico e Equipamento de Apoio” para o Observatório Astronómico de Travancinha (396 votos) também foram projetos validados pela comunidade. No fim da lista, mas entre os dez projetos eleitos, encontram-se o “Circuito de Manutenção ao Ar Livre” em Paranhos da Beira (388 Votos); “Todos em movimento na Freguesia de Tourais e Lages” (385 Votos) e o “Parque Saúde – Parque Geriátrico e Circuito de Manutenção” em Pinhanços (381 Votos).

Neste orçamento participativo foram contabilizados um total de 7500 votos, quase o dobro da votação do ano passado, o que significa um forte envolvimento dos munícipes naquele que é o mecanismo colocado à sua disposição para intervir no orçamento municipal, concretamente no que diz respeito a 125 mil euros, sendo que para cada proposta foi estabelecido um limite de 12.500€ (IVA incluído).

Anterior Concerto "Cruzamentos & Enlaces" no Fórum Romano da Bobadela
Seguinte Suspeito de atirar contra militares da GNR de Coimbra foi detido em Espanha

Notícias Relacionadas

Educação

Bibliotecas Públicas Municipais distinguidas com menção honrosa pelo projeto “Degustação de Leituras”

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital foram distinguidas com uma menção honrosa pelo júri do Prémio …

Informação

Município de Penacova desativou 85 ninhos de vespa asiática desde o início do ano

O município de Penacova informou que tem procedido à desativação dos ninhos de vespa asiática, que são detetados na área geográfica do concelho, como medida de controlo da proliferação…

Última Hora

Intermarché de Oliveira do Hospital festeja 21º aniversário com os clientes

A Loja Intermarché de Oliveira do Hospital está de parabéns. Neste fim de semana, 13 e 14 de maio, o espaço sob gerência de Jorge Graça e Cidália Lopes convida

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova, pelo 6.º ano consecutivo

No dia 15 de outubro, sábado, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º  programa “A Escola e o Meio” do ano letivo 2016-17, uma produção do Clube

Última Hora

Retomada a ligação entre Caldas da Felgueira e EN231

Está restabelecida a circulação na Estrada Municipal 1475, uma via que é fundamental no acesso à estância termal das Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, …

Informação

Inscrições abertas para o Programa “Férias + Solidárias”

Encontram-se a decorrer, até ao dia 2 de julho, as candidaturas para a edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

Prisão preventiva para suposto homicida de segurança em Coimbra

O suspeito da morte de um segurança de uma discoteca em Coimbra, com nove tiros, ficou, ontem, em silêncio diante da juíza de instrução criminal e foi-lhe aplicada a medida

Informação

Frio acentua-se com descida da temperatura máxima

Sol e frio são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta terça-feira. As condições meteorológicas devem manter-se pelo menos até quarta-feira.

Região

GNR multou ICNF por falta de limpeza da Mata Nacional de Leiria

A GNR multou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) por falta de limpeza da Mata Nacional de Leiria.

Região

“Portugal não é um País Pequeno” em cena no Centro Cultural de Tábua

No âmbito da mostra em rede de tetro documental “Outras vozes, outra gente”, vai estar em cena no auditório do Centro Cultural de Tábua, no próximo dia 8 de abril,

Vídeos

Miss Queen 2019: Rádio Boa Nova em reportagem no Museu do Azeite (com vídeo)

A Rádio Boa Nova esteve esta tarde, em reportagem  no Museu do Azeite, onde amanhã , dia 30, se vai realizar…

Informação

Massa de ar polar chega na sexta-feira

Uma mudança significativa do estado do tempo, devido a uma massa de ar polar, é esperada a partir da tarde de sexta-feira, com redução acentuada das temperaturas.