«Racismo e a Não discriminação» esteve em debate na Cerâmica Arganilense
27 Novembro, 2019 449 visualizações

«Racismo e a Não discriminação» esteve em debate na Cerâmica Arganilense

image_pdfimage_print

O auditório da antiga Cerâmica Arganilense acolheu, no dia 23 de novembro, o evento cultural “Racismo e a Não-Discriminação”, promovido pelo Município de Arganil,…

… no âmbito do projeto “Arganil + Migração”, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), que integra o Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Arganil (2017 – 2020).

Num dia dedicado à importância da valorização da coesão social, da interculturalidade e do respeito pelos direitos humanos, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, congratulou-se pela realização de “uma iniciativa que convida a comunidade à reflexão, em particular a comunidade estrangeira residente no concelho e que favorece o processo de integração na comunidade de acolhimento do concelho de Arganil”.

Após a sessão de abertura, presidida por Luís Paulo Costa, Cátia Almeida, em representação do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado e a Coordenadora do Gabinete de Apoio à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, deram a conhecer as competências do Alto Comissariado para as Migrações e da própria Comissão e apresentaram uma panorâmica nacional das queixas formalizadas em Portugal, bem como um conjunto de projetos e iniciativas que visam combater a discriminação.

Seguiu-se uma participativa Tertúlia, composta pelo Vereador Ação Social, Luís Almeida, pelo Diretor-Executivo do ACES PIN, Avelino Pedroso, e pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares, e moderada por Elisabete Oliveira, coordenadora do concluído projeto CLDS 3G Arganil + Inclusiva. Os convidados partilharam as boas práticas efetuadas pelas diferentes entidades e os desafios que se colocam neste trabalho contínuo em prol da integração. Assistiu-se a um particular testemunho de um Migrante, dado pelo Sr. Pe. Lucas Pio, Reitor de Arganil, que com os presentes partilhou a sua experiência de vida e de sacerdócio.

A apresentação pública do documentário “Os Rostos da Migração” foi um dos pontos altos do evento. Realizado pela cineasta arganilense Joana Alves, o filme contou com testemunhos de cidadãos nacionais de países terceiros e cidadãos portugueses a residir fora de Portugal, sobre como decorreu o seu processo de integração, as principais dificuldades sentidas e de que forma as ultrapassaram ou procuram ultrapassar.

Foi ainda apresentada publicamente a brochura “Direitos e Deveres na Saúde”, que reúne informações úteis sobre o acesso à saúde para cidadãos imigrantes, feita em colaboração com o Centro de Saúde de Arganil e elaborada na língua portuguesa e inglesa. Esta preocupação em chegar a todos e em promover a participação ativa dos cidadãos, evitando que a língua se revele um constrangimento, ficou patente durante todo o evento, que contou com um sistema de tradução simultânea em permanência, garantido pela professora Filomena Carvalho.

À vista dos convidados e participantes na iniciativa esteve a exposição “Olhares sobre a Diversidade”, composta por trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arganil, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, sobre as temáticas da interculturalidade, migração, prevenção do racismo e da discriminação. Os três melhores trabalhos de cada ciclo de ensino (12 trabalhos no total) irão ser publicados num livro alusivo ao tema, disponibilizada na língua inglesa e portuguesa, para reforçar a importância desta temática ser trabalhada em contexto educativo e do papel da comunidade educativa na integração e acolhimento das crianças estrangeiras.

Presenteados com um “saboroso lanche” e envolvidos pelas sonoridades das “Músicas do Mundo”, trazidas pelo grupo multicultural Kumpania, os participantes, oriundos de países terceiros, cidadãos europeus e comunidade autóctone, tiveram a oportunidade de estabelecer ligações mais próximas entre si, num dia inteiramente dedicado à promoção da participação ativa na cultura democrática.

Anterior Jovem detido por tráfico de estupefacientes junto a escolas em Montemor-o-Velho 
Seguinte Ana Abrunhosa entende que "se critério da população continuar", o Interior está "condenado"

Notícias Relacionadas

Última Hora

Região: Incêndio consome fábrica de carvão

Um incêndio destruiu ao início da manhã de hoje uma fábrica de carvão em Vilarinho, no concelho de Oliveira de Frades, …

Informação

Prisão preventiva para suspeito de violação e tentativa de homicídio em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro já identificou o homem que é suspeito de violar, agredir e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital no início do

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º  programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Marcelo presente na Feira do Queijo dedicada às vítimas dos incêndios

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza este ano entre os dias 10 e 11 de março, em pleno centro da cidade, no

Última Hora

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Informação

Acidentes rodoviários mataram 513 pessoas em 2018. No distrito de Coimbra morreram 29

Um total de 513 pessoas morreu em acidentes rodoviários no ano passado, mais três do que em 2017, registando-se uma subida pelo segundo ano consecutivo do número de mortos. No

Destaque

IRS: Município de Oliveira do Hospital mantém taxa em 5% para 2020

O Município de Oliveira do Hospital mantém, para o ano de 2020, a taxa de IRS em 5%, uma medida aprovada por maioria,…

Informação

Mário Ruivo integra Conselho Diretivo da ARS Centro

O ex diretor do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, Mário Ruivo, integra, a partir de hoje, dia 1 de setembro, …

Informação

Região: GNR apreende cerca de 300 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 11 de setembro, apreendeu 297 quilos de pescado, nas localidades da Gafanha da

Última Hora

Álvaro Assunção expõe pintura na Casa da Cultura César Oliveira

Foi ontem inaugurada a exposição de pintura “Vê moinhos… são moinhos. Vê gigantes… são gigantes” de Álvaro Assunção. A mostra está patente até 31 de maio na Casa da Cultura

Informação

Incêndio em Candosa, concelho de Tábua, mobiliza cerca de 50 bombeiros e dois meios aéreos

Um incêndio, em povoamento florestal, em Candosa, concelho de Tábua, mobiliza, a esta altura, cerca de 50 bombeiros, 12 viaturas e dois meios aéreos.

Desporto

CCPOH em 7º lugar no campeonato nacional

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) disputou, no passado sábado, dois encontros a contar para o campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa.