Rita Fernandes Martins apresenta “Histórias do Fogo” em livro
23 Outubro, 2019 961 visualizações

Rita Fernandes Martins apresenta “Histórias do Fogo” em livro

image_pdfimage_print

Na próxima sexta-feira, 25 de outubro, será apresentado o livro “Histórias do Fogo” da autoria de Rita Fernandes Martins. A sessão terá lugar pelas 15h30…

… na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

Em“Histórias do Fogo”, com a chancela das Edições Esgotadas, a autora apresenta “relatos de heróis com rosto” ao longo do livro povoado por “experiências de testemunhas do grande incêndio de Outubro de 2017, focadas no que de positivo este evento nos trouxe, nomeadamente a capacidade humana de entrega a algo que nos suplanta. Os heróis também têm direito a uma voz”.

“No dia 15 do Outubro mais quente de que há memória em Portugal, a minha vida mudou. E a de todos à minha volta. Um incêndio de proporções jamais vistas neste canto do mundo (e no espaço europeu) transfigurou o país e deixou marcas indeléveis na memória coletiva”, diz a autora na página oficial do livro onde pretende “contar o que realmente sucedeu nestas 24 horas e nos dias que as seguiram, o que mudou para todo o sempre na nossa paisagem interior”.

“Para que nenhuma história fique por contar. Para que nada permaneça esquecido. Para que possamos acreditar no futuro. “, acrescenta Rita Fernandes Martins, residente em Barril do Alva, sobre o livro onde há espaço para o trauma e para a esperança, com testemunhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, e Santa Comba Dão.

 

 

 

Anterior Oliveira do Hospital acolhe 6.º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação
Seguinte Município de Oliveira do Hospital nomeado para o prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019”

Notícias Relacionadas

Sociedade

Chuva regressa na quarta-feira

A chuva vai regressar ao território do continente a partir de quarta-feira, prevendo-se igualmente uma descida gradual das temperaturas, …

Região

 PJ deteve septuagenário que abusou de menina com 13 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de abuso sexual de crianças,…

Última Hora

Programa “A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 30 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 3.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

População de Seixo da Beira assistiu à inauguração da Sede Clube Desportivo e Recreativo Vasco da Gama

A sede do Clube Desportivo e Recreativo Vasco da Gama, no Seixo da Beira, sofreu obras de requalificação e foi inaugurada no passado sábado, dia 29 de dezembro.

Informação

Neve encerra acesso ao maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está, hoje de manhã, encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse  fonte do Comando Distrital de

Região

Região: GNR resgatou cães que foram colocados no caixote do lixo

A GNR resgatou cinco cães recém-nascidos que se encontravam colocados num contentor de lixo, na localidade de Teixoso, no concelho da Covilhã, esta quarta-feira.

Última Hora

Encontrado idoso de 88 anos desaparecido ontem em Seia

Militares da Guarda Nacional Republicana de Seia encontraram, ontem, um idoso de 88 anos que havia sido dado como desaparecido na quarta-feira.

Informação

Catorze distritos estão sob aviso amarelo devido ao vento forte

Catorze distritos em Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo com previsão de vento forte, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Gustavo Veloso defende liderança da Volta na subida ao Larouco

O espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto) terá hoje mais um dia como líder da geral da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, …

Última Hora

Acidente provoca um morto no concelho do Fundão

Um homem de 50 anos morreu, hoje de madrugada, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro de mercadorias junto à localidade de Pêro Viseu, …

Região

Associação da Serra da Estrela pede recuperação de áreas ardidas

A URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela defendeu hoje a recuperação das áreas destruídas pelos incêndios naquela região…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital organiza Encontro Concelhio de Boccia Sénior

No próximo dia 1 de outubro, data em que se assinala o Dia Internacional do Idoso, o Município de Oliveira do Hospital promove um Encontro Concelhio de Boccia Sénior.