Risco máximo de incêndio em cerca de 50 concelhos
28 Julho, 2020 336 visualizações

Risco máximo de incêndio em cerca de 50 concelhos

image_pdfimage_print

O risco de incêndio é hoje máximo em cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro e no Algarve, muito elevado em mais de uma centena de outros municípios, num dia em que se prevê uma pequena descida da temperatura.

Em risco máximo estão cinco dezenas de concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Já em risco muito elevado de incêndio estão mais de uma centena de municípios nos mesmos distritos, aos quais se juntam os de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.

Em risco elevado está o restante território de Portugal continental. Cerca de quatro dezenas de concelhos que se situam sobretudo no litoral Norte, Centro e Sul, que apresentam risco moderado a reduzido.

Portugal continental está ainda em situação de alerta devido às condições meteorológicas, uma condição que se prolonga até às 23h59 de hoje.

No âmbito da declaração da situação de alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementadas várias medidas, entre elas a “proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem”, entre outras.

O risco de incêndio calculado pelo IPMA é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje o IPMA prevê uma pequena descida da temperatura máxima, exceto no sotavento algarvio, onde deverá subir, céu nublado até meio da manhã e vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas.

As temperaturas máximas deverão variar entre os 22.º (Aveiro) e os 37.º (Castelo Branco) e as mínimas entre os 15.º (Guarda, Aveiro e Coimbra) e os 21.º (Faro).

Em Oliveira do Hospital, os termómetros variam, hoje, entre os 15 e os 29 graus.

Anterior Funeral de bombeiro de Proença-a-Nova realiza-se na terça-feira
Seguinte Mangualde: Homem de 32 anos morre em acidente com trator

Notícias Relacionadas

Região

Viseu: Feira de São Mateus arranca a 8 de agosto e conta com várias novidades

Novas esplanadas dos pavilhões das farturas, uma roda gigante de 30 metros e luz decorativa que homenageia a gastronomia beirã são algumas das novidades da 627.ª Feira de São Mateus

Informação

Nova campanha anuncia que “Chegou o Tempo” de sair e visitar o Centro de Portugal (com vídeo)

O Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentou ontem, numa conferência de imprensa em Aveiro, uma nova campanha de promoção da região.

Última Hora

Primeiro caso de Covid-19 confirmado na Madeira

Foi confirmado o primeiro caso confirmado de Covid-19 na Madeira. A informação foi revelada por Miguel Albuquerque, em conferência de imprensa na manhã desta terça-feira. Trata-se de uma…

Sociedade

Francisco Prior Claro vai ser ordenado sacerdote

O diácono Francisco Prior Claro que integrou, nos últimos anos, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, vai ser ordenado sacerdote no próximo dia 24 de junho, pelas 16h,…

Destaque

Mais de 100 crianças regressaram hoje ao pré-escolar em Oliveira do Hospital

O retomar das atividades no ensino do pré-escolar marcou, hoje, o arranque da terceira fase de desconfinamento devido à Covid-19. Esta segunda-feira, também Dia Mundial da Criança, mais de 100

Última Hora

Call Center arranca com primeiros formandos e promete “não baixar os braços” em Oliveira do Hospital

A Randstad e o Município de Oliveira do Hospital assinaram, hoje, o protocolo de instalação da unidade Call Center da Altice que, dentro de duas semanas, deverá iniciar “produção” com

Informação

Coimbra: Homem de 50 anos encontrado morto dentro de um poço

Um homem de 50 anos foi encontrado já sem vida, na noite de sábado, na localidade de Vilarinho, Lousã, em Coimbra. 

Desporto

Calendário desportivo do fim-de-semana

Este sábado, a secção de hóquei em patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital inicia a sua caminhada na Taça de Portugal.

Última Hora

Lourosa: Voluntárias produziram e distribuíram 2 500 máscaras aos 600 habitantes da freguesia

Onze mulheres aceitaram o desafio lançado pela Junta de Freguesia de Lourosa que solicitava voluntários para a produção de 2 500 máscaras a serem distribuídas pela população da freguesia, que

Destaque

ADIBER apresenta incentivos a investidores de Oliveira do Hospital

A ADIBER, em parceria com a CIM da Região de Coimbra, apresenta hoje em Oliveira do Hospital o conjunto de incentivos ao investimento e ao emprego em vigor. Para a

Última Hora

Presidente da CCDRC adianta que 90 por cento das casas ardidas em outubro estão recuperadas

Foi em Oliveira do Hospital que a presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) fez,…

Última Hora

Ano de 2017 com o “desastre natural mais caro da história de Portugal”

Os incêndios em Portugal totalizaram quase 900 milhões de euros de perdas económicas e o setor dos seguros declarou que este foi o desastre natural mais caro do país.