Região: Fogo em Alvaiázere que mobilizou oito meios aéreos está em fase de resolução
11 Julho, 2019 851 visualizações

Região: Fogo em Alvaiázere que mobilizou oito meios aéreos está em fase de resolução

image_pdfimage_print

Cerca de três horas depois do alerta, o incêndio que deflagrou ao início da tarde em Alvaiázere, no distrito de Leiria, e que obrigou ao corte da A13, …

… estava em “fase de resolução”, no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). No local mantêm-se ainda 278 operacionais, apoiados por 80 veículos e, pelas 17h26, sete meios aéreos, menos do que aquando do alerta.

Refira-se que em “fase de resolução”, significa que o incêndio não está extinto mas não representa “perigo de propagação para além do perímetro já atingido”, ou seja, está dominado pelos operacionais.

Há uns minutos, em declarações à agência Lusa, já a presidente do Município de Alvaiázere, Célia Marques, informava que o fogo está “na zona de Melgaz”, e apresentava uma frente ativa, depois de ter tido duas.

Mais, dizia a autarca a essa hora, “se as condições atmosféricas não se alterarem, o fogo poderá ficar controlado em breve. A preocupação é o vento que se poderá levantar”, explicou, garantindo que continua a não haver habitações em risco.

A autarca acrescentou que a A13 foi encerrada entre os nós de Cabaços e Avelar, “não só devido ao fumo, mas também porque uma das vertentes se encontrava a arder perto” da via, entre o Barqueiro e Cabaços.

Fonte da GNR disse à Lusa, que, às 16h50, a A13 ainda se encontrava encerrada ao trânsito. As alternativas são a estrada nacional 110 e o itinerário complementar 8.

O incêndio deflagrou ao início da tarde de hoje numa zona florestal e chegou a ter duas frentes ativas na localidade de Melgaz, freguesia de Pussos São Pedro, em Alvaiázere. O alerta foi dado por um vigia, pelas 14h16.

Com: lusa.pt

Anterior Atrasos nas obras da Casa da Cultura e Colégio B. G. de Mascarenhas atingiram o “limite”. Autarquia vai aplicar coimas
Seguinte Arganil refloresta dois mil hectares com espécies autóctones

Notícias Relacionadas

Sociedade

Conversas com Barriguinhas regressam com sessão ao ar livre em Cantanhede

As Conversas com Barriguinhas estão de regresso com os seus eventos presenciais ao ar livre com uma sessão especial…

Informação

GNR sinalizou mais de 41 mil idosos a viver sozinhos ou isolados

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação “Censos Sénior”.

Última Hora

Incêndio em Nelas mobiliza 161 operacionais

Um incêndio que deflagrou cerca das 14h57 na freguesia de Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, mobiliza 161 operacionais, apoiados por 48 viaturas e um meio aéreo.

Última Hora

Neve, chuva e vento colocam o país em “alerta”

Os distritos da Guarda e Castelo Branco estão hoje sob ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de queda de neve acima dos 1.200 metros.

Destaque

Preocupação com “urgências” marca 72º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

O fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e a dificuldade em prestar o melhor socorro às populações marcaram, ontem,…

Informação

Rui Rio encontrou “uma realidade pior do que estava à espera” em Oliveira do Hospital

O presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Rui Rio, disse que encontrou em Oliveira do Hospital “uma realidade pior do que estava à espera” no que toca à situação

Sociedade

Preocupações com o DLBC marcam tomada de posse na ADIBER

A tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da ADIBER que, ontem, decorreu perante a presença de mais de meia centena de Parceiros de toda a Região,…

Informação

Mundo: Trump é o novo presidente dos Estados Unidos da América

Este é o primeiro discurso de Donald Trump, esta madrugada eleito o 45º. presidente dos Estados Unidos da América.

Informação

Coimbra: Corpo de homem encontrado no rio Mondego

O corpo do homem desaparecido na quarta-feira foi encontrado ontem, no rio Mondego, em Coimbra.

Nacional

Papa Francisco só visitará Fátima na visita a Portugal

O papa Francisco confidenciou, no domingo, ao cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que apenas deseja visitar Fátima em 2017, optando por não se deslocar a mais nenhuma localidade portuguesa.

Região

Homem morreu em Trancoso quando instalava tenda para festejos de Natal

Um homem de 27 anos morreu ontem, em Trancoso, na sequência de uma queda de uma altura de cerca de dez metros.

Informação

Ensino superior comemora 15 anos em Oliveira do Hospital

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital completou, no passado dia 5 de novembro, 15 anos.