Regras para creches não garantem “risco zero mas minimizam”, garante a Diretora Geral de Saúde
13 Maio, 2020 310 visualizações

Regras para creches não garantem “risco zero mas minimizam”, garante a Diretora Geral de Saúde

image_pdfimage_print

A diretora-geral da Saúde admitiu hoje que as regras descritas na orientação da DGS sobre a reabertura das creches não garantem “risco zero” de contágio, assegurando que “minimizam” a probabilidade de infeção por covid-19.

“São regras que ajudam a minimizar o risco sem coartar o desenvolvimento normal deste grupo. Estamos a entrar num novo tipo de normalidade. Creio que não vai ser difícil para as instituições cumprirem estas indicações. [As crianças] vão brincar como é óbvio (…). Não há risco zero, mas [as regras] minimizam”, afirmou Graça Freitas.

A diretora-geral da saúde, que falava aos jornalistas na conferência de imprensa diária de ponto de situação sobre a pandemia de covid-19 em Portugal, foi confrontada com a onda de críticas que tem surgido sobre as condições de reabertura das creches e com facto de especialistas alertarem para o impacto das restrições no desenvolvimento das crianças.

“A DGS [Direção-Geral da Saúde] emitiu um conjunto de boas práticas. Foram feitas conjuntamente com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social e outros parceiros. Tentamos conciliar o melhor de dois mundos. Permitir atividades lúdicas aos meninos com regras”, disse Graça Freitas.

com noticiasaominuto.com

Anterior Investigadores da UC utilizam resíduos do fruto da nogueira para o combate a nemátodes parasitas de plantas
Seguinte Penacova identificou 650 situações para apoio durante o Estado de Emergência

Notícias Relacionadas

Destaque

Câmara avança com inquérito para avaliar qualidade das refeições escolares

A vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva, informou na última reunião da Assembleia Municipal, que “vai passar um inquérito”…

Informação

Turismo do Centro marca presença nas principais feiras de férias e viagens

O Turismo Centro de Portugal vai estar presente, com espaços próprios, em três importantes feiras de férias e viagens que irão acontecer nos próximos dias: a Feira das Viagens, a Mundo Abreu e a Roadshow Publituris.

Informação

Chuva torrencial provocou 22 inundações na cidade De Viseu

O mau tempo, nomeadamente a chuva forte que ontem caiu em Viseu, provocou 22 inundações nas imediações do Palácio do Gelo, do Continente e nas zonas de Marzovelos e Orgens.

Última Hora

Município de Penacova entregou Prémios de Mérito Escolar

A Câmara Municipal de Penacova promoveu a quinta edição da Cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito Escolar, que homenageou os 58 alunos dos estabelecimentos de ensino escolar do concelho

Informação

Jovem sofre queimaduras graves em fábrica de Nelas

Um jovem de 23 anos sofreu, na manhã desta segunda-feira, queimaduras graves enquanto manuseava um arco elétrico na fábrica Luso Finsa, na vila de Nelas, distrito de Viseu.

Sociedade

Miguel Ventura toma posse para mais um mandato na liderança da Adiber

Está marcada para dia 30 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos órgãos sociais da ADIBER até 2018. Miguel Ventura mantém-se na liderança.

Cultura

Tábua promove integração de residentes estrangeiros em Encontro de Culturas

O Encontro de Culturas do Município de Tábua, que este ano se realiza nos dias 08, 09 e 10 de junho, pretende sensibilizar para “a existência de uma comunidade estrangeira”

Última Hora

Ocupante  de carro de rali que caiu ao rio encontrado sem vida

Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. Uma pessoa morreu no acidente e outra foi transportada para o hospital.

Última Hora

ASAE instaura 66 processos de contraordenação em operação Black Friday

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realizou, a nível nacional, durante cerca de uma semana, uma operação de fiscalização direcionada à verificação do cumprimento das regras legais do exercício

Última Hora

Câmara Municipal de Arganil vai integrar Rede Nacional de Arte Rupestre

A Câmara Municipal de Arganil, representada pela Vice-Presidente, Paula Dinis, consolidou a intenção de constituir a Rede Nacional de Arte Pré-história, numa cerimónia que teve lugar no Museu de Arte

Informação

Mulher morreu afogada num tanque de rega em aldeia da Guarda

Uma mulher de 90 anos morreu ontem afogada dentro de um tanque de rega em Aldeia do Bispo, Guarda, …

Última Hora

Rádio Boa Nova homenageou 30 nomes que “são certamente dos melhores” do concelho e da região

A Rádio Boa Nova acrescentou mais cinco personalidades à lista dos 25 nomes já distinguidos em 2011, por ocasião dos 25 anos da rádio. Serafim Marques, Francisco Antunes, Mário Alves,