Risco máximo de incêndio em mais de 60 concelhos no Norte e Centro. Calor mantém oito distritos sob aviso amarelo
23 Julho, 2020 359 visualizações

Risco máximo de incêndio em mais de 60 concelhos no Norte e Centro. Calor mantém oito distritos sob aviso amarelo

image_pdfimage_print

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia de possibilidade…

… de trovoada no interior Norte e Centro.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco muito elevado e elevado tão mais de 150 municípios do interior Norte e Centro e de todo o sul do país.

A exceção vai para cerca de 50 concelhos, sobretudo no litoral, nos distritos de Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal, que apresentam risco moderado a reduzido.

O risco de incêndio, que se manterá elevado em praticamente todo o país nos próximos dias, é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, até às 21h00, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Os distritos em causa são Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal e Beja.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto à radiação ultravioleta, todo o território de Portugal continental apresenta hoje um risco muito elevado, com exceção dos distritos de Portalegre, Évora e Beja que estão sujeitos a um risco extremo.

Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje é esperada nebulosidade matinal no litoral oeste de Portugal continental e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental a partir da tarde. Há ainda possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centrodurante a tarde.

Nos Açores, o céu estará muito nublado, mas com abertas, prevendo-se aguaceiros no grupo central.

Para a Madeira esperam-se períodos de céu muito nublado, embora pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira. O vento será fraco a moderado, soprando por vezes forte nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

Lisboa chegará hoje aos 34 graus celsius, Ponta Delgada aos 24 e o Funchal aos 26.

No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão oscilar entre os 19 graus de mínima e os 34 de máxima.

Anterior Fado de Coimbra vence final regional das "7 Maravilhas da Cultura Popular"
Seguinte Homem suspeito de atear fogo quando soldava portão em Fornos de Algodres

Notícias Relacionadas

Vídeos

Pedro Vaz destaca importância da acupunctura e MTC na pré doença (com vídeo)

No habitual espaço dedicado à Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa, que hoje se realizou na Rádio Boa Nova, o especialista Pedro Vaz destacou,

Informação

Motociclista ficou gravemente ferido em colisão na Estrada da Beira

Um homem de 45 anos ficou ontem, ao final da tarde, ferido com gravidade na sequência de uma colisão entre a moto em que seguia e um automóvel.

Última Hora

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital com “bons indicadores” no Ensino à Distância

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) lançou um inquérito sobre a perceção dos seus alunos relativamente ao Ensino à Distância,…

Última Hora

Desemprego baixa em Oliveira do Hospital

O desemprego está a descer no concelho de Oliveira do Hospital. Atualmente são 710 os oliveirenses sem emprego. Em janeiro eram 1038.

Desporto

Campeonato de Portuga começa este domingo. Nogueirense desloca-se ao Águias de Moradal

Campeonato de Portuga começa este domingo. Nogueirense desloca-se ao Águias de Moradal A 1ª jornada joga-se amanhã e a equipa de Nogueira do Cravo vai até ao Águias de Moradal

Última Hora

Leiria: Mulher morre em colisão com camião na A1

Uma mulher de 30 anos perdeu a vida ao início da noite de quarta-feira na sequência de uma colisão na A1, na zona de Leiria. 

Região

Região: Pai atropela filho de dois anos a fazer manobra

Um pai atropelou o filho, com cerca de dois anos, no dia de Natal, em Ribeira de Frades, uma localidade do concelho e distrito de Coimbra. Tudo ocorreu quando…

Última Hora

Coimbra: PJ investiga desaparecimento de rapariga de 16 anos

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o desaparecimento de uma jovem de Coimbra, de 16 anos, que não contacta a família desde o início desta semana.

Informação

GNR deteve 12 suspeitos de tráfico em Seia, Oliveira do Hospital e Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia detiveram no dia 12 de julho, 10 homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e 70 anos,…

Região

Mulher morreu atropelada em Viseu

Uma mulher de 64 anos morreu esta manhã vítima de um atropelamento junto à esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu.

Informação

CIM Região de Coimbra na “vanguarda” da adaptação às alterações climáticas

O Espaço Inovação Mealhada acolheu, hoje, a apresentação pública do projeto “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”.