Rafael Gomes percorreu 738 quilómetros em 24 horas e 30 minutos em homenagem ao irmão
10 Setembro, 2019 4288 visualizações

Rafael Gomes percorreu 738 quilómetros em 24 horas e 30 minutos em homenagem ao irmão

image_pdfimage_print

O conhecido triatleta de Oliveira do Hospital, Rafael Delaunay Gomes, superou o desafio a que se propôs, percorrendo 738 quilómetros, de Chaves a Faro, pela Estrada Nacional 2 (EN2), em bicicleta, em 24 horas e 30 minutos.

O sentimento é de missão cumprida mas, acima de tudo, é “ter cumprido o desafio em honra do irmão”, garante Rafael Gomes.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o atleta de 37 anos adiantou que o objetivo da iniciativa era “dar a conhecer a história de vida” do irmão que venceu o quarto tumor maligno.

O percurso da EN2 não era desconhecido, uma vez que, em 2017, já tinha feito esta ligação do norte ao sul do país. Este ano, conseguiu o feito com menos de cinco horas que registou há dois anos. A alimentação e o apoio dos amigos foram a “ajuda fundamental”.

“Fui mais preparado. Sabia quais eram as minhas fraquezas, sabia o material que tinha que levar e o tipo de alimentação que tinha que fazer”, disse, revelando que contou com a ajuda de uma nutricionista que o contactou “em cima da hora para fazer o plano nutricional”.

Quanto ao grupo de amigos que o auxiliou durante todo o trajeto, Rafael Gomes afirmou que foi um “apoio fundamental”. “Se não fosse a paciência que eles tiveram em estar 738 quilómetros numa carrinha, durante 24 horas, a seguir um ciclista a 30 ou 40 quilómetros por hora, eu nunca conseguiria fazer este tempo”, defendeu.

Nas últimas horas do desafio, juntaram-se a Rafael, Bruno Pais e Rui Dolores, que lhe deram “alento suficiente” para se “sentir bem” ao longo do restante percurso.

 

Para além de homenagear o irmão, que é um exemplo de “superação porque desde criança tem doenças oncológicas”, o atleta do Estoril Praia Credibom quis chamar a atenção no âmbito da prevenção rodoviária, alertando para a distância de segurança que os automobilistas devem deixar em relação a um ciclista. “Deve haver respeito por ambas as partes”, justificou.

Rafael Gomes relembrou os dois anos que esteve parado no mundo do desporto devido ao estado de saúde do irmão. Para o atleta “não era justo” viver para “obter resultados desportivos”, uma vez que o seu familiar viu-se obrigado a desistir do desporto em resultado da doença.

Dois anos depois voltou e hoje não se imagina longe do desporto. “Dá-me muita força em fazer as coisas graças a ele. Vejo-me a esforçar muito graças ao espírito que ele tem de lutador”, afirmou Rafael, referindo-se ao irmão.

Por agora, o atleta oliveirense adiantou à Rádio Boa Nova que falta realizar duas provas para acabar a sua época do triatlo. Rafael vai participar no Ironman Spirit of 78, com 3 800 metros a nadar, 180 metros em bicicleta e 42 metros a correr. Para além disso, no final do mês de outubro tem a sua última prova no Campeonato de Distância Longa de Triatlo.

A curto prazo vai participando em provas de CrossFit, uma das outras suas paixões.

“O desporto está sempre presente. Não consigo não estar envolvido no desporto”, concluiu Rafael Gomes.

Em 24 horas e 30 minutos, o atleta “pedalou pela vida”, percorrendo 11 distritos, 4 serras, 11 rios e 35 municípios.

Oiça a entrevista na íntegra »»»

(Fotos: Paula Miranda)

Anterior Região: Homem foi detido por caça ilegal. GNR apreendeu arma e munições
Seguinte Seia comemora semana europeia da mobilidade  

Notícias Relacionadas

Informação

Município de Oliveira do Hospital promove concurso 3R_NATAL_Ambiental 2019

Encontram-se a decorrer, até 9 de novembro, as inscrições no concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Desporto

“Neste 6º lugar acho que está espelhada a qualidade que eu tinha e o trabalho que fizemos ao longo da época” (com vídeo)

O sexto lugar na tabela classificativa da Série C do Campeonato Nacional foi o feito alcançado pelo Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, esta época, regressou à competição

Informação

Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje e prolonga-se até 15 de setembro

O reforço da segurança e da comodidade marcam a 627.ª edição da Feira de S. Mateus, em Viseu, que arranca esta quinta-feira à noite, dia 8 de agosto, e prolonga-se

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre 31º aniversário da Rádio Boa Nova

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar para a Rádio Boa Nova e para o 31º aniversário.

Região

Coimbra: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Ançã, deteve, no passado dia 15 de dezembro, um homem de 57 anos por tráfico de estupefacientes, na localidade de

Informação

Museu do Azeite acolhe oradores nacionais e internacionais da área da “Alimentação e Culto dos Alimentos”

O Museu do Azeite, localizado na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, é hoje palco do 6º colóquio DIAITA alusivo ao tema …

Última Hora

CISE realiza percurso pedestre na Rota da Ribeira de Alvoco

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE realiza, esta quarta-feira, dia 12 de abril, um percurso dirigido a todos os amantes do pedestrianismo, …

Última Hora

FCOH vence dérbi com Lagares da Beira e mantém luta pela liderança

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o dérbi frente a Associação de Desportiva de Lagares por 2-1. Apesar da vitória nesta 20ª jornada do Campeonato da

Última Hora

Uma mulher ficou ferida em despiste na estrada do Moinho do Buraco

Um despiste, seguido de capotamento da viatura, deixou ontem ferida a condutora do veículo, com 58 anos, que seguia na estrada do Moinho do Buraco, no concelho de Oliveira do

Última Hora

Prazos apresentados para conclusão do IP3 preocupam CIM Viseu Dão Lafões

Os municípios da região Viseu Dão Lafões manifestaram, ontem, preocupação com os prazos apresentados pelo Governo para a conclusão da requalificação do Itinerário Principal (IP3), que liga Coimbra a Viseu.

Nacional

Operação Todos os Santos: Dez mortos, mais de mil acidentes e 124 detidos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) fez, esta segunda-feira, um balanço final da Operação Todos os Santos que realizou entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro. Foram contabilizados mais de mil acidentes e dez mortos neste

Informação

“Etapa da Vida” marca 80ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta

Decorreu hoje, em Pedrógão Grande, a apresentação da 80ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta que contou com a presença de vários autarcas de municípios por onde está prevista