Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital reuniu em Fórum de Planeamento Participativo
6 Dezembro, 2018 651 visualizações

Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital reuniu em Fórum de Planeamento Participativo

image_pdfimage_print

Os parceiros que constituem a Rede Social de Oliveira do Hospital reuniram num Fórum de Planeamento Participativo com o objetivo de apoiar a realização do Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Social local, documentos que se encontram em fase de revisão.

Com a realização deste Fórum de Planeamento Participativo, o núcleo executivo da Rede Social concelhia pretendeu também tornar os instrumentos de planeamento concelhio o mais partilhados e participados possível, com a participação e envolvimento de todos os parceiros da Rede Social.

Nesse sentido foram dinamizados três encontros descentralizados para auscultação de todos os atores com intervenção na área social, que decorreram no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô; no Centro de Recreio e Convívio de Alvoco das Várzeas; e na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira, com envolvimento das instituições das respetivas localidades.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, as três sessões amplamente participadas visaram o diagnóstico participado das problemáticas concelhias e apresentação de contributos e propostas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Social, sendo que na última o grupo participante foi reforçado com elementos de entidades externas relacionadas com as áreas específicas em discussão.

Foram identificadas seis áreas prioritárias: envelhecimento; saúde; emprego; educação/ empowerment; novas formas de pobreza/habitação; isolamento/despovoamento/mobilidade, relativamente às quais os membros presentes, divididos em grupos, apontaram ações para a sua resolução que agora serão analisadas pelo núcleo executivo da Rede Social e em sede do Conselho Local de Ação Social de Oliveira do Hospital.

O vereador da Ação Social, José Francisco Rolo, defendeu que “após os incêndios de outubro de 2017, era imperioso rever o diagnóstico social do concelho. Após estes encontros, assinalamos que possuímos uma rede social espontânea e criativa, muito participativa e alinhada com os desafios que se colocam no setor social: a demografia, a deficiência, o envelhecimento, as novas formas de pobreza, e a necessidade de inovação social em toda a linha, com prioridades de intervenção bem definidas e desenvolvidas em rede”.

Anterior Associação de Estudantes da EPTOLIVA conta com novos Órgãos Sociais
Seguinte Viseu: Feira de S. Mateus nomeada para os prémios dos Festivais Ibéricos

Notícias Relacionadas

Informação

Arquivo Municipal pretende preservar a memória material do concelho de Oliveira do Hospital

O recém-criado Arquivo Municipal de Oliveira do Hospital é fruto da vontade do executivo municipal oliveirense, presidido por José Carlos Alexandrino, com a preocupação de assegurar a preservação da memória

Informação

Bibliotecas: Serviço Educativo apresenta “A incrível aventura de Risquinhas… A saga continua”

O Serviço Educativo das Bibliotecas Municipais apresenta, no dia 21 de novembro 14h30m e no dia 22 de novembro às 21h30m, …

Informação

Festival Municipal da Canção realiza-se no sábado em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 2 de junho, realiza-se a terceira edição do “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que este ano, …

Região

Tarouca: Homem detido após ameaçar companheira de morte com uma faca

O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Posto Territorial de Tarouca, deteve, esta segunda-feira, em flagrante delito um homem com 35 anos, pela suspeita de prática de violência

Informação

Viseu: GNR apreende armas roubadas ao exército suíço

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR por posse de armas que …

Informação

Éder vai ser homenageado pela Câmara e Associação de Futebol de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra vão homenagear Éderzito António Macedo Lopes, mais conhecido por Éder.

Região

Região: Pai atropela filho de dois anos a fazer manobra

Um pai atropelou o filho, com cerca de dois anos, no dia de Natal, em Ribeira de Frades, uma localidade do concelho e distrito de Coimbra. Tudo ocorreu quando…

Última Hora

Praia Fluvial de Avô hasteou bandeiras “Praia Acessível” e “Praia da Rede de Aldeias do Xisto”

A Praia Fluvial de Avô, que após as intempéries causadas pelas enxurradas esteve interdita, reúne agora as condições necessárias e encontra-se apta a banhos.

Informação

Tábua é município “Amigo do Desporto”

O Município de Tábua foi distinguido, no dia 17 de novembro, com o galardão “Município amigo do Desporto 2016” na Gala do XVII Congresso da …

Região

Skyroad Granfondo Serra da Estrela realiza-se a 10 de julho

O maior dos desafios, no mais fantástico dos cenários está de regresso. O Skyroad Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 10 de julho,…

Região

PJ deteve suspeito de tentar incendiar uma casa de madeira na Praia de Mira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um homem suspeito de tentar incendiar uma casa de apoio, com recurso a uma pinha, na Praia de

Informação

Luta contra o plástico marca Dia Mundial do Ambiente

O apelo para a mudança de comportamentos está hoje no centro das iniciativas de associações, empresas, autarquias e Governo, no Dia Mundial do Ambiente, …