“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas
18 Maio, 2018 3216 visualizações

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

image_pdfimage_print

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

 “O concelho com maior número de praias com ‘Qualidade de Ouro’ é Albufeira com 22 praias, seguido de Almada com 17, Vila Nova de Gaia com 16, Vila do Bispo com 13, e Torres Vedras com 12”, revelou a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza em comunicado.

Das estâncias balneares classificadas este ano, “342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e nove são de transição”, indicou a associação ambientalista, acrescentando que, “em comparação com 2017, há menos nove praias costeiras galardoadas, existem mais três praias interiores e igual número de transição”.

Vinte e três das praias distinguidas encontram-se no distrito de Coimbra, das quais 12 são costeiras e 11 fluviais. As praias marítimas que ganharam Ouro estão em Palheirão, Tocha (Cantanhede), Buarcos, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Figueira da Foz, Murtinheira, Leirosa, Quiaios, Tamargueira (Figueira da Foz), Mira, Poço da Cruz (Mira).

Secarias, Piódão (Arganil), Palheiros e Zorro (Coimbra), Canaveias, Peneda (Góis), Bogueira (Lousã), Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital), Pesssegueiro e Santa Luzia (Pampilhosa da Serra), Reconquinho, Vimieiro (Penacova) são as praias fluviais que conquistaram Ouro.

A identificação das águas balneares classificadas como tendo “Qualidade de Ouro” é feita com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo “apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas”.

As 390 praias identificadas com “Qualidade de Ouro” cumprem com os critérios de “qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares, de 2012 a 2017” e de “todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinaise, inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli e, para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respetivamente”.

“O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”, afirmou a organização ambientalista, referindo que todos os municípios nacionais, com praias galardoadas, podem solicitar a impressão da respetiva bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”.

Anterior Tanak vence em Lousada e Conquista a liderança
Seguinte Movimento pelo Interior apresenta hoje mais de 20 medidas

Notícias Relacionadas

Última Hora

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), a jogar na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Informação

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital comemora 7º aniversário

No próximo domingo, dia 10 de junho, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala o seu sétimo aniversário.

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “ A Ministra da Saúde vem ao interior e ninguém lhe dá cabo da saúde… De seguida, estes homens vão a Lisboa pedir-lhe ajuda pela nossa saúde. Haja saúde e paciência!”

No habitual espaço de opinião Ca$h Resto Z€ro, Vítor Neves centra-se, esta sexta-feira,  no estado da Saúde no concelho de Oliveira do Hospital.

Região

16 detenções e 74 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 19 a 25 de setembro, no âmbito de um conjunto de operações que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta… 

Nacional

Covid-19: Portugal regista mais um morto e 336 novos infetados

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revela, no boletim epidemiológico desta quarta-feira, que a Covid-19 já fez 1.523 mortos em Portugal, mais um óbito em 24 horas, o que reflete uma

Informação

Município de Penacova lançou iniciativa de Comemoração do Dia Mundial da Árvore em Casa

No dia da Árvore, 21 de março, o Município de Penacova lançou um desafio, apelando ao espírito criativo das crianças, jovens e pais que estão em casa. 

Região

Município de Arganil apoia comerciantes através da isenção de taxas

A Câmara Municipal de Arganil isentou do pagamento de um conjunto de taxas todos os comerciantes do concelho de Arganil, impedidos de exercer total ou parcialmente a sua atividade em

Sociedade

Utentes desesperam por consulta no SAP do Centro de Saúde de Oliveira Hospital

Dezenas de utentes, entre os quais crianças, desesperam por uma consulta no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Confirmada Covid-19 a utente de lar de Oliveira do Hospital internada em Coimbra

Uma mulher de 87 anos, utente do lar VitaMaravilha, localizado em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital está infetada com o novo coronavírus, o COVID-19.

Última Hora

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Informação

Região: Homem morreu em lagar de vinho enquanto pisava uvas

Um homem de 28 anos morreu, ontem, num lagar de vinho na freguesia de Prova e Casteição, no concelho de Mêda, distrito da Guarda,…

Destaque

Alexandrino “mantém confiança” no presidente da FAAD após buscas realizadas pela Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária realizou, na passada quarta-feira, buscas na Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), em Oliveira do Hospital, tendo recolhido alguns documentos.