S. Gião: Observação noturna de estrelas “Moutain Sky View” no próximo sábado
28 Novembro, 2018 888 visualizações

S. Gião: Observação noturna de estrelas “Moutain Sky View” no próximo sábado

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com as Aldeias de Montanha e a Junta de Freguesia de São Gião, promovem no próximo sábado, 1 de dezembro,…

…uma oficina de observação astronómica intitulada “Moutain Sky View”, inserida no Plano de Animação para a Serra da Estrela no âmbito do PROVERE iNature e do qual a Rede das Aldeias de Montanha é beneficiária.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a organização refere que a iniciativa “Moutain Sky View” vai decorrer na aldeia de S. Gião, a partir das 15h30, iniciando com o percurso interpretativo de montanha “O Caminho das Estrelas” a que se seguirá uma oficina de observação das estrelas, com a parceria da associação OFIUCO, esta já na parte alta de S. Gião que é considerada ideal para a observação do céu.

Esta é mais uma iniciativa da Rede das Aldeias de Montanha que reúne 41 aldeias de nove municípios da região centro e tem como objetivo assumir São Gião como uma localidade com condições ímpares para a observação das estrelas colocando-a, assim, na rota dos apaixonados pela observação astronómica.

A conjugação de um percurso interpretativo ao final da tarde e a oficina de observação ao cair da noite assume-se como uma experiência única para os participantes que podem inscrever-se através do email adi.iniciativas@gmail.com.

O convite dos promotores é para que os cidadãos possam “vir e descontrair em contacto com a natureza e experienciar a observação das estrelas num território reconhecido com elevada aptidão para a observação astronómica”.

Anterior Proteção Civil emite aviso à população devido a precipitação e agitação marítima
Seguinte Oliveira do Hospital acolhe Receção ao Caloiro até 1 de dezembro

Notícias Relacionadas

Última Hora

Retomadas as operações na pedreira de Borba. GNR confirma três desaparecidos e PJ investiga causas

As operações na pedreira atingida pelo deslizamento de terras e pelo colapso do troço da estrada que liga Borba a Vila Viçosa estão a ser retomadas hoje de manhã depois

Informação

Município de Tábua inova no serviço de limpeza

No âmbito da candidatura ao Fundo Ambiental, o Município de Tabua recebeu, pela empresa CERTOMA, um aspirador elétrico de resíduos.

Destaque

Sinistralidade: oito detenções, 862 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 25 de setembro a 1 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e

Informação

Agitação marítima coloca seis distritos sob aviso laranja

Seis distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital promove concurso 3R_NATAL_Ambiental 2019

Encontram-se a decorrer, até 9 de novembro, as inscrições no concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Leiria: Jovem em preventiva por roubo de postos de combustível

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Leiria, deteve na quarta-feira um homem de 28 anos, suspeito de roubo e furto em postos de combustível,

Última Hora

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Última Hora

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Detido assistente hospitalar por abuso sexual de várias pessoas internadas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um homem sobre o qual recaem fortes suspeitas da autoria de vários crimes de abuso sexual de pessoas internadas, …

Região

13 detenções, 836 infrações e 76 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 10 a 16 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Região: Menino foi mordido por víbora cornuda e deu entrada no hospital em estado grave

Uma criança de 11 anos foi mordida, na terça-feira, por uma víbora cornuda, na Serra do Espinhal, em Penela e deu entrada no hospital em estado grave.

Informação

Oliveira do Hospital: Colisão provoca um ferido ligeiro

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um veículo de mercadorias provocou, esta tarde, um ferido ligeiro.