Repatriamento de portugueses: Missão foi um êxito. Agora é altura de fazer análises
3 Fevereiro, 2020 686 visualizações

Repatriamento de portugueses: Missão foi um êxito. Agora é altura de fazer análises

image_pdfimage_print

Dezasseis portugueses, dois diplomatas e duas cidadãs brasileiras chegaram na noite de domingo a Portugal, após uma longa espera e vários percalços.

O avião militar C-130 da Força Aérea Portuguesa cumpriu com sucesso a sua missão de repatriar da China para Portugal, devido ao surto do novo coronavírus, os 16 portugueses, dois diplomatas e duas cidadãs brasileiras que aceitaram a ajuda do Estado português.

Com aparato de ambulâncias, autoridades, jornalistas e curiosos, a Base Aérea de Figo Maduro recebeu às 20h30 deste domingo o aparelho militar, que partiu durante a tarde da base militar de Istres, a sul da cidade francesa de Marselha.

As equipas estavam preparadas com fatos próprios prontos a entrar no C-130 para desinfetá-lo, o grupo de repatriados saíram do avião com malas e máscaras e a entraram nas ambulâncias que os transportaram até ao Hospital Pulido Valente, em Lisboa, onde aceitaram ficar em “isolamento profilático” voluntário durante 14 dias, para evitar uma possível propagação do vírus que já matou 361 pessoas na China e uma nas Filipinas.

Apesar de nenhum dos cidadãos repatriados para Portugal apresentar qualquer sintoma que indique ser portador do ‘2019-nCoV’, a ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou em conferência de imprensa, que todos iriam realizar análises para despiste do vírus ainda na noite de domingo. Já os resultados, serão divulgados na manhã desta segunda-feira, numa hora ainda a definir e muitas expetativas a gerir.

No seu balanço diário, a comissão de saúde da província onde se situa Wuhan, a cidade onde começou o contágio, afirmou que foram registados 2.829 novos casos de infeção no surto de pneumonia provocado pelo novo coronavírus.

Desde dezembro já surgiram 17.205 casos em toda a China da doença que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar uma emergência mundial e que já se espalhou a 20 países, inclusive vários europeus.

Atualização às 12h00: Os resultados foram divulgados esta manhã. As análises deram negativo, segundo avança a SIC Notícias. De acordo com o Instituto Ricardo Jorge, os resultados são “preliminares”.

Anterior ASAE fechou 34 estabelecimentos de panificação e pastelaria em 2019
Seguinte Carlos Maia reeleito presidente da Concelhia do PS de Oliveira do Hospital

Notícias Relacionadas

Informação

Avoense com “distrofia muscular” desafia responsáveis a viajar na sua cadeira numa carrinha de transporte de deficientes até Coimbra

António Marques é residente em Avô e vive, duas vezes por semana, o drama do mau estado das estradas que servem o concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Aveiro: PJ deteve suspeito do crime de pornografia de menores agravado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um programador informático, com 28 anos de idade, fortemente indiciado pela prática do crime de

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Patrulha Aérea deteta corte ilegal de árvores em Espaço Florestal (Com vídeo)

A GNR, com recurso a um helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP), detetou ontem, dia 10 de setembro, perto da localidade de Rio Maior, …

Região

GNR apreende artigos contrafeitos e identifica três suspeitos em Trancoso

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a apreensão de 856 artigos alegadamente contrafeitos, avaliados em 12.400 euros, e…

Última Hora

Suspeito de atirar contra militares da GNR de Coimbra foi detido em Espanha

A Polícia Judiciária do Centro anunciou hoje ter sido detido em Espanha o homem suspeito da tentativa de homicídio de dois militares …

Informação

Oliveira do Hospital adere a Rede Solidária do Medicamento

Na próxima quinta-feira, dia 12, o Município de Oliveira do Hospital vai proceder à assinatura do protocolo com a Associação Dignitude…

Última Hora

Incêndio em Monchique já destruiu mais de 21 300 hectares

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique já destruiu mais de 21 300 hectares, metade da área ardida na região em 2003, segundo o Sistema Europeu de Informação de

Informação

Eptoradio na Rádio Boa Nova

No 6º programa Eptoradio apresentamos, na primeira parte, o Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde da Escola Profissional EPTOLIVA,…

Informação

Arganil inaugura reabilitação de ETAR da ZI da Relvinha

Concretizada a empreitada de reabilitação e beneficiação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial da Relvinha, no Sarzedo, o município de Arganil …

Informação

Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Vilar Formoso

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Vilar Formoso, deteve, no dia 10 de março, em Vilar Formoso, dois homens

Informação

Papa envia mensagem de solidariedade às vítimas dos fogos

O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios que atingiram Portugal, …