Sabugueiro acolhe Noite das Caçoilas onde se revive uma das tradições mais antigas na região
4 Novembro, 2019 1073 visualizações

Sabugueiro acolhe Noite das Caçoilas onde se revive uma das tradições mais antigas na região

image_pdfimage_print

A aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, na Serra da Estrela, acolhe, no sábado, mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma iniciativa que recupera uma tradição ancestral e visa dar a conhecer a gastronomia típica.

Naquele dia, os habitantes da Aldeia de Montanha do Sabugueiro, terra de pastores, “reavivam uma das tradições mais antigas na região”.

Segundo a organização, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “em ambiente de festa, a população acorre ao forno comunitário para confecionar, em conjunto, cabrito, borrego e frango, em caçoilas de barro preto”.

As carnes utilizadas na confeção dos pratos típicos são provenientes do gado criado na Serra da Estrela.

“Esta é uma prática cultural que corria o risco de se perder e que, nos últimos anos, com a operacionalização do projeto da Rede de Aldeias de Montanha, tem sido reavivada pelos locais com o intuito de chamar a esta Aldeia de Montanha cada vez mais visitantes e turistas”, refere a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha.

Com a colaboração da Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com as associações e a comunidade local, a tradição é “reinventada, dando a conhecer a gastronomia típica da aldeia”.

Segundo a fonte, na Noite das Caçoilas “podem ser provadas iguarias como torresmos, arroz de carqueja, frango do campo, chanfanas e uma variedade de enchidos, assim como as castanhas ou pão de centeio, cozido durante o dia no forno antes da chegada da noite”.

A Noite das Caçoilas integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, que congrega um conjunto de atividades ligadas à preservação e valorização da identidade local, em que o fator diferenciador, para o Turismo, reside nas vivências e tradições comunitárias das Aldeias de Montanha, de acordo com a ADIRAM.

Com: Lusa

Anterior Resultados desportivos do fim-de-semana
Seguinte Ricardo Teodósio e José Teixeira sagram-se Campeões Nacionais de Ralis 2019

Notícias Relacionadas

Informação

Penacova isenta famílias do pagamento de água usada no combate aos fogos

As famílias do concelho de Penacova atingidas pelo incêndio de 15 de outubro não pagarão a água da rede pública consumida nesse mês.

Informação

Morreu mulher atropelada em Coimbra

Uma mulher morreu, ontem, atropelada ao início da tarde, cerca das 14h45 , na Rua Miguel Torga, em Coimbra.

Região

Oeiras entregou a 30 municípios mapas para um melhor planeamento do território após grandes incêndios

A Câmara de Oeiras entregou ontem aos 30 municípios mais afetados pelos incêndios de 2017, informação geográfica de alta resolução que lhes vai permitir …

Última Hora

IP5 cortado em Viseu desde as 8h00 devido a incêndio

O Itinerário Principal 5 (IP5), que liga Aveiro a Vilar Formoso, está cortado desde as 08h00 de hoje, nos dois sentidos em Viseu, devido a um incêndio…

Região

Centro de Inspeções de Seia retoma atividade e garante que sempre cumpriu requisitos legais

O Centro de Inspeções CIMA, localizado na Zona Industrial de Seia, retomou esta manhã a atividade depois de quatro meses de encerramento por decisão do IMT (Instituto da Mobilidade e

Última Hora

Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

O arranque da época balnear está a ser marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela falta de condições para banhos na conhecida praia fluvial de Avô,…

Sociedade

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”.

Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital oferece alimentação para abelhas aos apicultores

O Município de Oliveira do Hospital vai oferecer alimentação para as abelhas a todos os apicultores registados no concelho.

Informação

Colocação da primeira pedra da “Escola de Todos Nós” em Midões

Decorre amanhã, dia 6 de fevereiro, às 15h00, a cerimónia de colocação da “Primeira Pedra”, que marca o início das obras de reabilitação do Infantário de Midões, em Tábua, três

Última Hora

Eptoliva festejou 25 anos de ensino profissional

A Eptoliva comemorou na sexta feira, dia 11, 25 anos de ensino profissional em Oliveira do Hospital e na região. César Oliveira, Maria Antónia Matos e Ivo Portela, fundadores da

Última Hora

“Paisagens Sonoras de Montanha” animam Alvôco de Várzeas durante todo o fim de semana

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a Rede de Aldeias de Montanha, quer transformar a aldeia de Alvoco das Várzeas – uma das portas de entrada…

Destaque

Ensino superior comemora 15 anos em Oliveira do Hospital

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital completou, no passado dia 5 de novembro, 15 anos.