Rede de Aldeias de Montanha aprova Plano de Atividades
10 Março, 2017 1703 visualizações

Rede de Aldeias de Montanha aprova Plano de Atividades

image_pdfimage_print

A direção e a Assembleia Geral da ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, entidade gestora da Rede de Aldeias de Montanha, reuniram  no passado dia 3 de março.

O encontro teve lugar em Seia, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) presidido por José Francisco Rolo, presidente da ADIRAM, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo que não deixou de se referir ao simbolismo da reunião da direção decorrer em Seia.

Carlos Filipe Camelo, que manifestou a disponibilidade da autarquia de Seia em continuar a colaborar ativamente com a ADIRAM, sublinhou ainda o ‘salto’ que o projeto Aldeias de Montanha deu, passando de projeto municipal para uma rede de âmbito intermunicipal com evidentes ganhos para a região.

A estas palavras, José Francisco Rolo prestou o justo reconhecimento pela generosidade e ato de partilha, do Município de Seia para com a região, do projeto piloto da Rede de Aldeias de Montanha iniciado no concelho de Seia, “e que se revelou um sucesso e se projetou como uma marca que se vai gradualmente reforçando”. A rede, agora alargada a oito municípios abrangendo 41 aldeias, constitui um “exemplo de partilha de boas práticas e de envolvimento e desenvolvimento comunitário de base local – são necessários mais projetos como este no Portugal profundo: agarrar as nossas qualidades e promovê-las como fatores de desenvolvimento e criação de riqueza; passar das palavras aos atos”, disse.

Coube ao presidente da Direção, José Francisco Rolo apresentar o Plano de Atividades que integra várias ações aglutinadas em quatro eixos fundamentais: Comunicação, Animação, Sustentabilidade, e Sinalética da Rede de Aldeias de Montanha, e que foi elaborado tendo em conta a, recentemente, aprovada Estratégia de Eficiência Coletiva através do PROVERE iNature, componente Aldeias de Montanha.

A forte aposta no Turismo de Natureza e Valorização de Áreas Protegidas; a afirmação da marca Serra da Estrela como aldeias únicas e experiências autênticas; a estreita parceria e vínculo institucional entre ADIRAM e municípios associados; bem como o enfoque na operacionalidade para executar o Plano de Animação da Rede assumem-se como grandes objetivos, destacando-se ainda a implementação de uma Grande Rota para a valorização turística e ambiental do Rio Alva.

José Francisco Rolo, que é também vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, acredita “que os vários parceiros se vão empenhar em executar todas as ações o que permitirá criar condições para o acesso ao prémio de execução e demonstrar a capacidade da ADIRAM junto dos parceiros e da CCDRC, quanto à valia da marca Aldeias de Montanha enquanto aldeias únicas.

Destacou também alguns projetos em curso, nomeadamente a parceria estabelecida com a Fundação Vodafone para a “implementação de uma rede informal de cuidados de saúde com recurso às novas tecnologias no âmbito de um inovador projeto IOT (Internet of Things)”.

Refira-se ainda que a Rede de Aldeias de Montanha tem diversas aldeias candidatas ao concurso “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias” tendo a ADIRAM prestado apoio técnico na formalização das mesmas, ambicionando-se a execução de projetos de inovação e de promoção da qualidade de vida nestas aldeias.

De seguida, o Plano de Atividades e Orçamento foi apresentado em Assembleia Geral presidida por Jorge Brito, o qual foi aprovado por unanimidade.

 

Anterior Jovem de 12 anos produz vídeo de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital
Seguinte Oliveira do Hospital vai avançar com Centro de Competências do Queijo Serra da Estrela

Notícias Relacionadas

Última Hora

  GNR identificou suspeitos de vandalismo no concelho de Seia

Na passada quinta-feira, cinco homens, com idades compreendidas entre os 14 e os 39 anos, foram identificados pelo Comando Territorial da GNR Guarda por suspeita de atos de vandalismo, no

Última Hora

Detido por tráfico de droga em Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã detiveram, em Arganil, um indivíduo de 26 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Homem morreu após ter sido encontrado inconsciente em terreno agrícola de Fiais da Beira

Um homem foi, ontem ao final da tarde, encontrado inconsciente num terreno agrícola em Fiais da Beira, acabando por ser confirmado o óbito no Centro de Saúde de Oliveira do

Última Hora

Autoridades procuram menina desaparecida em Foz Côa

A GNR e a PJ da Guarda têm desde quarta-feira no terreno uma operação de busca para encontrarem uma criança de 9 anos que desapareceu do Agrupamento de escolas de

Informação

PJ deteve suspeito de esfaquear três pessoas em Coimbra, tendo uma acabado por morrer

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção do homem de 44 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas, uma delas até à morte.

Última Hora

Resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua com a dificuldade em somar pontos no seu trajeto pela Série C do Campeonato Nacional.

Sociedade

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Região

Nelas celebra Dia Mundial do Enoturismo no próximo domingo

A Câmara Municipal de Nelas celebra no próximo domingo, dia 10, o Dia Mundial do Enoturismo, um evento promovido pela Rede Europeia …

Última Hora

INE promove recenseamento agrícola na Região Centro

O Instituto Nacional de Estatística está a proceder à recolha de dados do Recenseamento Agrícola na Região Centro do país.

Região

Homem de 81 anos detido por tentar matar a mulher no dia de Natal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve um homem de 81 anos, fora de flagrante delito, pela presumível autoria de um crime de homicídio…

Informação

Filarmónica de Arganil comemora 166 anos com um conjunto de iniciativas

No dia 9 de julho de 1853, por iniciativa do Padre Manuel da Costa Vasconcelos Delgado, era formada a primeira filarmónica em Arganil, cuja atividade perdura até aos dias de

Informação

Desporto de fim de semana

No basquetebol o Sampaense não joga este fim de semana e vai na próxima jornada deslocar-se ao Benfica (26Nov) Os campeonatos nacionais estão parados este fim de semana devido aos