Rede de postos de vigia de incêndios rurais já está em funcionamento
8 Maio, 2020 428 visualizações

Rede de postos de vigia de incêndios rurais já está em funcionamento

image_pdfimage_print

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que os 77 postos da Rede Nacional de Postos de Vigia para vigilância e deteção de incêndios rurais entraram em funcionamento na quinta-feira e vão estar ativos até 6 de novembro.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, estes 77 postos de vigia, que constituem a rede primária, são coordenados pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2020.

O MAI refere que foram contratados para estes 77 postos de vigia 300 operadores de vigilância, que asseguram o seu funcionamento 24 horas por dia. A rede secundária, constituída por 153 postos de vigia, estará ativa de 29 de junho até 15 de outubro.

Durante este período, a Rede Nacional de Postos de Vigia será composta por 230 postos e 920 operadores.

O Ministério tutelado por Eduardo Cabrita salienta que este ano foi feito um balanceamento de cinco postos de vigia da rede secundária para a rede primária, permitindo “uma cobertura mais completa e eficaz do território nacional”, nomeadamente nos distritos de Vila Real, Castelo Branco e Aveiro.

O MAI adianta que a atividade da Rede Nacional de Postos de Vigia na área da vigilância e deteção de incêndios rurais nascentes permite “uma intervenção dos meios de combate de forma mais célere e precisa”.

Além do alerta às entidades responsáveis pelo combate, a rede de postos de vigia contribui ainda para a georreferenciação da ocorrência, através do processo de triangulação e da produção de informação complementar útil de apoio à decisão operacional.

Anterior Covid-19:  1.114 mortos e 27.268 infetados em Portugal
Seguinte Seia: PJ deteve homem suspeito de tentativa de quatro homicídios

Notícias Relacionadas

Região

Associação de vítimas dos incêndios não pede desculpa ao ministro da Agricultura

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) recusa-se a pedir desculpa ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que ontem desmentiu…

Região

Homem morre soterrado em Castro Daire

Um homem de 49 anos morreu, esta terça-feira, soterrado numa vala com cerca de cinco metros de profundidade, em Pepim, Castro Daire, distrito de Viseu.

Última Hora

Arganil defende debate sobre ordenamento florestal

A Câmara de Arganil considera que várias das conclusões do relatório da comissão técnica independente sobre os incêndios de outubro de 2017 vão ao encontro da posição do município, que

Informação

Governo diz que já foram pagos 66 milhões aos agricultores lesados em 2017

O Ministério da Agricultura desmente o Movimento Associativo de Apoio às Vítimas de Midões (MAAVIM) quanto às ajudas aos agricultores lesados pelos incêndios de 2017, informando que os apoios pagos

Última Hora

Especialista em fogos diz que “falhámos todos” nos incêndios de Junho e de Outubro

Domingos Xavier Viegas, especialista em incêndios florestais e responsável pelo relatório ao grande incêndio de Pedrógão Grande disse em Oliveira do Hospital que, quer naquele incêndio, quer no de outubro,

Informação

Calendário desportivo do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, este sábado, dia 1 de fevereiro, a 20ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

Cerca de 200 profissionais assistiram à formação à distância da CIM Região de Coimbra

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, enquanto entidade formadora acreditada, realizou nos últimos dois meses um conjunto de ações de formação em regime de formação à distância,…

Informação

Município de Oliveira do Hospital oferece fruta aos alunos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai oferecer fruta, ao longo de todo o ano letivo 2017/2018, aos alunos do pré-escolar e do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas

Informação

Sinistralidade: 645 infrações e 80 acidentes na última semana no distrito e Coimbra

A semana de 26 de novembro a 2 de dezembro ficou marcada por 645 infracções e a ocorrência de 80 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra.

Região

18 detenções, 482 infrações e 81 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 31 de julho a 6 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e

Última Hora

Região: Unidade de Ação Fiscal da GNR desmantelou rede de contrafação

A Unidade de Acção Fiscal, através do Destacamento de Acção Fiscal de Coimbra, desmantelou nos dia 19 e 20 de fevereiro, “uma rede organizada que se dedicava ao fabrico e

Última Hora

Oliveirense João Barreiros apresenta livro “Se eu pudesse amava-te”

O oliveirense João Barreiros apresenta, no próximo domingo, dia 19 de agosto, pelas 15h00, em Vilela, Oliveira do Hospital, o seu terceiro livro “Se eu pudesse amava-te”.