Rita Fernandes Martins apresenta “Histórias do Fogo” em livro
23 Outubro, 2019 850 visualizações

Rita Fernandes Martins apresenta “Histórias do Fogo” em livro

image_pdfimage_print

Na próxima sexta-feira, 25 de outubro, será apresentado o livro “Histórias do Fogo” da autoria de Rita Fernandes Martins. A sessão terá lugar pelas 15h30…

… na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

Em“Histórias do Fogo”, com a chancela das Edições Esgotadas, a autora apresenta “relatos de heróis com rosto” ao longo do livro povoado por “experiências de testemunhas do grande incêndio de Outubro de 2017, focadas no que de positivo este evento nos trouxe, nomeadamente a capacidade humana de entrega a algo que nos suplanta. Os heróis também têm direito a uma voz”.

“No dia 15 do Outubro mais quente de que há memória em Portugal, a minha vida mudou. E a de todos à minha volta. Um incêndio de proporções jamais vistas neste canto do mundo (e no espaço europeu) transfigurou o país e deixou marcas indeléveis na memória coletiva”, diz a autora na página oficial do livro onde pretende “contar o que realmente sucedeu nestas 24 horas e nos dias que as seguiram, o que mudou para todo o sempre na nossa paisagem interior”.

“Para que nenhuma história fique por contar. Para que nada permaneça esquecido. Para que possamos acreditar no futuro. “, acrescenta Rita Fernandes Martins, residente em Barril do Alva, sobre o livro onde há espaço para o trauma e para a esperança, com testemunhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, e Santa Comba Dão.

 

 

 

Anterior Oliveira do Hospital acolhe 6.º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação
Seguinte Município de Oliveira do Hospital nomeado para o prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019”

Notícias Relacionadas

Última Hora

BLC3 inaugurou pólo em Macedo de Cavaleiros

Foi inaugurado, na sexta-feira, em Macedo de Cavaleiros, um polo que servirá como uma incubadora de empresas, desenvolvendo ideias e estimulando…

Sociedade

Góis apresenta Programa Estratégico de Reabilitação Urbana

O Município de Góis apresenta, no dia 9 de junho, pelas 21h00, na Casa Cultural de Góis, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU).

Educação

Ensinar é Voar: Sessão para pais sobre “O Tempo de Qualidade em Família”

No próximo dia 9 de dezembro, entre as 18h e as 20h, a equipa do projeto Ensinar é Voar dinamiza uma sessão…

Região

Colocação da primeira pedra da “Escola de Todos Nós” em Midões

Decorre amanhã, dia 6 de fevereiro, às 15h00, a cerimónia de colocação da “Primeira Pedra”, que marca o início das obras de reabilitação do Infantário de Midões, em Tábua, três

Última Hora

Iate naufraga na Figueira da Foz, tripulantes sem ferimentos

Um iate naufragou hoje ao largo da Figueira da Foz, em frente à praia da Leirosa, sul do rio Mondego, sem causar mortes ou feridos, disse à agência Lusa ….

Informação

Município de Góis aposta em ações de sensibilização na prevenção de incêndios e limpeza da floresta

O Município de Góis tem em curso a limpeza de todos os espaços sob sua administração, inseridos em áreas de faixas de gestão de combustíveis dos aglomerados populacionais bem como

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre as autárquicas de 1 de outubro

De regresso à Rádio Boa Nova, com o habitual espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira as eleições autárquicas do próximo dia 1 de outubro.

Última Hora

Funeral do jovem que faleceu vítima do acidente em Tábua realiza-se hoje

O funeral de João Soares, o jovem de 18 anos que faleceu após um acidente de viação na segunda-feira à noite, vai decorrer hoje pelas 19h00, em Tábua.

Sociedade

Operação de Marcelo concluída “com sucesso e sem complicações”

A Presidência da República informou, esta quarta-feira, que a operação de Marcelo Rebelo de Sousa foi concluída “com sucesso e sem complicações”, …

Região

Região: Prisão preventiva para suspeito de por roubos por esticão

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Lousã, no dia 14 de janeiro, deteve um homem, de 27 anos, pelo crime de roubo por esticão,

Sociedade

Ferjoia inaugurou nova ourivesaria na cidade de Oliveira do Hospital

Nome de referência no concelho e na região, a Ferjoia inaugurou, ontem, a nova loja na cidade de Oliveira do Hospital. O joalheiro Eugénio Campos e a embaixadora da marca,

Última Hora

Guarda: colisão na A25 provoca dois mortos

Duas pessoas morreram hoje na sequência de uma colisão na autoestrada A25 (Aveiro – Vilar Formoso), próximo da Guarda.