PS de Oliveira do Hospital exige requalificação total da EN 230 até ao limite do distrito de Coimbra
31 Outubro, 2018 1797 visualizações

PS de Oliveira do Hospital exige requalificação total da EN 230 até ao limite do distrito de Coimbra

image_pdfimage_print

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital não aceita que a requalificação da via entre Vendas de Galizes e Alvôco de Várzeas se fique pelo troço de nove quilómetros…

… e não contemple os 17 quilómetros até ao limite do concelho. Em comunicado, a concelhia socialista garante que vai reivindicar a requalificação total na EN230 da obra junto das Infraestrturas de Portugal, do Governo e do PS nacional.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PS oliveirense “congratula-se pela conclusão da requalificação da Estrada Nacional 17, em toda a sua extensão dentro do Concelho de Oliveira do Hospital, uma obra desde sempre reivindicada por este Partido e pelo Presidente do Município de Oliveira do Hospital, que foi lançada e concluída pelo actual Governo Socialista”.

Do mesmo modo, a concelhia do partido, presidida por Carlos Maia, manifesta o “evidente agrado pelo início das obras de requalificação da Estrada Nacional 230, que liga Vendas de Galizes ao limite do Distrito de Coimbra com a Guarda, na freguesia de Alvôco das Várzeas”. “Esta obra foi também, desde sempre, objeto de reivindicação do PS, amplamente justificada pela degradação acrescida que resultou dos incêndios de 15 de Outubro. Também da parte do Executivo camarário socialista, esta tem sido uma das principais lutas, na medida em que a EN 230 atravessa o concelho de Oliveira do Hospital numa extensão de 17 quilómetros”, acrescenta em comunicado.

O PS oliveirense estranha, contudo, a indicação dada pela Infraestruturas de Portugal, de que a extensão da obra a realizar nesta fase, não corresponde à totalidade da extensão, mas apenas a um troço de nove quilómetros. “De acordo com as informações das Infraestruturas de Portugal, está prevista uma segunda fase de obra para a requalificação do troço entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvôco das Várzeas, que é também o limite do distrito de Coimbra”, informa o partido.

Atendendo ao “descontentamento e indignação de autarcas, das pessoas e da própria secção do PS de Alvôco das Várzeas”, o PS de Oliveira do Hospital “solidariza-se com este descontentamento e não entende a razão pela qual não é feita imediatamente a requalificação total da EN 230”. “Em primeiro lugar porque é visível o estado de degradação da estrada, que piorou bastante logo após os incêndios, podendo mesmo colocar em causa a segurança rodoviária. Em segundo lugar, este é um troço que atravessa uma larga extensão da zona turística do concelho de Oliveira do Hospital, que serve também de entrada para a Serra da Estrela, sendo por isso uma via de grande tráfego e de grande importância para o desenvolvimento do Concelho e das Freguesias que serve. Em terceiro lugar, não se compreende que, estando adjudicada a referida requalificação e estando a obra em célere andamento, não se conclua o troço restante, aproveitando os recursos já existente no terreno, o que levaria a uma poupança financeira na execução da referida obra”, refere em comunicado.

O PS de Oliveira do Hospital garante que “irá reivindicar junto das Infraestruturas de Portugal, junto do Governo, junto do PS Nacional, a imediata conclusão da requalificação da EN 230 em toda a sua extensão”. “Este é um assunto que o PS de Oliveira do Hospital não deixará cair no esquecimento e para o qual exige respostas das entidades responsáveis, tendo também já enviado um convite aos deputados socialistas, para visitarem e verem no local o estado em que se encontra a referida estrada”.

“Como até hoje”, o PS de Oliveira do Hospital garante que “estará ao lado dos autarcas e das populações na defesa dos interesses das pessoas, das freguesias e do nosso concelho de Oliveira do Hospital, não olhando nem a cores políticas nem a questões partidárias, quando se trata de servir Oliveira do Hospital”.

Foto topo: José Ferreira

Anterior Sinistralidade: dez detenções, 820 infrações e 53 acidentes no distrito de Coimbra
Seguinte Oliveira do Hospital é finalista ao Prémio Município do Ano

Notícias Relacionadas

Informação

Proteção Civil alerta para queda de neve, vento e agitação marítima

Atendendo à informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil alerta para o agravamento do estado do tempo nas próximas 72 horas,…

Informação

Mangualde: Homem morre atingido por uma árvore

Um homem, com cerca de 35 anos, morreu atingido por uma árvore na manhã de sábado, 24 de novembro, em Mangualde, no distrito de Viseu.

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “E porque não dizer ao interior também para fazer greve?”

Em mais um espaço de opinião, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha, esta sexta-feira, para as greves que têm ocorrido em Portugal nas últimas semanas, considerando que “estamos sob uma

Sociedade

Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”

Um grupo de 25 investigadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, visitou hoje a área ardida do concelho…

Última Hora

GNR deteve 166 pessoas no fim de semana

A GNR deteve 166 pessoas em flagrante delito no fim de semana, 89 das quais por condução sob o efeito de álcool e seis por tráfico de droga.

Informação

Misericórdia de Galizes iniciou comemorações dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes deu, ontem, início às comemorações dos 350 anos da instituição, fundada em julho de 1668.

Informação

Viseu: Cinco pessoas intoxicadas por cogumelos, uma está em estado grave

Cinco pessoas sofreram uma intoxicação devido à ingestão de cogumelos, em Lordosa, no concelho de Viseu, na quarta-feira à noite, tendo sido assistidas no hospital.

Sociedade

Hoje entra em vigor a carta por pontos

A carta por pontos entra esta quarta-feira, 1 de junho, em vigor. A  partir de  hoje só depende do condutor  somar ou subtrair pontos aos 12, que lhe foram atribuídos automaticamente.

Última Hora

PSP desmantela rede de tráfico de droga

Durante a madrugada do dia 24 de janeiro, a PSP de Castelo Branco procedeu à realização de buscas domiciliárias em oito residências na cidade.

Informação

Feira de Santo André está de volta ao dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

Amanhã, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, em Ervedal da Beira no concelho de Oliveira do Hospital. 

Informação

Greve da Função Pública encerra Escolas da Ponte e Lagares da Beira. Cordinha fecha às 13h00. Escola Sede está no “meio termo”

A greve da Função Publica convocada para esta sexta-feira, 31 de janeiro, obrigou hoje ao fecho da Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas …

Vídeos

Utentes da Misericórdia de Galizes visitaram a Boa Nova por ocasião do Dia Mundial da Rádio (com vídeo)

No âmbito do Dia Mundial da Rádio que ontem se assinalou, a Boa Nova recebeu hoje um grupo de utentes da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, acompanhados pelo monitor