Rede de Aldeias de Montanha aprova Plano de Atividades
10 Março, 2017 1671 visualizações

Rede de Aldeias de Montanha aprova Plano de Atividades

image_pdfimage_print

A direção e a Assembleia Geral da ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, entidade gestora da Rede de Aldeias de Montanha, reuniram  no passado dia 3 de março.

O encontro teve lugar em Seia, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) presidido por José Francisco Rolo, presidente da ADIRAM, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo que não deixou de se referir ao simbolismo da reunião da direção decorrer em Seia.

Carlos Filipe Camelo, que manifestou a disponibilidade da autarquia de Seia em continuar a colaborar ativamente com a ADIRAM, sublinhou ainda o ‘salto’ que o projeto Aldeias de Montanha deu, passando de projeto municipal para uma rede de âmbito intermunicipal com evidentes ganhos para a região.

A estas palavras, José Francisco Rolo prestou o justo reconhecimento pela generosidade e ato de partilha, do Município de Seia para com a região, do projeto piloto da Rede de Aldeias de Montanha iniciado no concelho de Seia, “e que se revelou um sucesso e se projetou como uma marca que se vai gradualmente reforçando”. A rede, agora alargada a oito municípios abrangendo 41 aldeias, constitui um “exemplo de partilha de boas práticas e de envolvimento e desenvolvimento comunitário de base local – são necessários mais projetos como este no Portugal profundo: agarrar as nossas qualidades e promovê-las como fatores de desenvolvimento e criação de riqueza; passar das palavras aos atos”, disse.

Coube ao presidente da Direção, José Francisco Rolo apresentar o Plano de Atividades que integra várias ações aglutinadas em quatro eixos fundamentais: Comunicação, Animação, Sustentabilidade, e Sinalética da Rede de Aldeias de Montanha, e que foi elaborado tendo em conta a, recentemente, aprovada Estratégia de Eficiência Coletiva através do PROVERE iNature, componente Aldeias de Montanha.

A forte aposta no Turismo de Natureza e Valorização de Áreas Protegidas; a afirmação da marca Serra da Estrela como aldeias únicas e experiências autênticas; a estreita parceria e vínculo institucional entre ADIRAM e municípios associados; bem como o enfoque na operacionalidade para executar o Plano de Animação da Rede assumem-se como grandes objetivos, destacando-se ainda a implementação de uma Grande Rota para a valorização turística e ambiental do Rio Alva.

José Francisco Rolo, que é também vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, acredita “que os vários parceiros se vão empenhar em executar todas as ações o que permitirá criar condições para o acesso ao prémio de execução e demonstrar a capacidade da ADIRAM junto dos parceiros e da CCDRC, quanto à valia da marca Aldeias de Montanha enquanto aldeias únicas.

Destacou também alguns projetos em curso, nomeadamente a parceria estabelecida com a Fundação Vodafone para a “implementação de uma rede informal de cuidados de saúde com recurso às novas tecnologias no âmbito de um inovador projeto IOT (Internet of Things)”.

Refira-se ainda que a Rede de Aldeias de Montanha tem diversas aldeias candidatas ao concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias” tendo a ADIRAM prestado apoio técnico na formalização das mesmas, ambicionando-se a execução de projetos de inovação e de promoção da qualidade de vida nestas aldeias.

De seguida, o Plano de Atividades e Orçamento foi apresentado em Assembleia Geral presidida por Jorge Brito, o qual foi aprovado por unanimidade.

 

Anterior Jovem de 12 anos produz vídeo de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital
Seguinte Oliveira do Hospital vai avançar com Centro de Competências do Queijo Serra da Estrela

Notícias Relacionadas

Última Hora

Agentes de viagens espanhóis e portugueses reuniram-se no Centro de Portugal

Representantes de agências de viagens espanholas e portuguesas passaram três dias no Centro de Portugal, na 2.ª Cimeira Ibérica da Aliança das Agências de Viagens.

Última Hora

Um morto em atropelamento ferroviário na linha do norte

Uma pessoa morreu, ontem à noite, num atropelamento ferroviário em Bencanta, Coimbra, confirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A linha do Norte esteve condicionada.

Região

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

Amanhã, 11 de fevereiro realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”.

Sociedade

Bispo de Coimbra apelou à renovação do amor familiar na Festa da Família de Oliveira do Hospital

A Unidade Paroquial de Oliveira do Hospital realizou, ontem,  a Festa das Famílias e comemorou os 25 anos da segunda Unidade do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM), …

Sociedade

Dominados dois dos três fogos que deflagraram no domingo em Mangualde

Dois dos três incêndios que deflagraram na tarde de domingo em Mangualde, no distrito de Viseu, estão hoje de manhã em resolução, mantendo-se ativo um, de acordo com a Proteção

Região

Incêndio em lar de idosos faz 16 feridos em Arganil

Um incêndio no lar da Santa Casa da Misericórdia de Arganil provocou 16 feridos esta segunda-feira de madrugada. Tiveram de ser assistidos em unidades de saúde…

Última Hora

Aldeias de Montanha: VII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

  Alvoco das Várzeas é palco da 7ª edição do evento “Tradição e Transmissão”, a decorrer entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Última Hora

Lucinda Maria apresenta novo livro em Lagares da Beira

O livro “Sonho?… Logo, Existo!” de Lucinda Maria vai ser apresentado sexta-feira, dia 26 de janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira. Trata-se do mais recente livro

Última Hora

 “Noite do Queijo” anima Mercado Municipal no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela

Promovido pela organização Oliveira no Coração, com a parceria do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital,

Última Hora

CIM Região de Coimbra apoia 28 empresas num investimento superior a 5,5 milhões de euros

Vinte e oito empresas beneficiam do apoio comunitário proposto pela CIM Região de Coimbra, no âmbito do Programa Sistema de Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E) do Centro 2020

Informação

Atropelamento no IP3 fez dois feridos

Um atropelamento ocorrido no IP3, ontem, na zona de Cunhedo, Penacova, fez dois feridos, um deles grave, confirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.

Última Hora

País: Sismo de 3.1 sentido na região de Beja

Um sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter com epicentro a cerca de oito quilómetros a nordeste de Almodôvar, distrito de Beja, foi hoje sentido no continente.