Região do Dão ambiciona ter os vinhos com a maior qualidade do país
18 Setembro, 2019 301 visualizações

Região do Dão ambiciona ter os vinhos com a maior qualidade do país

image_pdfimage_print

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) disse hoje, a propósito do 111.º aniversário daquela região demarcada, …

… que ambiciona que o Dão produza dos vinhos mais caros, logo de maior qualidade, do país.

Arlindo Cunha faz notar que “há muitas décadas que se diz que o Dão é a Borgonha portuguesa e, como é sabido, Borgonha é a região de França onde os vinhos são mais caros, mesmo mais caros do que em Bordéus”. Portanto, o objetivo é que “o Dão seja a região dos vinhos mais caros, o que quer dizer que seremos os melhores vinhos”, ambiciona o responsável.

O Dão é “a segunda região demarcada mais antiga do país, a seguir à região do vinho do Porto e, em matéria de não licorosos, ou seja, de mesa, é a primeira e foi criada pelo então ministro Ferreira do Amaral”.

Atualmente, a região “está a crescer e o objetivo é continuar a crescer, mas, sobretudo, acrescentando valor”, até porque “os vinhos do Dão são hoje os segundos vinhos com preço mais elevado no mercado nacional”.

O objetivo é “continuar por essa senda, porque o que importa nem é tanto produzir em quantidade, embora também seja importante, mas é importante se for com a criação de valor, ou seja, com uma melhoria gradual dos preços, porque para haver bons vinhos tem de haver boas vinhas e nós só podemos pagar com justiça aos produtores se se conseguir vender melhor”, considerou Arlindo Cunha.

Anterior Sertã: Homem detido suspeito do crime de fogo florestal
Seguinte Acidente com autocarro de 52 estudantes na Covilhã provoca um ferido grave

Notícias Relacionadas

Região

Chuva regressa amanhã e ficará, pelo menos, até domingo

A chuva regressa ao território do continente na sexta-feira e prolonga-se pelo menos até domingo, prevendo-se ainda vento forte e queda de neve, segundo a meteorologista Maria João Frada.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “A oferta e a procura do interior precisam das pessoas”

Em mais um espaço de opinião “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha hoje para a redução do desemprego nos municípios do Pinhal Interior Norte, tal como foi indicado pelo diretor

Informação

CDU contactou com população e trabalhadores de Oliveira do Hospital

Ontem, dia 15 de maio, uma delegação da CDU realizou uma ação de contacto com a população de Oliveira do Hospital por ocasião da Feira mensal.

Última Hora

Camião de bovinos despistou-se na A17 e obrigou ao corte de trânsito

Um acidente com uma viatura pesada de mercadorias ocorreu na madrugada desta sexta-feira, mas ao início da manhã o trânsito ainda se encontrava cortado.

Desporto

FCOH reage através de comunicado a “insinuações e alguma desinformação” após o ultimo jogo do Campeonato que ditou a descida do clube oliveirense.

O jogo da última jornada do Campeonato de Portugal Prio que se realizou no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital frente ao Pampilhosa, que terminou com o empate 1-1 e com

Destaque

Marchas Populares de Oliveira do Hospital à espera de serem “as melhores de sempre”

Está por aí mais uma edição das Marchas Populares de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece na noite do próximo sábado, dia 18 de junho, pelas 20h30,…

Última Hora

FCOH e AD Lagares da Beira, com sortes diferentes nos distritais AFC

Futebol No Distrital de Honra da AFC, o FCOH foi empatar 0-0 no Eirense e mantém a 1ª posição na classificação. Na próxima jornada a equipa oliveirense recebe o Febres.

Informação

Morreu capelão do Santuário de Fátima quando se preparava celebrar missa da tarde

O capelão do Santuário de Fátima, padre Carlos Silva, de 59 anos, morreu na terça-feira à tarde quando se preparava para celebrar a missa das 16h30, revelou o Santuário de

Informação

ADIBER assume vice-presidência da Federação Minha Terra

Em eleição intercalar, a ADIBER foi eleita por unanimidade para a Vice-presidência da Federação Minha Terra. 

Informação

Acidente no Poço do Gato provoca ferido em estado grave

Um acidente na Estrada Nacional 17, na conhecida zona do Poço do Gato provocou, ontem à noite, um ferido em estado grave.

Região

Vice-presidente e diretores de unidades orgânicas do IPG tomaram posse

No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decorreu dia 15 de Janeiro a cerimónia de tomada de posse do novo vice-presidente, da diretora da Unidade de Investigação…

Informação

Universidade de Coimbra visitada por mais de 300 mil turistas em 2015

A Universidade de Coimbra (UC) foi visitada em 2015 por 300 mil turistas, 90 por cento dos quais estrangeiros, disse hoje o reitor da instituição, João Gabriel Silva.