• RDSports: “Estão reunidas as condições para a prática de atividade física em segurança” (com vídeo)
  • RDSports: “Estão reunidas as condições para a prática de atividade física em segurança” (com vídeo)
  • RDSports: “Estão reunidas as condições para a prática de atividade física em segurança” (com vídeo)
  • RDSports: “Estão reunidas as condições para a prática de atividade física em segurança” (com vídeo)
  • RDSports: “Estão reunidas as condições para a prática de atividade física em segurança” (com vídeo)
  • RDSports: “Estão reunidas as condições para a prática de atividade física em segurança” (com vídeo)
4 Junho, 2020 635 visualizações

RDSports: “Estão reunidas as condições para a prática de atividade física em segurança” (com vídeo)

image_pdfimage_print

Os ginásios também não escaparam à força da pandemia da Covid-19, que levou o país a parar e que fez com que muitos estabelecimentos fechassem portas. Na segunda-feira, dia 1 de junho, no arranque da terceira fase de desconfinamento, o RDSports abriu portas para cumprir o seu objetivo: proporcionar uma vida mais ativa e saudável à população oliveirense.

A 16 de março, Rafael Gomes, gerente do espaço situado em Oliveira do Hospital, decidiu fechar portas por iniciativa própria, mesmo antes de serem tomadas quaisquer medidas por parte do Governo. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o responsável afirmou que tomou a decisão porque, “em primeiro lugar, estava garantir as condições de segurança das pessoas” “Desde o início, tive noção que isto era uma pandemia que poderia causar alguns danos”, referiu.

Mas não foi por encerrar o estabelecimento que a atividade física deixou de ser praticada. Ao longo dos dois meses de interrupção, a equipa técnica do RDSports apostou em aulas online, para que as pessoas praticassem exercício em casa. “Foi bastante produtivo e os clientes aderiram com facilidade”, disse.

Numa outra fase, o Governo permitiu treinos ao ar livre com cinco atletas e um técnico e foi isso mesmo que o RDSports fez. Iniciou treinos ao ar livre no recinto da Associação Catraiense, registando também boa adesão.

À Rádio Boa Nova, Rafael Gomes reforçou que “as pessoas têm que se manter ativas”. “O confinamento fez com que as pessoas ficassem em casa e sentirem-se um bocado presas. Acho que foi importante começarem a ganhar confiança e voltar a praticar desporto com técnicos especializados”, afirmou

Surpreendido com a adesão no regresso aos treinos no ginásio, na passada segunda-feira, o gerente, e também treinador, garante que o RDSports segue, agora, um conjunto de regras e medidas que promovem a segurança dos clientes. “Estamos a propor às pessoas que tragam o seu material de casa. Fizemos as alterações que estão legalmente expostas pelas autoridades. O espaço foi dividido em três por três metros, ou seja, nove metros quadrados para cada atleta. Cada atleta tem à sua disposição o material que vai utilizar ao longo da aula, que deve ser previamente marcada numa plataforma online. Todos os kits e espaço utilizado por cada atleta são desinfetados no início e no final de cada treino”, explicou Rafael Gomes, dando conta de que o ginásio dispõe ainda de uma “máquina pulverizadora”.

“As pessoas têm que se sentir à vontade porque estão reunidas todas as condições para a prática de atividade física em segurança”, afirmou, referindo que o número de atletas num só espaço também foi reduzido. Quanto aos balneários, estes apenas podem ser utilizados para higienização das mãos, uso da casa de banho e troca de calçado.

Ainda na primeira semana de adaptação às novas regras, Rafael Gomes faz um balanço positivo e mostra-se otimista, uma vez que tem havido um “contacto constante dos clientes para retomar os treinos”, assim como inscrição de novos alunos.

Como profissional de desporto, treinador de crossfit e professor de educação física, Rafael Gomes relembra a importância da prática de atividade física, seja em ginásios ou ao ar livre, principalmente no que diz respeito ao aumento de imunidade para combater várias doenças.

Anterior Aveiro: GNR apreende 1 750 quilos de sardinha e 211 quilos de amêijoa
Seguinte Universidade de Coimbra apoia estudantes internacionais mais vulneráveis

Notícias Relacionadas

Informação

Intermarché de Oliveira do Hospital festeja 21º aniversário com os clientes

A Loja Intermarché de Oliveira do Hospital está de parabéns. Neste fim de semana, 13 e 14 de maio, o espaço sob gerência de Jorge Graça e Cidália Lopes convida

Informação

Chuva regressa no fim-de-semana

A chuva está de regresso a Portugal Continental neste fim-de-semana.

Informação

Éder vai ser homenageado pela Câmara e Associação de Futebol de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra e a Associação de Futebol de Coimbra vão homenagear Éderzito António Macedo Lopes, mais conhecido por Éder.

Última Hora

Eptoliva comemora Dia do Aluno em Arganil

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, comemora, no próximo dia 19 de abril, o Dia do Aluno, no concelho de Arganil. 

Região

14 detenções, 639 infrações e 56 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 8 a 14 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital começou mal acabou a partida no Estádio da Luz com a vitória por 4-1.

A vitória por 4-1 frente ao Nacional da Madeira ditou o 35º Campeonato para o Benfica. A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital é o lugar reservado pela família

Região

Pista de gelo e carrossel parisiense animam Coimbra no Natal

Uma pista de gelo natural, um carrossel parisiense e uma árvore de Natal interativa são os destaques da programação de Natal de Coimbra, que animará a cidade durante cinco semanas.

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã participou no XXIII Grande Prémio de Atletismo 3 Santos Populares

O Maratona Clube Vila Chã participou no XXIII Grande Prémio de Atletismo 3 Santos Populares, decorrido no passado dia 27 de outubro, em Parada, Carregal do Sal.

Região

Polícia previne atentados terroristas na Feira de S. Mateus

A 624ª edição da Feira de S. Mateus vai ter, este ano, a presença de agentes da GNR e PSP com armamento anti-terrorismo. De acordo com o Jornal do Centro,

Desporto

Enfermeiros realizam caminhada solidária no Dia Internacional do Enfermeiro

Para comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado no próximo dia 12 de Maio (domingo), a Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros promove uma caminhada solidária em

Região

IPG premiado em concurso nacional de empreendedorismo

O Politécnico da Guarda foi distinguido no Concurso Nacional Poliempreende 2019 com o projeto “Hydroponic Evolution Farm”.

Última Hora

Nacional: Deco desaconselha compra de hambúrgueres já picados nos talhos

A Deco Proteste apelou hoje aos consumidores para que não comprem hambúrgueres já picados nos talhos, onde encontrou bactérias nocivas e aditivos alergénicos …