«Racismo e a Não discriminação» esteve em debate na Cerâmica Arganilense
27 Novembro, 2019 274 visualizações

«Racismo e a Não discriminação» esteve em debate na Cerâmica Arganilense

image_pdfimage_print

O auditório da antiga Cerâmica Arganilense acolheu, no dia 23 de novembro, o evento cultural “Racismo e a Não-Discriminação”, promovido pelo Município de Arganil,…

… no âmbito do projeto “Arganil + Migração”, cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), que integra o Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Arganil (2017 – 2020).

Num dia dedicado à importância da valorização da coesão social, da interculturalidade e do respeito pelos direitos humanos, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, congratulou-se pela realização de “uma iniciativa que convida a comunidade à reflexão, em particular a comunidade estrangeira residente no concelho e que favorece o processo de integração na comunidade de acolhimento do concelho de Arganil”.

Após a sessão de abertura, presidida por Luís Paulo Costa, Cátia Almeida, em representação do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado e a Coordenadora do Gabinete de Apoio à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, deram a conhecer as competências do Alto Comissariado para as Migrações e da própria Comissão e apresentaram uma panorâmica nacional das queixas formalizadas em Portugal, bem como um conjunto de projetos e iniciativas que visam combater a discriminação.

Seguiu-se uma participativa Tertúlia, composta pelo Vereador Ação Social, Luís Almeida, pelo Diretor-Executivo do ACES PIN, Avelino Pedroso, e pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares, e moderada por Elisabete Oliveira, coordenadora do concluído projeto CLDS 3G Arganil + Inclusiva. Os convidados partilharam as boas práticas efetuadas pelas diferentes entidades e os desafios que se colocam neste trabalho contínuo em prol da integração. Assistiu-se a um particular testemunho de um Migrante, dado pelo Sr. Pe. Lucas Pio, Reitor de Arganil, que com os presentes partilhou a sua experiência de vida e de sacerdócio.

A apresentação pública do documentário “Os Rostos da Migração” foi um dos pontos altos do evento. Realizado pela cineasta arganilense Joana Alves, o filme contou com testemunhos de cidadãos nacionais de países terceiros e cidadãos portugueses a residir fora de Portugal, sobre como decorreu o seu processo de integração, as principais dificuldades sentidas e de que forma as ultrapassaram ou procuram ultrapassar.

Foi ainda apresentada publicamente a brochura “Direitos e Deveres na Saúde”, que reúne informações úteis sobre o acesso à saúde para cidadãos imigrantes, feita em colaboração com o Centro de Saúde de Arganil e elaborada na língua portuguesa e inglesa. Esta preocupação em chegar a todos e em promover a participação ativa dos cidadãos, evitando que a língua se revele um constrangimento, ficou patente durante todo o evento, que contou com um sistema de tradução simultânea em permanência, garantido pela professora Filomena Carvalho.

À vista dos convidados e participantes na iniciativa esteve a exposição “Olhares sobre a Diversidade”, composta por trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arganil, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, sobre as temáticas da interculturalidade, migração, prevenção do racismo e da discriminação. Os três melhores trabalhos de cada ciclo de ensino (12 trabalhos no total) irão ser publicados num livro alusivo ao tema, disponibilizada na língua inglesa e portuguesa, para reforçar a importância desta temática ser trabalhada em contexto educativo e do papel da comunidade educativa na integração e acolhimento das crianças estrangeiras.

Presenteados com um “saboroso lanche” e envolvidos pelas sonoridades das “Músicas do Mundo”, trazidas pelo grupo multicultural Kumpania, os participantes, oriundos de países terceiros, cidadãos europeus e comunidade autóctone, tiveram a oportunidade de estabelecer ligações mais próximas entre si, num dia inteiramente dedicado à promoção da participação ativa na cultura democrática.

Anterior Jovem detido por tráfico de estupefacientes junto a escolas em Montemor-o-Velho 
Seguinte Ana Abrunhosa entende que "se critério da população continuar", o Interior está "condenado"

Notícias Relacionadas

Vídeos

Jovens lançam corrente de positivismo em Oliveira do Hospital

“Mãos à Terra” é a expressão que três jovens oliveirenses adotaram para criar uma corrente de positivismo nas gentes de Oliveira do Hospital.

Informação

Taça de Portugal: FCOH disputa 2ª eliminatória frente ao Lusitano FCV

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, este domingo, 30 de setembro, pelas 15h00, a 2ª eliminatória da Taça de Portugal.

Última Hora

Estradas na Serra da Estrela reabriram às 12h00

As estradas da Serra da Estrela, que hoje de manhã estiveram encerradas devido à queda de neve, já reabriram,disse à agência Lusa …

Sociedade

Governo proíbe o uso do fogo devido às altas temperaturas

Diante das temperaturas elevadas previstas para os próximos dias, o Ministério da Administração Interna recorda que estão proibidas todas as atividades com uso de fogo e que devem ser adotadas

Última Hora

BLC3 recebe evento sobre inovação em Água e Ambiente

O “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” arrancou no mês passado e, no próximo dia 20 de novembro, terá lugar mais uma sessão na BLC3 – Campus de

Região

Tondela: Jovem morre afogado em praia fluvial

Um jovem de 25 anos morreu afogado numa praia fluvial em Sangemil, no concelho de Tondela, ao final da tarde de ontem.

Informação

Tribunal de Seia vai ter serviços e competências reforçadas

O Presidente da Câmara Municipal anunciou hoje, após ter reunido em Seia com a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, no âmbito de uma visita à Comarca

Destaque

Associação quer autarca de Oliveira do Hospital a gerir “Fundo de Revita” para concelhos afetados pela tragédia de outubro

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) desafiou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital a gerir o “Fundo Revita”,… … 

Região

Centro de Portugal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Centro de Portugal vai estar na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 13 a 17 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Última Hora

Amanhã há greve na função pública

Os funcionários públicos vão estar em greve na sexta-feira em defesa de aumentos salariais, o que deverá levar ao encerramento de escolas e serviços municipais …

Última Hora

Sabugal: Detido suspeito de atear fogo

A GNR deteve, na segunda-feira, um homem de 63 anos de idade, no concelho do Sabugal, Guarda, por suspeita de ter ateado um incêndio florestal.

Última Hora

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

O Município de Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu