Rodrigues Gonçalves aconselha leitura de novo livro “Um Caminho de Sabedoria” para que “seja útil a todos”
3 Fevereiro, 2020 1686 visualizações

Rodrigues Gonçalves aconselha leitura de novo livro “Um Caminho de Sabedoria” para que “seja útil a todos”

image_pdfimage_print

Realizou-se no sábado à tarde, dia 1 de fevereiro, a apresentação do novo livro “Um Caminho de Sabedoria. Como Livrar-se das Emoções Tóxicas e Viver Feliz e Saudável” na Biblioteca…

… Municipal de Oliveira do Hospital. Na ocasião, o autor, A. J. Rodrigues Gonçalves aconselhou a leitura “para que seja útil a todos”. “Aconselho que o leiam e o emprestem”, chegou a referir.

Na apresentação do novo livro, António José Rodrigues Gonçalves, contou com o contributo de Dora Santos, psicoterapeuta, entre várias considerações e alusões ao livro, destacou a importância do “viver o hoje aqui e agora”  e de “deixar o passado onde já vivemos e de não vivermos um futuro antecipado”. “Culpar ou julgar, não criticar, não reclamar, não apontar falhas” foram outras ‘dicas’ da psicoterapeuta.

O novo livro do conhecido avoense foi editado pela editora Âncora que na sessão de apresentação se fez representar pelo Engenheiro António Campos, destacado oliveirense, em representação de Batista Lopes, proprietário da editora. Logo começou por referir que marcaria presença no lançamento do livro pelo facto de Rodrigues Gonçalves trazer “um tema à discussão, que é um tema importantíssimo, onde num mundo onde o ódio impera e (se assiste) ao confronto entre as pessoas, falar de felicidade, é um momento que devemos exaltar”. “Devemos agradecer ter-nos trazido um tema desta dimensão. Num mundo em que está completamente invertido em relação ao que ele escreve. Hoje para o homem quase tudo é possível, só não é possível ultrapassar as leis soberanas da natureza. Hoje o infinito do conhecimento é uma norma que qualquer cidadão tem quer como objetivo”, defendeu António Campos.

Ainda que considerasse o tema “encantador”, António Campos, levantava o problema de “como é que defendemos este tema nos momentos atuais”. Para o conhecido engenheiro  “o tema está completamente ultrapassado por um mundo de loucura e de desorientação total”.

Em reação e “ao contrário do que disse António Campos”, A. J. Rodrigues Gonçalves defendeu que “este livro vai ser um sucesso não do ponto de vista comercial, que isso já não é o que me interessa, mas porque este livro está na ponta do progresso das ideias hoje em dia” em linha com autores como Augusto Cury “que vende livros em cerca de 100 países”. “É um livro atualíssimo”, defendeu.

“Aconselho que o leiam e o emprestem para que seja útil a todos”, afirmou o autor, contando o que o motivou a avançar para a edição deste livro. Explicou também a forma “como as emoções nos destroem interiormente”. Assegurou que “a grande maioria das doenças, 80 por cento para uns e 100 por cento para outros tem origem nas emoções, se nós pudermos mudar este quadro… se não  o fizermos as depressões, as insónias, a obesidade vão continuar a aumentar, está nas vossas mãos mudar esta realidade. Tudo isto e muito mais encontram neste livro. Se gostarem, aconselhem aos amigos”, referiu o autor.

Presente na apresentação do livro, o presidente do Município de Oliveira do Hospital disse que não tem dúvidas de que o livro será “um sucesso”. “Está de parabéns. Eu vou ler este livro, porque me interessa para mim próprio”, afirmou José Carlos Alexandrino que a propósito de felicidade, de que também fala o livro, considerou que “ser feliz é muito mais do que uma vida sem problemas, é saber que os que nós amamos estão bem, é sentir-mo-nos bem connosco, é viver com dignidade, é fazer os outros felizes”. “Na vida só já há um modo também de ser feliz. Para sermos felizes, temos também que viver para os outros”, concluiu.

Também a vereadora da Cultura, Graça Silva, que conduziu a sessão de apresentação, apreciou o novo trabalho de A.J. Rodrigues Gonçalves.

Anterior Destruídos 324 ninhos de vespa asiática em 2019 no concelho de Arganil
Seguinte Saúde: Um terço dos inquiridos admite conhecimento "limitado" sobre cancro do pulmão

Notícias Relacionadas

Sociedade

Arquitetos e engenheiros chamados a participar no projeto de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital quer envolver os arquitetos e engenheiros do concelho na elaboração do projeto de requalificação da Zona Histórica.

Última Hora

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal” promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota

Região

Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

O Município de Góis vai aderir, no dia 24 de março, à iniciativa “A Hora do Planeta”.

Informação

Colisão com camião faz três feridos na Covilhã

Ao início da tarde de hoje, três pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um veículo pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros na Covilhã.

Última Hora

Oliveira do Hospital aposta em mais uma “Gala” para premiar agentes desportivos do concelho

A pouco mais de uma semana para a 4ª edição da Gala do Desporto, que acontece dia 20 de janeiro, a partir das 21 horas, na Casa da Cultura César

Informação

AEOH promove jantar de apresentação de Cursos Profissionais na EB da Ponte das Três Entradas

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a partir das 20h00, um jantar de apresentação dos seus Cursos Profissionais na Escola

Informação

Coimbra: Tribunal condena líder de grupo de tráfico de ‘crack’ a 15 anos de prisão

O Tribunal de Coimbra condenou, ontem, a 15 anos de prisão o líder de um grupo que controlava o tráfico de ‘crack’ na Baixa da cidade, aplicando penas efetivas a

Informação

IPMA prevê subida das temperaturas que podem chegar aos 39 graus no Interior

A temperatura deverá subir entre hoje e segunda-feira, com valores que poderão atingir os 39 graus centígrados em algumas regiões do interior, informou o Instituto Português do Mar e da

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”.

Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Aveiro: Um morto em atropelamento ferroviário

Um homem morreu hoje atropelado por um comboio no apeadeiro de Sangalhos-Paraímo, um ramal da Linha do Norte que faz ligação a Aveiro.

Informação

Politécnico de Coimbra inaugura Centro Cultural Penedo da Saudade

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai inaugurar Centro Cultural Penedo da Saudade, no próximo dia 18 de janeiro, pelas 17h00.

Sociedade

Segurança Social ajudou 389 famílias no pagamento de bens essenciais

A Segurança Social concedeu 232 mil euros em subsídios destinados a 389 famílias afetadas pelos incêndios de 2017 para apoiar pagamentos relacionados com medicamentos, rendas, luz, gás e água.