Região: Fogo em Alvaiázere que mobilizou oito meios aéreos está em fase de resolução
11 Julho, 2019 814 visualizações

Região: Fogo em Alvaiázere que mobilizou oito meios aéreos está em fase de resolução

image_pdfimage_print

Cerca de três horas depois do alerta, o incêndio que deflagrou ao início da tarde em Alvaiázere, no distrito de Leiria, e que obrigou ao corte da A13, …

… estava em “fase de resolução”, no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). No local mantêm-se ainda 278 operacionais, apoiados por 80 veículos e, pelas 17h26, sete meios aéreos, menos do que aquando do alerta.

Refira-se que em “fase de resolução”, significa que o incêndio não está extinto mas não representa “perigo de propagação para além do perímetro já atingido”, ou seja, está dominado pelos operacionais.

Há uns minutos, em declarações à agência Lusa, já a presidente do Município de Alvaiázere, Célia Marques, informava que o fogo está “na zona de Melgaz”, e apresentava uma frente ativa, depois de ter tido duas.

Mais, dizia a autarca a essa hora, “se as condições atmosféricas não se alterarem, o fogo poderá ficar controlado em breve. A preocupação é o vento que se poderá levantar”, explicou, garantindo que continua a não haver habitações em risco.

A autarca acrescentou que a A13 foi encerrada entre os nós de Cabaços e Avelar, “não só devido ao fumo, mas também porque uma das vertentes se encontrava a arder perto” da via, entre o Barqueiro e Cabaços.

Fonte da GNR disse à Lusa, que, às 16h50, a A13 ainda se encontrava encerrada ao trânsito. As alternativas são a estrada nacional 110 e o itinerário complementar 8.

O incêndio deflagrou ao início da tarde de hoje numa zona florestal e chegou a ter duas frentes ativas na localidade de Melgaz, freguesia de Pussos São Pedro, em Alvaiázere. O alerta foi dado por um vigia, pelas 14h16.

Com: lusa.pt

Anterior Atrasos nas obras da Casa da Cultura e Colégio B. G. de Mascarenhas atingiram o “limite”. Autarquia vai aplicar coimas
Seguinte Arganil refloresta dois mil hectares com espécies autóctones

Notícias Relacionadas

Sociedade

Terceiro período arranca hoje com aulas à distância

O terceiro período letivo arranca hoje, mas a maioria dos alunos já não regressa à escola e continua a estudar à distância, num modelo que pais, diretores escolares… … e

Educação

Associação de Estudantes do AEOH reivindica por conclusão de obras na escola “em prol do bem-estar dos alunos”

A Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) continua a reivindicar pela “melhoria das condições das infraestruturas da escola sede”, nomeadamente a remoção do “amianto

Nacional

GNR realiza operação “Floresta Segura 2020”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, desde o dia 15 de janeiro e até 6 de dezembro, em todo o Território Nacional, a operação “Floresta Segura 2020”, através do Serviço

Região

Arganil defende debate sobre ordenamento florestal

A Câmara de Arganil considera que várias das conclusões do relatório da comissão técnica independente sobre os incêndios de outubro de 2017 vão ao encontro da posição do município, que

Informação

Politécnico da Guarda associa-se a marcha em homenagem ao estudante cabo-verdiano que morreu

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai associar-se à marcha solidária marcada para sábado, naquela cidade, em homenagem ao estudante cabo-verdiano que morreu no dia 31 de dezembro, em Bragança.

Informação

Empresário de Viseu foi detido por suspeita simulação de roubo para burlar seguradora  

  A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou três suspeitos, e deteve um deles, pela presumível autoria da prática dos crimes de burla relativa a seguro, …

Informação

Autarca de Alvoco das Várzeas satisfeito por requalificação da EN 230 até ao Parente

O presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas está satisfeito com o avanço da requalificação da Estrada Nacional (EN) 230, entre a Ponte das Três Entradas e Alvoco

Região

Novo caso de idoso encontrado carbonizado após perder controlo de queimada

Um idoso de 81 anos de idade foi encontrado carbonizado pelos bombeiros numa queimada, na freguesia de Lobão, em Santa Maria da Feira.

Última Hora

Nogueirense promove palestra com Tarantini Vaz

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) vai realizar uma palestra com o preletor convidado Tarantini Vaz, com o tema “Sonha, Desafia-te, Concretiza”, …

Cultura

Faleceu o Dr. Francisco Correia das Neves

Francisco Correia das Neves nasceu em Oliveira do Hospital a 3 de setembro de 1929. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, titular de um vasto currículo na sua área

Informação

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Região

Neve corta duas estradas no norte do distrito de Viseu

A queda de neve obrigou hoje de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse à agência Lusa fonte da