Rio de Mel eleita como “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação INATEL
23 Novembro, 2017 1317 visualizações

Rio de Mel eleita como “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação INATEL

image_pdfimage_print

Rio de Mel (freguesia de S. Gião), no concelho de Oliveira do Hospital, foi eleita como “Aldeia dos Sonhos”, uma iniciativa organizada pela Fundação INATEL …

… e que é dirigida às aldeias ou localidades portuguesas com 100 ou menos habitantes.

Rio de Mel, aldeia pitoresca construída em socalcos que tem 58 habitantes e integra a Rede das Aldeias de Montanha, foi a vencedora nesta 4.ª edição do projeto tendo recebido o prémio durante a cerimónia Reconhecer – Gala de Reconhecimento Social promovida por esta fundação, em Lisboa (no dia 21 de novembro).

O testemunho passou da vencedora do ano passado – Rio de Onor (Bragança) aldeia conhecida pelo seu exemplo de comunitarismo agro-pastoril e fronteira com a sua congénere espanhola formando a mesma comunidade – para S. Gião, também ela uma aldeia marcada pela vida do campo, pela produção de mel e pelos moinhos de rodízio, de montanha e de fronteira, neste caso com o Parque Natural da Serra da Estrela.

Através deste projeto, propõe-se a concretização de intenções e de desejos das pessoas que residam em localidades de pequenas dimensões, com especial atenção para as que se encontram geográfica e socialmente isoladas. Com a “Aldeia dos Sonhos” a Fundação INATEL pretende oferecer experiências de carácter turístico, cultural e desportivo que os beneficiários entendam como fazendo parte de um conjunto de vivências a que não têm ou nunca tiveram acesso, face a limitações como sejam, por exemplo, financeiras ou geográficas.

Para além de proporcionar a vivência de momentos únicos e inesquecíveis de alegria e partilha aos habitantes constitui também um contributo para a salvaguarda do nosso património histórico e cultural. À aldeia nomeada como “Aldeia dos Sonhos” será dado destaque e notoriedade cultural e turística, nomeadamente no âmbito do planeamento de visitas turísticas a realizar no âmbito da atividade da fundação.

E é nesta medida que este reconhecimento constitui também uma oportunidade de promoção do turismo solidário que faz parte dos objetivos estratégicos do Programa da Rede das Aldeias de Montanha. Como nota o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, “após os momentos difíceis que vivemos, aproxima-se o período de Natal e estamos, portanto, num período de turismo solidário. Queremos com isto dizer que vir e visitar é ajudar o concelho de Oliveira do Hospital”.

Anterior Homem internado com legionella nos Covões
Seguinte Alexandre Amado reeleito presidente da Associação Académica de Coimbra

Notícias Relacionadas

Informação

Detidos suspeitos da morte de estudante cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, após diligências de investigação que vem realizando desde o conhecimento da morte, no dia 31 de dezembro

Informação

Inscrições abertas para as Festas do Concelho de Seia 2019

Estão abertas as inscrições para os expositores interessados em participar nas Festas do Concelho de Seia, certame que decorre na praça do município e espaço envolvente, de 15 a 18

Última Hora

Rádio Boa Nova comemorou 32 anos de “resiliência e adaptação” (Com vídeo)

A Rádio Boa Nova comemorou ontem, dia 19 de março, o seu 32º aniversário com uma emissão especial de “porta aberta” realizada entre as suas instalações,…

Última Hora

Covid-19: Oliveira do Hospital tem 20 pessoas em vigilância

O concelho de Oliveira do Hospital tem 20 pessoas sob vigilância no âmbito da pandemia de Covid-19. Os números foram actualizados há instantes à Rádio Boa Nova pela Delegada de

Região

Assembleia Municipal em Penacova deu o último passo para a saída da APIN

A Assembleia Municipal de Penacova voltou a reunir na última sexta-feira, por videoconferência, a fim de aprovar os termos da saída do Município na APIN, informa o município em comunicado

Informação

Oliveira do Hospital: 1,12 hectares de área ardida em 2018

Terminada a época de incêndios, é altura fazer o balanço. Este ano, no concelho de Oliveira do Hospital, a área total ardida registada é de 1,12 hectares.

Última Hora

“Da Nossa Terra” antecipa compras da Páscoa este sábado

Este sábado, 13 de abril, é dia “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital que vai funcionar, no

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou na 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha

Decorreu no passado dia 16 de Julho, a 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, realizada em Malcata. Esta competição realizou-se em conjunto …

Última Hora

Incêndio em lar de idosos faz 16 feridos em Arganil

Um incêndio no lar da Santa Casa da Misericórdia de Arganil provocou 16 feridos esta segunda-feira de madrugada. Tiveram de ser assistidos em unidades de saúde…

Nacional

Governo assegura que área de eucalipto vai reduzir a nível nacional

O secretário de Estado das Florestas assegurou hoje, na Mealhada, que a área total de eucalipto no território nacional “é para diminuir e não para aumentar”.

Educação

AEOH esclarece alunos sobre acesso ao ensino superior e estágios do ensino profissional (com vídeo)

A sub-diretora do Agrupamento de Escolas do Oliveira do Hospital (AEOH), Cristina Borges, foi convidada desta manhã, do programa “Outras Conversas” da Rádio Boa Nova, onde esclareceu os alunos sobre

Região

Coimbra: Incêndio numa habitação provoca um morto

Um incêndio durante a madrugada numa habitação na freguesia de Castelo Viegas, no concelho de Coimbra, provocou um morto.