Recuperação das minas de urânio de Ázere prevista para 2017
22 Dezembro, 2016 2181 visualizações

Recuperação das minas de urânio de Ázere prevista para 2017

image_pdfimage_print

A recuperação ambiental das minas de urânio de Ázere, no concelho de Tábua, foi programada pelo Governo para 2017, anunciou hoje a Câmara Municipal.

O trabalho de reabilitação da área mineira do Mondego Sul, no distrito de Coimbra, encerrada desde 1988, é uma “prioridade deste Governo, estando prevista a sua concretização em 2017”, revelou o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro.

Em comunicado, Mário Loureiro afirma ter sido informado da iniciativa do Governo através de uma comunicação do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Esta recuperação vem responder “às inúmeras diligências efetuadas pelo município”, a par da União de Freguesias de Ázere e Covelo, Associação Cultural Recreativa Defesa e Propaganda de Ázere (ACUREDEPA, uma instituição particular de solidariedade social) e outras entidades locais.

A autarquia e a comunidade “veem assim concretizada a sua vontade de colmatar os efeitos negativos provenientes desta área mineira” a céu aberto, pondo fim às suas “consequências nefastas” para Tábua e concelhos limítrofes, sublinha a nota da Câmara Municipal.

Anterior Miguel Ventura reconduzido na liderança da ADIBER
Seguinte Homem de 80 anos morreu afogado em vala junto ao rio Mondego

Notícias Relacionadas

Destaque

13 detenções, 676 infrações e 61 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 18 a 24 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Casal morreu após queda de viatura na ria de Aveiro

Um casal despistou-se, ontem à tarde  num veículo automóvel na ria de Aveiro e  foi retirado sem vida pela equipa de mergulhadores. O acidente ocorreu junto…

Politica

“Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”

A comemorar os 44 anos da revolução dos cravos, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital verificou ontem que o concelho tem pela frente “uma nova revolução”.

Informação

Detidos em Mangualde por tráfico de estupefacientes e furto

O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve ontem, dia 4 de julho, …

Região

Colisão seguida de atropelamento provoca um morto em aldeia de Trancoso

Um homem de 75 anos morreu hoje na sequência de uma colisão entre duas viaturas, seguida de atropelamento, em Castaíde, localidade do concelho de Trancoso.

Última Hora

Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz são alvo de buscas pela Polícia Judiciária

O Jornal Expresso adianta, hoje, que  quartel dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, …

Informação

Temperaturas vão continuar a baixar

As temperaturas vão continuar a descer nos próximos dias com zonas do continente a registarem -7ºC. As fortes rajadas de vento vão agravar a sensação térmica e a neve promete

Última Hora

Rally de Tábua vai para a estrada nos dias 29 e 30 de setembro

A edição Rally de Tábua 2018 vai para a estrada nos dias 29 e 30 de setembro. A prova, que faz parte do Campeonato Centro de Ralis, é organizada numa

Educação

“O Meio e a Gente” expõe a Beira Serra em Lisboa

O projeto de fotografia “O Meio e a Gente” de Tiago Cerveira,abre o ano de 2017 com uma nova exposição. Desta vez, o jovem fotógrafo, natural de Travanca de Lagos,

Informação

Pedrógão Grande: Coimas por falta de limpeza levam à venda de terrenos

Proprietários de terrenos na zona atingida pelo incêndio de Pedrógão Grande começaram a contactar imobiliárias para pôr terrenos à venda com medo das coimas por falta de limpeza.

Nacional

GNR realiza operação “Peão em Segurança”

Hoje, dia 14 e amanhã, dia 15 de janeiro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) irá realizar uma operação de trânsito e segurança rodoviária, com especial incidência nos distritos de Aveiro,

Última Hora

Desfile de Carnaval animou Seixo da Beira

Em dia de domingo gordo, cumpriu-se mais um desfile de Carnaval em Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa é