S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital
11 Julho, 2018 7042 visualizações

S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Oliveira do Hospital conta, este ano, com mais uma praia fluvial classificada: S. Gião. Com a classificação publicada em Diário da República, sobe para quatro o número de praias fluviais  no concelho.

Conhecida de todos os oliveirenses, a zona balnear de S. Gião, no concelho de Oliveira do Hospital, goza agora do estatuto de praia fluvial classificada. Tal representa “um ganho” para o Município oliveirense que, nos últimos anos, se tem preocupado em recuperar os espaços de veraneio e dotá-los de condições para a prática balnear. “Este ano ganhámos uma praia que não existia, que é a de S. Gião e já saiu em Diário da República”, referiu à Rádio Boa Nova o vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, verificando que a praia ainda não goza de estatuto de praia acessível, mas tal deverá acontecer em próximos anos. “Há um ano não tínhamos a praia de S. Gião e este ano temos. Passámos de três para quatro, as praias oficialmente reconhecidas em Diário da República.


Para a classificação valeu o “controlo de qualidade de água”. Segundo o responsável, foi feito “um forte investimento em análises periódicas” à água, naquela que já era uma zona habitualmente frequentada por oliveirenses e gente da região. José Francisco Rolo regista o facto de a praia fluvial estar associada ao Parque de Campismo de S. Gião, da responsabilidade da Fundação Albino Mendes da Silva , que tem criado uma “centralidade” em termos turísticos, sendo local privilegiado para a realização de festivais internacionais e outros encontros. Do mesmo modo, o responsável lembra que a freguesia de S. Gião integra a Rede das Aldeias de Montanha, situação que lhe tem conferido maior notoriedade na região.

A praia fluvial de S. Gião, que conta agora com a presença de nadador salvador, junta-se assim às praias de Alvôco de Várzeas (com bandeiras Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível), Avô e S. Sebastião da Feira (Praia acessível), que segundo a Agência Portuguesa do Ambiente contam com água de qualidade “Excelente”.

Anterior Município de Arganil garante apoio para revitalização das Aldeias do Xisto
Seguinte Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

Notícias Relacionadas

Informação

Incêndio em Monchique já destruiu mais de 21 300 hectares

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique já destruiu mais de 21 300 hectares, metade da área ardida na região em 2003, segundo o Sistema Europeu de Informação de

Última Hora

Município de Arganil e Águas do Centro Litoral comemoram Dia Nacional da Água nas Escolas

O Município de Arganil e a Águas do Centro Litoral assinalaram o Dia Nacional da Água, que se comemora a 1 de outubro, com a realização de várias atividades de

Última Hora

Homem detido em Pedrogão Grande por suspeita de violação

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, e com a colaboração da GNR de Pedrogão Grande, deteve um homem, pela presumível autoria de um crime de violação, …

Sociedade

Mais de 70 concelhos do continente em risco ‘máximo’ de incêndio

Mais de 70 concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em causa estão mais de

Informação

Celorico da Beira: GNR deteve suspeito de agredir mulher com pá

A GNR deteve um homem de 50 anos suspeito de ter agredido a esposa com uma pá, no concelho de Celorico da Beira.

Última Hora

Oliveira do Hospital acolhe fase regional do Concurso Nacional de Leitura

O Município de Oliveira do Hospital acolhe, hoje, a realização da segunda fase do 11.º  Concurso Nacional de Leitura 2016/2017 em que participam mais de 140 alunos.

Região

Tondela: casal cai num poço e sofre ferimentos graves

Um homem e uma mulher caíram ontem num poço em Parada de Gonta, no concelho de Tondela, sofrendo ferimentos graves.

Informação

II MARATONA do PEDAL em BTT realiza-se a 5 de junho

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital, vai realizar no próximo domingo, 5 de junho, pelas 9h00, em Ervedal da Beira, a II MARATONA do

Última Hora

Quase 20 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de uma dezena de concelhos dos distritos de Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português

Última Hora

Coimbra: Motociclista de 16 anos morre em despiste e colisão com camião

Um despiste de uma mota seguido de colisão com um camião provocou uma vítima mortal, esta quarta-feira à tarde, na localidade de Redonda, freguesia de Eiras, em Coimbra.

Informação

Juventude Popular de Oliveira do Hospital procedeu à limpeza de alguns espaços do concelho

A Juventude Popular de Oliveira do Hospital procedeu, no passado sábado, dia 27 de junho, à limpeza de alguns espaços do concelho.

Última Hora

Deputado do PSD criticou “festas, festinhas e festarolas”. Alexandrino acusou Rafael Costa de “tiques de autoritarismo de direita”

O período antes da Ordem do Dia da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital ficou marcado pela intensa troca de palavras entre o deputado do PSD, Rafael Costa  e o