Risco máximo de incêndio em sete concelhos de quatro distritos do país
28 Maio, 2019 553 visualizações

Risco máximo de incêndio em sete concelhos de quatro distritos do país

image_pdfimage_print

Sete concelhos dos distritos Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Alcoutim (Faro), Gavião e Nisa (Portalegre), Sardoal e Mação (Santarém) e Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).

Em risco muito elevado de incêndio estão mais de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real, Braga e Bragança.

O IPMA colocou também vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco elevado.

Para os próximos dias está previsto um aumento considerável de concelhos em risco máximo e muito elevado de incêndio devido à subida da temperatura que, segundo o IPMA, deverá em alguns locais ser superiore aos 35 graus Celsius.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte, com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral oeste, em especial durante a tarde, e nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena subida da máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 9 graus (na Guarda) e os 18 (em Portalegre) e as máximas entre os 22 graus (em Aveiro) e os 34 (em Évora e Beja).

Anterior História da ligação do Rali de Portugal a Arganil em exposição no Hotel de Arganil
Seguinte Equipa “Trevo 4 folhas” promove caminhada brilhante na luta contra o cancro

Notícias Relacionadas

Região

Góis: António Costa visitou a área ardida da freguesia de Alvares

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado do Ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, estiveram ontem no concelho de Góis…

Informação

Sensibilização para a limpeza de terrenos em Góis

A Associação Florestal do Concelho de Góis e a Cooperativa Social e Agro-Florestal de Vila Nova do Ceira, no âmbito de uma ação financiada pelo Fundo Florestal Permanente e à

Informação

Tábua: Homem condenado a oito anos de prisão por tentar matar ex-namorada

Um homem de 43 anos, acusado de tentar matar por atropelamento a ex-namorada, em Tábua, foi condenado hoje, pelo Tribunal de Coimbra, a oito anos de prisão.

Última Hora

Penacova: casas ardidas isentas de IMI durante três anos

As habitações de Penacova consumidas pelas chamas nos incêndios de outubro vão estar isentas do IMI durante três anos.

Última Hora

“Erasmus + Global Week” reúne 22 países no Politécnico de Coimbra

Começou na passada segunda-feira, dia 20 de maio, a “Erasmus+ Global Week”, uma semana internacional organizada pelo Politécnico de Coimbra,…

Última Hora

Distritais do Bloco exigem conclusão do IC6

As coordenadoras distritais bloquistas de Castelo Branco, Coimbra e Guarda dizem que a conclusão do itinerário complementar para ligar…

Última Hora

Sinistralidade: 11 detenções, 247 infrações e 80 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 30 de outubro a 5 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Informação

Mário Patrão em jornada maratona no DAKAR 2019

A dura 4ª etapa terminou em Moqueada. Aí chegado, Mário Patrão não teve a habitual estrutura da KTM Factory Racing à sua espera. O piloto patrocinado pelo CRÉDITO AGRÍCOLA cumpriu

Destaque

Carnaval da Beira Serra sai pelas ruas de Lagares da Beira “seja a chover ou a nevar”

Em Lagares da Beira ultimam-se os preparativos  para o Carnaval da Beira Serra. O momento alto está reservado para a tarde de terça-feira, dia 28,…

Sociedade

ADIBER mantém abertas candidaturas para investimentos no sector primário

Segundo nota de imprensa, a ADIBER informa que,”estão abertos desde 1 de Julho passado, os Avisos de Concurso para apoio a investimentos no sector primário na Região da Beira Serra

Região

GNR recuperou cinco aves em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Lousã, apreendeu ontem, dia 28 de março, em Espariz – Tábua, cinco aves que se

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 22 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 3.º  programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do